domingo, 26 de julho de 2020

Varda por Agnès

Assisti ao documentário Varda por Agnès (2019) de Agnés Varda no Telecine Cult. Eu fiquei com muita vontade de ver quando esse filme estreou no cinema, mas eu não tinha visto filmes da diretora. Foi melhor mesmo esperar. Eu coloquei pra gravar quando passou e assisti agora. Infelizmente esperaram ela morrer para trazer seus filmes e exibi-los. Consegui ver alguns no Telecine Cult que comentei aqui.

O documentário é tão incrível, além dela contar como fez os filmes, fala de suas instalações. Não sabia que Varda tinha feito inúmeras instalações para exposições de arte. Ela pega seus filmes, trechos, e faz montagens para o documentário, é tudo tão genial, se eu já tinha fascínio por essa mulher, só aumentou.

Essa montagem é do filme Le Bonheur. Ela pegou as latas de filmes, com os filmes dentro e os filmes de dentro viraram essa casa, dentro da casa então vemos as cenas dos filmes e os girassóis compõe as cenas já que há girassóis no filme. Tão genial!

Um pouco de ingenuidade minha, mas eu não sabia que Varda começou como fotógrafa. Que fotografias antológicas e fantásticas!

Várias pessoas que estão em seus filmes aparecem no documentário. Ela anda em trilhos para explicar como algumas cenas foram feitas. 

Falou com uma atriz que fez um filme aos 17 anos. Essa jovem interpretou uma mochileira e ficava suja na gravação do filme o tempo todo. Quero muito ver esse filme. Varda diz que gosta de misturar documentário e ficção.

Que no Pointe-Courte tinham duas cenas distintas, as pessoas que realmente moram e vivem da pesca e o casal, esse tinha roteiro, falas, os outros eram o dia dia deles. Que aula de arte, cinema, genialidade. Inesquecível!

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Não vi ainda.

    meu começo de leitura foi com Érico Veríssimo e Edgar Wallace.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é fantástico. eu fui ler érico veríssimo bem depois.

      Excluir
  2. Mais uma publicação fantástica!!

    ***
    Um alvorecer diferente, auspicioso

    Beijo e um excelente Domingo. :)

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho a Agnés Varda uma artista muito interessante. Por isso mesmo quero ver mais coisas feitas por ela ou sobre ela.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu achava interessante, agora nem acho adjetivo pra ela de tão fantástica.

      Excluir
  4. Já vi e gostei muito. Fiquei com vontade de o rever.
    Beijinhos e boa semana:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isabel, é um filme q a gente quer ver muitas vezes pq tem detalhe demais.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Eu assisti Green Book. Mereceu a estatueta de Melhor Filme no Oscar. Excelente. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jura? eu não achei não, achei exageradamente esquemático e artificial. não acho que mereceu prêmio não.

      Excluir
  6. Que rico esse documentário querida Pedrita, quero assistir!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é fantástico. alguns filmes dela passam de vez em qd no telecine cult. acho que vai gostar.

      Excluir
  7. Varda deve mesmo ser uma caixinha de surpresas!
    Uma artista multiplural.
    Excelente oportunidade para conhecer mais sobre a sua genialidade.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é genial. tem alguns filmes dela no telecine cult.

      Excluir
  8. Oi Pedrita, muito interessante esse documentário. Sensacional a alocação em que os filmes foram transformados em casa. Já fiquei com vontade de assistir ao filme da mochileira.
    Muito obrigada pela dica.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, tb quero ver o filme da mochileira, mas não achei ainda.

      Excluir

Cultura é vida!