Um professor dá aulas em um lugar ermo, exageradamente frio e retrógado. Eu tenho uma certa dificuldade em lidar com culturas muito diversas. Sim, o Brasil é machista, mas a estrutura turca sempre me incomoda demasiadamente. Tanto que há poucas mulheres no filme. O filme é masculino. Até tenta mostrar que não é atrasado, mas não convence. Esse professor é denunciado por assédio por alunas. Eu confesso que no começo já me incomodei. Ele abraça e anda abraçado com uma linda jovem, sua aluna adolescente. E a presenteia com um espelho. Achei um espelho um presente íntimo demais, imagine naquela cultura. E o presente foca na beleza da jovem. Ele como professor de uma comunidade tão atrasada, precisava estimular o conhecimento nelas, não as características femininas. Tinha que estimular a liberdade delas. Os professores não podem escolher onde lecionam e só pode pedir transferência depois de um tempo. É um país sem liberdade.
Ele conhece uma jovem que perdeu parte da perna por uma bomba. Ele e o amigo começam a disputá-la. Ele fica sozinho com ela e eles tem uma conversa muito esquisita. Ela acusa ele não fazer nada pra mudar o país, mas ele é professor. Quer algo mais revolucionário que lecionar? Mas o roteirista não acha isso. E o roteirista é capacitista também. Ela diz que a condição dela impede dela lutar, de ser ativista. Mas os dois podem escrever, livros, artigos. Nada impede dela com a palavra ser ativista. Um deles se envolve com ela e é horrível depois. Os dois amigos são horríveis com ela. Fora ela e as crianças, não há mulheres no filme. São invisíveis. Os diálogos são só entre homens, com a perspectiva deles. A única mulher que tem um pensamento mais aberto é equivocada, com texto escrito pro homens, não tinha como ser diferente. Não entendi porque aplaudiram o filme. As críticas elogiosas são de homens.Beijos,
Pedrita