quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tenda dos Milagres

Assisti em DVD a minissérie Tenda dos Milagres (1985). É baseada na obra de Jorge Amado e dirigida por Paulo Afonso Grisolli. Tinha tempo que minha mãe perguntava se ainda não tinham lançado essa minissérie em DVD, assim que ela viu o anúncio na TV Globo ela pediu que eu comprasse. Gostamos muito! O personagem Pedro Archanjo é inspirado no negro Manuel Querino. Essa minissérie é muito política, da época que as pessoas buscavam o seu lugar na sociedade e ter voz através do estudo. Na minissérie Pedro Archanjo resolve depois de viver livre escrever sobre as tradições e cultura da Bahia, incluindo a cultura africana.

O elenco é incrível. Pedro Archanjo é interpretado pelo Nelson Xavier. Mestre Lídio pelo Milton Gonçalves. Magé Bassã por Chica Xavier. Sabina de Iansã por Solange Couto. Incrível como essa minissérie está atual com a perseguição as mães de santo e o não respeito as religiões africanas. Essa minissérie precisa ser reprisada no Canal Viva.

Rosa de Oxalá por Dhu Moraes. Budião por Antônio Pompeo. O elenco excelente continua: Oswaldo Loureiro, Paulo Gracindo Jr., Francisco Milani, Toni Tornado, Claudio Marzo, Maria Izabel de Lizandra, Emiliano Queiroz, Miriam Pires, Nicette Bruno, Edyr de Castro, Louise Cardoso, João Acaiabe, Dill Costa, Jorge Coutinho, Othon Bastos, Luis Carlos Arutin, Cláudio Mamberti e Lima Duarte.

Na segunda fase aparecem: Mário Lago, Tânia Alves, Júlia Lemmertz, Joel Siva, Yara Côrtes, Daniel Dantas, Thaís de Campos, Tânioa Boscoli, Ivan Cândido e Rodrigo Santiago. As histórias contadas muitas foram transmitidas por gerações e parecem lendas. A minissérie é incrível, aprendi muito dos costumes afros e da Bahia.

Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Já li o livro, mas a minissérie não vi pois era criança qdo passou.

    Convido responder nossa pesquisa de público, na aba pesquisa no alto do blog.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY
    http://luluonthesky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OI, Pedrita,

    Era mesmo bom que reprisassem a minissérie pois não a pude ver na época da exibição. O elenco é uma beleza, rsrs. Ah, aqueles docinhos que postei parecem mas mão são fudges. A consistência deles é mais firme e eles são mais doces.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa série. atores incrivelmente bons ( ah se aqui fosse os EUA ne? Eles todos estavam ricos e consagrados). E uma trilha sonora, linnnndaaaaa.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Já não me recordo em pormenor do filme, mas lembro-me de o ter visto há longos anos atrás e que então gostei muito dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, vc deve ter visto o filme desse texto. eu quero ver tb.

      Excluir
  5. Oi Flor, fazia tempo que não passava por aqui.
    Mudou o Layout né?
    Tenha um lindo fim de semana.
    Beijinhos...
    Jana Nogueira| Fanpage| Youtube
    >>Insta @blogjananogueira

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu tinha 4 anos quando passou essa minissérie na Globo. Portanto, não assisti kkkkkkk... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir

Cultura é vida!