Fernando Meirelles está entre meus diretores preferidos, ele é absoluta-mente genial. Eu imaginava a dificuldade que seria para adaptar essa obra tão indigesta, mas esse diretor foi brilhante em tudo. Lembro de uma entrevista em que ele insistiu que seria a Julianne Moore a ser a única que enxergava. Mas ela é perfeita, que atriz. A fotografia de César Charlone busca o branco, exatamente como imaginava no livro. É uma cegueira branca. Então tudo é muito branco, a luz é muito branca. Como todos vão ficando cegos, há a perda da dignidade, e me horrorizou no livro enxergar nós humanos tão sórdidos e nojentos no momento em que não temos como viver dignamente. Lembro que o Fernando Meirelles disse que fez várias edições. Que a primeira teve um índice altíssimo de rejeição. O livro me causou muita rejeição e foi muito difícil prosseguí-lo. Imagino que o Fernando Meirelles precisou atenuar muito a sua obra para que ficasse suportável, porque é absolutamente insuportável esse texto.
Ensaio Sobre a Cegueira é uma co-produção entre Brasil, Canadá e Japão. Li que o Saramago queria que o filme não parecesse que fosse realizado em algum país específico. E o Fernando Meirelles conseguiu exatamente isso. Eu sei algumas locações porque vi algumas matérias, mas a edição traz vários lugares, cenários e montagens. Outro aspecto interessante é que os atores são de vários países. Imagino que a exigência tenha sido que todos fossem bons em inglês. O elenco é excelente. Gosto demais da Alice Braga, Mark Rufallo é muito bom. Gael García Bernal faz um dos piores personagens do filme. Ele está excelente no papel do homem sem escrúpulos e insuportável. Como muitas pessoas diferentes vão ficando cegas, há muitos atores no elenco. Alguns que continuam nos papéis principais são: Danny Glover, Yusuke Iseya, Yoshino Kimura, Don McKellar, Maury Chaykin e Susan Coyne. Depois a lista de participações é imensa: Douglas Silva, Fernando Macário, Eduardo Semerjian, Sandra Oh, Susan Coyne, Billy Otis, Joe Pingue, Otávio Martins, João Velho, Oscar Hsu, entre muitos outros.Ensaio Sobre a Cegueira ganhou troféus Oscarito no Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.
Youtube: Blindness Trailer
From Mata Hari e 007 |
Beijos,
From Mata Hari e 007 |
Pedrita
Tive o prazer de assistir à ante-estreia do filme em Portugal, precisamente no Faial Filmes Fest de 2008, onde este presente o Fernando Meirelles e os produtores canadianos, tendo então feito este post:
ResponderExcluirhttp://geocrusoe.blogspot.com/2008/10/faial-filmes-feste-2008-ensaio-sobre.html
Eu gostei muito do filme e do livro, além de ter uma grande admiração pelo realizador, por isso compreendo tudo o que disse, pois foi um momento muito emocional aquela noite do FFF de 2008.
Oi Pedrita.
ResponderExcluirTambém não vi esse filme no cinema e nem em DVD.
Como ainda nãi li o livro acho melhor esperar um pouco.
Já ouvi ótimas críticas.
Bjs.
Elvira
Não tive coragem de assistir ao filme, Pedrita. Sou meio "mole" para certas coisas....fico deprimida depois, a sensação fica me perseguindo um tempão...coisa de gente doida :)
ResponderExcluirPedrita, eu não tenho coragem de assistir a este filme. Sou muito impressionável. E pelos comentários que já ouvi, realmente não é o tipo de filme que eu conseguiria ver. Tenhor certeza que ficaria perturbada por dias se visse o filme. Prefiro não ver. Sim, sou mole para certas coisa.
ResponderExcluirAh, adoro o Mark Rufallo!
Beijos
Não li o livro e ainda não assisti ao filme mas guardei a dica ;)
ResponderExcluirBom domingo...beijos!
O livro realmente é fantástico e terrível ao mesmo tempo. Não gostamos de pensar no sórdido, no lado ruim do ser humano, que aparece quando a questão é a sobrevivência. Mas o que se salvam são aqueles que conseguem, na adversidade, pensar no coletivo e juntar forças para acabar com a "cegueira".
ResponderExcluirAssisti ao filme no cinema e acho que o Fernando Meirelles realmente acertou na adaptação.
Denise
Não vi o filme, minha cara. Ao contrário de você, não morro de amores por Meirelles.
ResponderExcluirUm abraço.
geocrusoe, fui ver o seu post. q honra vc estar na estreia.
ResponderExcluirelvira, não sei, dá pra ver uma sem ver a outra.
marion e la sociére, eu mesma tive muita dificuldade em ler o livro. ver o filme sabia que não ia ser fácil e realmente não foi. acho q vcs não aguentariam.
dê, eu não sei, acho que o ser humano é ruim por natureza, é a civilidade q nos fazem medianos. tanto q no início ninguém tem paciência ou se preocupa com o q acontece com o q primeiro fica cego.
moacy, não sei qual viu do meirelles, mas esse é excelente.
Eu quero assistir...pois nao agüentei ler o livro.
ResponderExcluirBjus
obrigada por voce ter me respondido tão prontamente.
ResponderExcluira minha rejeição a ler o Saramago , é que eu pessoalemnte não gosto dele e das declarações que ele fazia na imprensa.
mas vou tentar engulir isso e le ro livro.