sábado, 14 de abril de 2012

Aquele Beijo

Assisti Aquele Beijo (2011-2012) de Miguel Falabella na TV Globo. Eu e minha mãe começamos seguindo essa novela, depois eu passei a acompanhar, lia matérias, via um ou outro capítulo. Gostei das mulheres fortes e talentosas dessa novela. Várias com nomes diferentes e fortes, e roupas coloridas como as mulheres de Almodóvar.

Eram fortes e determinadas: Sarita (Sheron Menezes), uma estudante brilhante de advocacia, a melhor da turma, Marisol (Mary Sheila), a estilista talentosa, Dona Otília (Patrícia Bueno) que seguia com o sonho de sua mãe de cuidar de um lar de crianças órfãs, Bernadete (Karin Hills) que criou um creme de alisamento de cabelo e também se afastou quando viu que o seu namorado estava em dúvida. A Cláudia (Giovana Antonelli) também era uma mulher de personalidade, engraçadamente atrapalhada, mas uma arquiteta respeitada. A própria Maruska (Marília Pêra) era uma executiva de sucesso, mesmo que com poucos ou quase nenhum escrúpulo. 

Ou mesmo a Damiana ou Toinha, interpretada brilhantemente pela Bia Nunnes. Difícil julgar o que ela fez, se passar pela melhor amiga pra poder sair do sertão. Ela se revelou bem desequilibrada, mas o ato de se passar pela amiga não foi lá tão errado, dada as circunstâncias de miséria que ela vivia.Outra mulher forte foi Ana Girafa (Luís Salem) que nasceu como homem, se descobriu uma grande mulher, forte, cheia de caráter e bondade. 

Me divertia com as loucuras da Mãe Iara (Claudia Jimenez) e do Pai Joselito (Bruno Garcia). Detestei quando ela morreu, mas voltei a ver quando vi que ela continuava como se estivesse viva.  As duas portuguesas também estavam ótimas, já conhecia a Maria Vieira (Dona Dona Brites) e muito linda e carismática a Mariana Mota (Amália). Adorava o romance da personagem com o Joselito. 

Gostei muito da história da Belezinha (Bruna Marquezine), muito atual. Depois de uma festa o namorado Agenor (Fiuk) a assedia e consegue deitar com ela, só que como ela tinha bebido bastante, ela não lembra, acaba engravidando e sofre com a primeira vez que ela nem lembra e tão frustrante. Ela leva um bom tempo para voltar a querer namorar. Foi engraçada na trama ele ser filho do Fábio Jr.

Adorava o casal Ricardo (Frederico Reuter) e da Bernardete, mas achei muito moralista a trama da Camila (Fernanda Souza). Sim, ela só pensava nela e era uma insatisfeita crônica, mas não via nenhum mal dela ter se arrependido do casamento, do marido sem ambições e da falta de perspectiva profissional. Não vi nada de mais ela desejar buscar os sonhos e deixar o filho com o marido. A forma como ela fez foi meio atabalhoada, mas ela tinha o direito de buscar a sua felicidade.

Adorei a personagem da Maria Gladys (Eveva), do Orlandinho (Daniel Torres), da  Mirta (Jaqueline Laurence) E mais, Vera (Ângela Rebello), Herondi (Jhama), Raimundinha (Lana Gueleiro), Vicente (Ricardo Pereira), Raíssa (Mayara Maya),  Sebastião (Raoni Carneiro), Locanda Barbosa (Stella Miranda) e Brigitte (Juliana Didone). Gosto dos últimos capítulos das novelas, que dirá das novelas do Miguel Falabella, ele brinca bastante, tem a tradicional festa do elenco e equipe, é sempre muito animada.


Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Blackout de Jessica Mein

Fui a exposição Blackout de Jessica Mein na Galeria Leme. É a primeira mostra dessa artista plástica brasileira. Gostei bastante do trabalho. Esse da foto é bem mais interessante vendo pessoalmente, a foto não tem o mesmo efeito. Jessica Mein mistura tecnologias digitais e meios mecânicos de reprodução. Várias obras são fios e estações de energia. A mostra vai até 5 de maio e é gratuita.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Os Agentes do Destino

Assisti Os Agentes do Destino (2011) de George Nolfi no Telecine Pipoca. Sim, mas não assisti dublado. Fui no botão amarelo do controle remoto e coloquei legenda, e no verde, no som original. Eu adoro o Matt Damon e a Emily Blunt. E gosto de filmes de ficção. Os Agentes do Destino é muito bom, o roteiro é bom, o argumento e desenvolvimento intrigam. O desfecho enfraquece um pouco, mas é um roteiro inteligente. Matt Damon é candidato nos Estados Unidos, ele acaba conhecendo uma mulher que o inquieta. Uns homens o vigiam e iriam atrapalhá-lo, mas ele chega antes na empresa e tudo está estranho, as pessoas estão sendo orientadas e reprogramadas. Ele é avisado que se questionar terá sua mente apagada, pedem que ele se afaste da mulher.

