quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O Silêncio da Chuva de Luiz Alfredo Garcia-Rosa

Terminei de ler O Silêncio da Chuva (1996) de Luiz Alfredo Garcia-Rosa. Esse livro foi indicado pelo blog Paisagens da Crítica do Júlio Pimentel Pinto que nos anos passados, ao final de cada ano, fazia a relação dos livros comentados. Eu guardei essas listas que me ajudam quando vou escolher livros para comprar. Tenho outras listas também. Gosto das listas dele porque são de livros contemporâneos, embora sejam livros mais difíceis de achar. No blog dele há uma resenha de outro livro de Luiz Alfredo Garcia-Roza.


Obra Botafogo de Dalvan da Silva Filho

O Silêncio da Chuva eu comprei em um sebo pela Estante Virtual, é da Companhia de Bolso da Companhia das Letras. A obra ganhou os prêmios Nestlé e Jabuti e foi a primeira do autor e a primeira com o Inspetor Espinosa. É um livro policial fantástico. Fiquei intrigada logo no começo já que ficamos sabendo que é um suicídio e fiquei pensando se tínhamos nos enganado. E a obra vai surpreendendo o tempo todo com seus dobramentos criativos. 

Obra Livro dos Caminhos de Lygia Pape

Eu adoro literatura policial e fiquei fã do Inspetor Espinosa, mas imagino que o Júlio Pimentel Pinto tenha igualmente se incomodado com os hábitos culinários de nosso inspetor. O Júlio adora livros com desdobramentos gastronômicos, de ler receitas nos livros e o Inspetor Espinosa incomoda. Ele come direto congelados, lasanha ou talharim ao molho bolonhesa e sanduíches no McDonald´s. Até mesmo quando é convidado para almoçar escolhe sanduíches inconfessáveis. A alimentação é muito pobre.

Os pintores, o compositor e o escritor são cariocas.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Obrigado pela referência, Pedrita.
    De fato, as lasanhas congeladas do Espinosa... rs
    Beijos,
    Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. júlio, eu que agradeço a indicação. e as lasanhas...

      Excluir
  2. Adorei a indicação e um livro que estou ansiosa para ler .. beijão!

    ResponderExcluir
  3. Amo livros policiais. Boa dica essa sua. Deve ser muito bom. Não conhecia esse autor. Vou procurar
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, tb amo livros policiais e vc com a parceria com a companhia das letras pode solicitar.

      Excluir
  4. Minha dissertação de mestrado foi sobre os dez livros de Garcia-Roza. O meu preferido é o último, Fantasma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enaldo, fui lá nos seus posts sobre a dissertação e a autor, há um desse livro. nossa, passou despercebido. bacana. e vc se incomoda com a ditadura da arrumação como eu.

      Excluir
  5. Cá por Portugal nunca ouvi falar do nome dele, pode ser que esteja editado e disponível nalguma livraria por cá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, não sei se os livros desse autor viajam. espero que sim, é uma leitura prazerosa.

      Excluir
  6. Hoje lembrei de vc porque fui para consulta e levei em vez de livro, a revista Veja, que leio de cabo a rabo(recebo da avó da Beatriz).
    E a massada foi tão grande que teria dado tempo de ler meu livro.
    Sou, assumidamente, burra em ler livros policiais. Não acerto um final.
    E já li Edgar Wallace e Agatha Christie, muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu gosto muito de livros policiais. e levar livros é sempre bom. pq é incrível como esperamos demasiadamente em tudo qt é lugar.

      Excluir
  7. Não sou muito fã de literatura policial, mas estou louca para conhecer esse autor. Tenho visto muitos elogios.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Pedrita!
    Desconhecia essa obra e gosto de livros policiais... dica anotada!
    Obrigada pela visita ao meu blog, seja sempre bem vinda por lá.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olááááá Pedrita
    Eu simplesmente amooooo thrillers policiais!
    Eu me envolvo, eu torço, eu dou pitacos, eu acerto/erro 50%, e viro noite lendo, não sossego enquanto não termino e quando termino fico dias pensando no livro!
    Esse é bárbaro, eu ameeeei <3
    especialmente as reviravoltas, os desdobramentos criativos!
    Fiz amizade com o Espinosa, rsrs, senti falta dele menina quando terminei de ler!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir

Cultura é vida!