domingo, 4 de junho de 2017

Através da Sombra

Assisti Através da Sombra (2015) de Walter Lima Jr. no TelecinePlay. Eu tinha esquecido da existência desse filme, só depois de um tempinho é que lembrei que vi uma matéria sobre ele. Gostei muito, mas não entendi o final. Fui na internet buscar informações e levei um susto, é livremente inspirado no livro A Volta do Parafuso de Henry James que amo de paixão e todas as adaptações. A resenha do livro está nesse blog e uma de suas adaptações.

Eu adoro o gênero. Uma professora vai trabalhar em uma fazenda de café. O café não é mais o mesmo. Para justificar o eterno nevoeiro do livro, o café precisa ser queimado o tempo todo. Tudo é assustador, lindíssimas as locações. Virgínia Cavendish é a professora, adoro essa atriz. E amo os atores que fizeram as crianças, Mel Maia e Xande Valois. A governanta é interpretada pela maravilhosa Ana Lúcia Torre. Outra atriz que adoro interpreta a cozinheira, Dja Marthins. A belíssima fotografia é de Pedro Farkas.

Gostei bastante dos novos contornos da trama. O roteiro é do próprio diretor e de Adriana Falcão. Os funcionários são na maioria negros, mas parece não ter mais na escravidão. Os atores são: Romeu Evaristo e Dandara Mariana. Bem interessante essa indefinição do tempo. Os fantasmas são interpretados por Alexandre Varella e Isabel Guerron. Domingos Montaguer faz uma pequena participação no início, o texto arrepia, já que fala muito de morte. Há uma sexualização muito latente. Claro, as crianças gravaram em separado e o filme foi depois editado, mas Através da Sombra é bem picante. E gostei demais dos novos contornos do garoto. Ele é expulso da escola mas nunca descobrimos por quê. E é um perfeito machinho: "A minha fazenda", "Toca agora pra mim"... Ele quer sempre mandar na casa e é mimado pela governanta. O final ficou muito diferente e igualmente tomou outros contornos, podiam ter mudado totalmente e deixado mais claro, porque o filme é incrível. 
Beijos,
Pedrita

33 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Novo Mundo tem o mérito de valorizar Leopoldina... Grande mulher em nossa História. Ótima dica do livro! Adoro biografias históricas. Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, uma blogueira disse que a novela foi baseada nessa biografia que li. tb adoro biografias históricas. que bom que temos mais agora no brasil.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita!
    Apesar de não gostar de alguns de filmes brasileiros, esse eu assisti e gostei. Sou fã de suspenses.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Anotei e depois do jantar vou procurar para gravar.
    Não sou fã de cinema nacional.

    Anotei, também, "Tudo vai ficar bem " e o "Pequeno Príncipe" para gravar.

    Estou vendo no IPAD(Telecine Play)" O sol é para todos", com Gregory Peck.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho que vai gostar de todos esses. eu não vejo no ipad nem por decreto. esse filme sol é para todos é maravilhoso.

      Excluir
  4. Vou assisti-lo! Nunca tinha lido a respeito!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  5. acho que vale a pena conferir!! bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oláááááá Pedrita
    Não conhecia o filme nem o livro, achei bem interessante essa livre interpretação em que os contornos são diferenciados, inclusive o final!
    Fiquei curiosa e vou procurar assistir e tb conhecer o livro.
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  7. Preciso confessar, geralmente eu odeio filmes brasileiros e quando vejo atores brasileiros dificilmente eu assisto =/
    rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por que você achou esse filme bom? Esse filme só é bom se você conhecer a história? Isso não existe!

      Excluir
  8. Olá Pedrita,
    Deve ser bom esse filme.
    big beijos

    ResponderExcluir
  9. Huumm, vou ver, também gosto do A outra volta do parafuso, do Henry James.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, melhor esquecer o filme que foi inspirado. mas é muito interessante. gostei muito.

      Excluir
  10. Oi Pedrita! Boa noite! Eu assisti com meu marido, mas não entendi. Você piderpome explicar se possível por favor? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi uma entrevista com o diretor q ele disse q quis deixar a dúvida. mas eu concordo, não dá pra entender. eu só entendi depois q descobri que é baseado no livro a volta do parafuso do henry james. e tem o livro os outros com a nicole kidman. nesse através da sombra não fica claro. mas na história que ele adaptou todos estão mortos. as crianças e a governanta. as pessoas que eles veem é que são as vivas.

      Excluir
    2. Muito obrigada! Meu nome é Fátima!

      Excluir
    3. Olá. MAs tem uma coisa estranha o Bento, o cara do chapéu, fica rindo de forma esttranha, e a professora "morta" também está com cara de morta. Na verdade, esse filme não foi bom. Não dá pra entender patavinas. E por que a governanta vai embora com a menina? Não faz sentido. Os Outros é um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos. É inimaginável que eles estão mortos. Mas a professora é contratada viva! BOm, nao tem lógica nenhuma!

      Excluir
  11. Não entendi o final que chato alguém me explica?? o menino morreu e ela o beijou no final ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, o diretor escolheu ficar confuso. aí é preciso conhecer o livro. eu preferiria q o diretor tivesse deixado mais claro. no livro a preceptora e as crianças estão mortos. as assombrações q são as pessoas vivas. mas o filme não deixa claro.

      Excluir
    2. Eu vi esse filme ontem, e não fica NADA claro. Pelo contrário. A Professora foi contratada viva. Esse filme é ruim. Não podemos embelezar uma coisa que não é boa.

      Excluir
  12. Qual seria a interpretação daqueles quadros / retratos que Antônio observa numa das cenas . Seriam lembranças ? Quem são aqueles 3 homens ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. júlia, o diretor resolveu deixar no ar. é a história do livro outro lado do parafuso. lá explica melhor.

      Excluir

Cultura é vida!