sexta-feira, 16 de maio de 2014

Agosto

Assisti em DVD a minissérie Agosto (1993) da TV Globo. Direção de Paulo José, baseado no romance de Rubem Fonseca, adaptado por Jorge Furtado. Eu tinha lido o livro há vários anos e queria muito ver a minissérie. Concordo com a minha mãe que assim que começamos a ver queremos saber o que vai acontecer. Vi muito rapidamente, apesar de ser em várias horas.

A direção de arte é impecável. Tudo cuidado nos mínimos detalhes para a ambientação na década de 50. O elenco é incrível. José Mayer é o policial honesto, utópico, que tem uma úlcera. É angustiante a má alimentação dele. As duas mulheres que o atormentam são interpretadas pela Vera Fischer e Letícia Sabatella. Estão lindíssimas! Igualmente bela a Lúcia Veríssimo como a esposa do homem assassinado. Belíssimo ainda Norton Nascimento.

Tony Tornado arrasa como Gregório Fortunato. A minissérie se passa no final da vida de Getúlio Vargas, quando acontece o atentado a Carlos Lacerda. Muito bem relatada a parte histórica que anda em paralelo e até se confunde com a trama principal e ficcional. Ótimos os policiais interpretados por outros dois grandes atores Elias Gleizer, Carlos Vereza e Stênio Garcia. Mário Lago está majestoso como o chefe dos bicheiros que trás outros atores incríveis como Claudio Corrêa e Castro

Marcos Winter está excelente como o empresário perturbado. Incrível a realização da cena do suicídio. José Wilker é o outro empresário. Hugo Carvana um político influente. Sérgio Mamberti está maravilhoso como um senador, contracena com ele brilhantemente Rodolfo Bottino. Othon Bastos como um advogado do poder e do dinheiro. Lima Duarte como um matador. Ainda aparecem outros atores que adoro Milton Gonçalves, Léa Garcia, Ivan Cândido, Sylvia Bandeira, Antônio Petrin, Clemente Viscaíno e Nelson Dantas. A minissérie faz uma homenagem a Paulo Gracindo.

O DVD traz ainda uma entrevista com Paulo José e Carlos Manga. E matérias sobre a realização.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nowhere is a Place

Fui a exposição Nowhere is a Place de Frank Thiel na Galeria Leme. O alemão esteve na Patagônia para fazer imagens das geleiras no Parque Nacional Los Glaciares na Patagônia, Argentina


São muito impactantes as imagens. Telas enormes. Belíssima exposição! A mostra é gratuita e vai até 21 de junho.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 13 de maio de 2014

Guerra Mundial Z

Assisti Guerra Mundial Z (2013) de Marc Forster no Telecine Premium. Estava na dúvida se veria esse filme. Guerra Mundial Z é baseado no livro de Max Brooks. O diretor é alemão. Achava estranho que o Brad Pitt teria participado dessa produção. O começo reforçou minhas dúvidas. Um misto de Madrugada dos Mortos e Guerra dos Mundos. Em Madrugada dos Mortos as pessoas viram zumbis quando outras as mordem. Em Guerra Mundial Z também. E no início há uma família para humanizar o filme. Brad Pitt é casado, tem duas filhas lindas. A diferença em Guerra dos Mundos é que o personagem do Tom Cruise é separado, mas também uma das meninas tem problema de saúde e passa mal no corre corre.

Para a família ficar protegida em uma base militar no mar, o personagem de Brad Pitt precisa aceitar ir com um virologista buscar informações para fazer um antídoto, ele é um profissional da ONU. Feita a humanização e o desejo de salvar a família, o personagem segue para a Coréia do Sul. Guerra Mundial Z funciona, diferente de Madrugada dos Mortos tem um bom enredo. Depois da Coréia do Sul que parece que foi feita somente em estúdio, ele segue para Israel. Lá parece que foram em algumas locações junto com cenários. Algumas locações foram no Reino Unido. A família dele aparece pouco, o filme é praticamente o Brad Pitt e quem ele vai encontrando. A esposa é interpretada pela Mireille Enos. As crianças por Abigail Hargrove e Sterling Jennis. Uma outra criança se une ao grupo interpretado pelo Fabrizio Zacharee Guido

Aparece mais uma moça militar que ele conhece em Israel, interpretada pela israelense Daniella Kertesz. Pelas andanças do personagem do Brad Pitt, muitos atores aparecem como o sul-africano Fana Mokoena, a irlandesa Ruth Negga, o alemão Moritz Bleibtreu, o italiano Pierfrancesco Favino, os ingleses Peter Capaldi e John Gordon Sinclair e o americano David Andrews. Guerra Mundial Z funciona, essa busca pela solução, esse enredo, fica interessante e fica um bom filme de ficção científica e ação.
Beijos,
Pedrita

domingo, 11 de maio de 2014

Paranorman

Assisti Paranorman (2012) de Chris Butler e Sam Fell no Telecine Premium. Eu adoro animações e filmes de fantasminhas. Queria ver. Gostei bastante. Nosso protagonista é um garoto que vê gente que já morreu, por isso ele é ridicularizado na cidade e na escola. Um gordinho que também é desrespeitado e ridicularizado fica amigo dele. A animação é em cima de bonecos. No final mostram como o protagonista foi criado e um pouco de como é animado depois, muito bem feito. Um trabalhão danado. Coloquei o vídeo abaixo para que vejam.

Gostei de como Paranorman trata o buylling, que a criança que é ridicularizada não deve devolver com agressividade. Pena que a solução seja mágica, ele passa de perseguido para herói, o que raramente acontece na vida real. Adorei também a avó do garoto que continua na casa porque prometeu continuar cuidando dele. Paranorman tem momentos cômicos muito engraçados.

Beijos,
Pedrita