sábado, 3 de julho de 2010

Império dos Sonhos

Assisti Império do Sonhos (2006) de David Lynch no Telecine Cult. Eu amo esse diretor. Depois de uma hora e meia em um filme meio hipnótico eu estava caindo de sono e fui ver quanto tempo tinha de duração. Descobri que ia acabar a uma da madrugada e levei um susto. Esse filme tem umas 3 horas de duração, mas minha curiosidade era tanta, estava tão fascinada com o filme, que fiz um esforço e fui até o final. É incrível, mas minha curiosidade continuou. Há um texto do Zanin que explica perfeitamente todos os nossos sentimentos envolvidos, acho que ele consegue explicar melhor.

Enquanto em Cidade dos Sonhos há um desfecho final, Império dos Sonhos não. Zanin comenta que na coletiva de imprensa, David Lynch parecia concordar com todas as conclusões que chegavam, mesmo que totalmente diferentes. E acho que é isso, Império dos Sonhos cabe qualquer versão, qualquer conclusão, porque efetivamente não há nenhuma. É impressionante e apaixonante! Pode ser uma luta do inconsciente, pode ser que a protagonista morreu e viaja na imaginação ou da morte ou da sua mente. Enfim, cabe tudo.

Apesar de todo nonsense, há um roteiro central com vários filmes dentro dos filmes. Uma atriz que já foi muito famosa e está afastada, é escolhida para interpretar um filme com o galã do momento. Durante a leitura do texto, os protagonistas descobrem que esse filme já tinha praticamente sido feito na Polônia, mas os protagonistas foram mortos antes de terminar e o roteiro ficou com a maldição. A protogonista de Império dos Sonhos, Laura Dern, é impressionante, que atriz. Linda, talentosa, ela se transfigura no filme, não só visualmente, mas em suas feições, atuações, fiquei encantada com essa atriz. Ela está no elenco de outros filmes do David Lynch. O ator que faz o par romântico com ela no filme dentro do filme é interpretado pelo Justin Theroux, lembro bastante dele em Cidade dos Sonhos. O filme é da protagonista, o restante do elenco aparece parcialmente, o filme é dela pra ela. O diretor do filme que vão gravar é interpretado pelo maravilhoso Jeremy Irons

Império dos Sonhos se divide em gravações em Los Angeles e na Polônia, há inclusive um elenco extenso da Polônia. Ainda estão no elenco: Karolina Gruszka, Grace Zabriskie, Harry Dean Stanton e Diane Ladd. A trilha sonora é incrível como sempre. E há alguns clipes que surgem do nada. No final inclusive muitos atores de filmes anteriores e renomados aparecem no clipe final com a música da maravilhosa Nina Simone. Império dos Sonhos ganhou prêmio no Festival de Veneza.



From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

5 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Morro de curiosodade mas nunca consegui assistir esse filme.
    Quem sabe um dia ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme. Boa pedida para as férias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi...Embora goste dos atores e do diretor.

    Mas, sinceramente, não curto filmes com muito nonsense...

    É raro eu gostar. Às vezes preciso ver mais de uma vez, rs...

    É meio como a música erudita atonal. Preciso me acostumar a essa linguagem, a essa sonoridade.

    :-)) bjs, boa semana

    ResponderExcluir
  4. eu conheço Imperio dos Sonhos, um filme antigo japones....

    ResponderExcluir
  5. elvira, fatima e roseli, tem q estar bem descansada. é fascinante.

    fatinha, eu amo filmes nonsense.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!