quinta-feira, 28 de junho de 2012

Recalculando a Rota

Terminei de ler Recalculando a Rota (2012) de Alana Trauczynski da Editora RDG. O subtítulo é Uma Louca Jornada em Busca de um Propósito. Esse livro é uma biografia onde a autora conta os seus questionamentos e a procura por sua vocação. Diferente de algumas poucas pessoas, ela não tinha a mínima ideia do que queria fazer na vida e acaba escolhendo vários destinos, vários trabalhos, faz faculdade de turismo, até resolver escrever as suas experiências. Gostei muito e da coragem dela se expor. Muitas vezes as pessoas que escrevem suas próprias biografias alteram suas histórias para que fiquem mais simpáticas aos olhos dos outros. Alana Trauczynski se expõe, fala de suas cabeçadas, sucessos e loucuras.

As aventuras de Alana começam quando ela vai fazer um intercâmbio no Canadá. Depois de retornar pra casa e começar a fazer faculdade de Turismo, ela sente falta de viajar, novas experiências e se inscreve para trabalhar em uma cidade de veraneio, com muita neve e uma estação de esqui nos Estados Unidos. Depois ela continua viajando, não para, vai para vários países, ficamos o tempo todo curiosos em saber qual será seu próximo pouso. Agora Alana viaja pelo Brasil para lançar o seu livro. O prefácio é do Thiago Lacerda. Essa é outra característica de Alana, por ela viajar muito e conhecer muita gente, teve contato com várias celebridades. A Editora RDG é nova, lançou alguns poucos títulos por enquanto. A edição desse livro é caprichada, bem acabada. No final a autora promove uma campanha no livro no facebook, para que tirem fotos do livro com uma frase pra concorrer a prêmios. Muito criativo!



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 25 de junho de 2012

De Um Ou De Nenhum

Assisti ao espetáculo De Um Ou De Nenhum do Grupo Tapa no Teatro Cacilda BeckerA direção é de Eduardo Tolentino de AraújoEu tinha visto uma matéria dessa peça e ficado com muita vontade de ver, o texto elogiava muito o espetáculo e eu gosto muito do Grupo Tapa. É uma peça triste, difícil mesmo, com um belíssimo texto de Luigi Pirandello. Incrível que essa peça é de 1929 e o texto é tão atual. Mudam algumas questões, mas outras continuam as mesmas. 
Aos poucos vamos entendendo o que acontece. Dois rapazes mantém relações com uma menina. Eles a mantém e ela cuida deles. Até que ela engravida. A indignação deles a esse fato é assombrosa. Isso muda hoje um pouco, já que as mulheres podem evitar esse inconveniente, mas a postura masculina de não se sentirem responsáveis não mudou muito. O texto é todo complexo, inteligente e instigante. Me dilacerou! O que era tranquilo para os dois, dividir a mesma mulher, vira um tormento com a possibilidade de um filho de quem eles não sabem de quem é. Nenhum quer assumir um filho que pode ser do outro. E claro, como acontece muito ainda hoje, sobra para a mulher todas as dificuldades de lidar com o imprevisto. O trio protagonista está incrível. No elenco estão:  Renato Caldas, Bruno Barchesi, Daniel Volpi, Natália Moço, Fernão Lacerda e Rita Giovanna. De Um Ou De Nenhum ganhou Prêmio Shell 2012, é uma reestreia e fica em cartaz até 1º de junho. Os ingressos custam somente R$ 20,00.


Beijos,
Pedrita


domingo, 24 de junho de 2012

Nightvisions de Luiz Braga

Fui na exposição Nightvisions de Luiz Braga na Galeria Leme. São fotos da Amazônia com uma técnica incrível, que tem esse efeito lindo. Eu conheci o trabalho do Luiz Braga em fotos de Brinquedos de Miriti que ele fez para o projeto Brasil das Artes há vários anos, quando eu vi que ele ia abrir uma exposição não hesitei em ir. Luiz Braga é de Belém do Pará. As fotografias são lindas, essa é Igapó de 2009.

Essa foto é Fé em Deus de 2006. O resultado desse trabalho é muito impactante, os recursos que ele foi utilizando para conseguir esse resultado impressiona. São grandes ampliações, a mostra está muito bonita, vai até 21 de julho e é gratuita.

Esse vídeo com fotos de Luiz Braga é lindíssimo!

Beijos,

Pedrita