É bem interessante a discussão sobre controlar as escolhas, definir o que se acredita ser o melhor, algo que o americano conhece bem. Alguns outros do elenco são: Michael Kelly, Anthony Mackie, John Slaterrey e Terence Stamp.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 10 de abril de 2012

Marlene Dietrich - As Pernas do Século

Assisti a peça Marlene Dietrich - As Pernas do Século no Teatro Nair Belo. Eu queria muito ver esse espetáculo desde que estreou no Rio de Janeiro, fiquei muito feliz que chegou em São Paulo. O 007 foi ver comigo e também adorou, ele gosta muito de peças sobre o cinema. O texto é de Aimar Labaki, a direção cênica de William Pereira e a Marlene Dietrich é interpretada brilhantemente pela Sylvia Bandeira. Gostamos demais! Adoro esse trio! Começa com imagens de filmes com a Marlene Dietrich.

Depois a Sylvia Bandeira interpreta a Marlene Dietrich aos 90 anos. Ela recebe um entregador e começa a contar a ele a sua história. Adorei também que um grupo canta canções com música ao vivo, no palco está um piano, clarinete e violoncelo com os músicos Jefferson Martins (cello) Fernando Oliveira (clarinete) e Roberto Bahal piano e produtor musical . Os outros atores que também cantam além da Sylvia Bandeira são: Silvio Ferrari, Marciah Luna Cabral e José Mauro Brant.  Eu conhecia muito pouco da Marlene Dietrich, sabia que ela era a frente do seu tempo, de personalidade forte e realizadora, mas não tinha ideia o quanto. Fiquei com a sensação que não realizei nada, tal a profundidade das ações e personalidade dessa atriz. Ela  nasceu na Alemanha em 1901, passou por duas guerras, na segunda se naturalizou americana. Foi com os americanos na guerra, cantava para as tropas, para ajudar os americanos a livrar os alemães de Hitler. Dos 50 aos 75 anos fazia shows pelo mundo todo, veio inclusive para o Rio de Janeiro e São Paulo, um dos seus últimos shows. Adorei os cenários e a praticidade das cenas que se transformam que também são do William Pereira. A iluminação é de Paulo Cesar Medeiros. O programa é muito bonito, em preto e branco, papel brilhante, se transforma em um belo cartaz com a foto da Sylvia Bandeira interpretando a atriz. Marlene Dietrich - As Pernas do Século é um belo espetáculo que fica em cartaz em São Paulo até 27 de maio.

Beijos,
Pedrita

domingo, 8 de abril de 2012

A Vida Secreta das Palavras

Assisti A Vida Secreta das Palavras (2005) de Isabel Coixet no Telecine Cult. Estava na dúvida se via esse filme pela sinopse, sem outras opções, e vendo que a produção é de Pedro Almodóvar resolvi assistir. Gostei muito, mesmo que tenha algumas incongruências, debate e mostra questões importantes. Fiquei bastante cética com a humanidade, o que já sou, normalmente. Essa diretora fez um documentário uns anos antes sobre a instituição IRCT - Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas Torturadas. Tem uma unidade em Copenhague, outra em Sarajevo, imagino que tenha sido o documentário que impulsionou o roteiro desse filme. Como vivem as pessoas que sobreviveram a torturas, algumas inclusive tem culpa de terem sobrevivido.

É difícil acreditar que o ser humano seja capaz de tal atrocidade, e não um ser humano que recebeu um rótulo de pervertido, já que nas guerras vários juntos, encarceraram mulheres por 10 anos e comenteram barbaridades em todos esses anos. Outra questão abordada nesse filme é a solidão e o isolamento, quantas pessoas vão trabalhar em lugares praticamente solitários. Nossa protagonista vai tratar de um homem com queimaduras profundas em uma base de petróleo que teve uma explosão. Só ficaram na base poucos funcionários e eles convivem ou tentam fugir da convivência naquele espaço limitado. Ela é interpretada pela Sarah Polley, ele por Tim Robbins, Javier Cámara faz o cozinheiro da base. Julie Christie a psicóloga da instituição. A Vida Secreta das Palavras ganhou vários prêmios como Goya de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Beijos,
Pedrita