sexta-feira, 28 de setembro de 2012

São Paulo SA

Assisti São Paulo SA (1965) de Luiz Sergio Person no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, emblemático, belíssima fotografia, fala de um homem atormentado. Ele é levado pela sociedade e passa a se incomodar com o que o rodeia. Ele é interpretado brilhantemente por Walmor Chagas. Três mulheres passam em sua vida interpretadas por Eva Wilma, Darlene Glória e Ana Esmeralda. Etty Fraser faz uma pequena participação.

O protagonista veio para São Paulo a procura de trabalho na indústria automobilística em franca expansão e implantação. Ele vai para a Volkswagen. São Paulo SA fala de relacionamentos, machismo e trabalho, das relações trabalhistas que exploram, que enricam poucos. São Paulo SA ganhou vários prêmios: Prêmio de Público na 1a. Mostra Internacional do Novo Cinema de Pesaro (ITA), Prêmio Cabeza de Palenque no VIII Festival Internacional do Filme de Acapulco/México, Prêmio Governador do Estado, da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo; Prêmios Saci do Jornal O Estado de S.Paulo para melhor Direção, montagem e filme.

Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Este é um filme significativo sobre o qual pouco se fala. Não sei por que a crítica prefere endeusar as dezenas de sub-cópias nacionais dos filmes de Antonioni.

    ResponderExcluir
  2. enaldo, eu sempre ouvi falar muito nesse filme e nunca conseguia ver.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, que filme antigo. Que jóia que vc encontrou. Ver o Walmor Chagas tao jovem. Adoro ele como ator. Ele é bárbaro!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. georgia, gosto muito do canal brasil pq ele proporciona essas preciosidades. e nos créditos iniciais veio escrito apresentando o walmor chagas, acho q foi o primeiro filme dele.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!