sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O Juízo

Assisti O Juízo (2019) de Andrucha Waddington no TelecinePlay. Eu tinha visto umas matérias sobre esse filme mas tinha esquecido. Nem prestei muita atenção quando entrou no Now, Programas de TV, Telecine, Suspense. Ontem, procurando um suspense pra distrair, escolhi esse e aí que redescobri. E eu amo filme de fantasminhas!

Começa no passado. Um homem e sua filha pedem hospedagem e querem pagar. O proprietário acha que é um negro ladrão, chama a polícia e os dois são mortos. Vem para os dias de hoje. O neto do proprietário está indo morar nessa casa. Aos poucos vamos entendendo por quê. Ele bateu o carro, está com problemas, então ele, a mulher e o filho adolescente vão morar na propriedade que herdou do avô. O trio está incrível: Felipe Camargo, Carol Castro e Joaquim Torres Waddington. Criolo faz o homem assassinado no começo, sua filha, que mal vemos o rosto, é interpretada pela belíssima Kênia Bárbara.

Que lugar lindo, foi filmado em Barra do Piraí. A casa é deslumbrante, ligada a uma belíssima mata.  O filme também filmou em cachoeiras, quanta beleza natural! Logo vemos a moça que o avô matou se aproximando do filho do protagonista. Que filme angustiante!
 O roteiro é de Fernanda Torres e muito bom, mas é bem clássico no gênero, então como gosto desse estilo, adivinhei vários momentos.


O elenco é incrível: Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Fernando Eiras

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Nosso Fiel Traidor

Assisti Nosso Fiel Traidor (2016) de Susanna White na HBO Go. Nunca tinha ouvido falar nesse filme é baseado no livro de 2010, de mesmo nome, de John Le Carré, que não li e agora quero ler.

É uma trama muito intrincada como todos os textos do autor. No início achei que o inglês ia cair em um golpe. Ele estava em um bar e um homem o aproxima. Achei que ia ser o clássico filme da pessoa que é envolvida e passa a ter a culpa de algum crime feito por outro. Mais ou menos, mas é bem diferente. Esse homem é um matador da Máfia Rússia e quer alguém que traga ao Reino Unido um pendrive. Ele quer pedir asilo para ele e toda a sua linda família. Ewan McGregor e Stellan Skarsgard estão muito bem. 

A belíssima esposa só fica sabendo na enrascada que o marido se meteu quando chegam ao aeroporto em Londres. Ele é um professor e ela uma advogada muito bem sucedida. Eles discutem, mas o marido diz que os filhos daquele homem estão em risco. Ela também conheceu os filhos em uma festa, duas gêmeas (Emily e Rosanna Beacock) inclusive eram filhas de um casal assassinado. Eles resolvem ajudar a família. Ela é interpretada por Naomie Harris.

O elenco é extenso já que passam em vários lugares. Muitos dos encontros inclusive são em eventos culturais, deu saudade do que era ir em eventos culturais. O inglês que intermedia as negociações com Londres é interpretado por Damian Lewis.



 

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Despedida

Assisti A Despedida (2019) de Lulu Wang no TelecinePlay. Eu não vejo filmes com doenças, terminais então, nem pensar. Quando eu leio na sinopse, após descobrir um câncer... eu nem termino de ler e já vou procurar outro filme. Mas esse vem sendo  muito elogiado, resolvi me esforçar pra ver. E nem é uma hora boa pra ver filme com esse tema, mas enfim. É um lindo filme!

A irmã fica sabendo pelo hospital que sua irmã está com câncer terminal. Ela resolve não contar à irmã, mas avisa toda a família que inventa um casamento para todos viajarem para a China para A Despedida. Alguns parentes moram nos Estados Unidos.
É linda demais a relação da neta com a avó, emociona demais. Awkwafina e Shuzhen Zhao arrasam. Os pais não querem que a filha vá, já que é muito emotiva e não vai saber esconder a doença da avó, mas ela vai escondido mesmo assim. Apesar dela ter ido pequena para os Estados Unidos ela mantém uma relação muito próxima com a avó. É para a avó que conta o que acontece com ela, a união das duas é comovente.

A neta não se conforma que a família quer esconder da avó a doença. Com isso a família sempre conversa e ficamos sabendo de muitas tradições, de diferenças culturais entre China e Estados Unidos. A família também está sempre junta nos preparativos do casamento, nas refeições, então o tempo todo falam de tradições, culinária, é um filme muito rico culturalmente. Além de muito lindo!


Beijos,
Pedrita