sábado, 16 de julho de 2022

Utoya Jul 22

Assisti Utoya 22 de Julho (2018) de Erik Poppe no TelecinePlay. Eu não sabia desse horror que aconteceu na Noruega em 22 de julho de 2011. É um filme dificílimo de ver, mas ao menos 1 minuto qualquer pessoa devia tentar ver. Acabamos banalizando a violência, acostumando com as notícias contínuas de ataques em escolas, notícias que falam que um atirador entrou em uma escola, que civis morreram em ataques, que jogaram um caminhão nas pessoas. Ver o horror de quem está sob a mira é algo avassalador. Sim, não nos acostumamos e não vamos nos acostumar, mas queria muito que vissem um pouco desses horrores pra entender que não é normal, que dói, que é horrível, para não esquecermos a importância de sofrermos com esses horrores e não banalizarmos essas tragédias.

Acontece um ataque de um carro bomba em Oslo. O filme segue para a ilha de Utoya, onde jovens passam as férias. A jovem fala com a mãe dizendo que na ilha é tranquilo. Até que pessoas passam correndo e ouve-se tiros.
O filme é narrado pela ótica dos que fogem. Eles não sabem nada do que acontece, só ouvem tiros e fogem. As informações são desencontradas, parecem policiais, estão vestidos como policiais. Eles ligam pra polícia, pros parentes. É muito desesperador. O filme escolheu contar a história de Kaja, personagem fictício e sua irmã que ficou nas barracas e ela quer encontrá-la. E ela vai interagindo com as pessoas para que possamos ver e sentir os horrores que eles passaram.

A polícia demorou muito para aparecer e agir, foram 72 horas de terror, 77 jovens executados e 99 muito feridos. Muitos debates ocorreram depois, como acusações na demora da polícia agir, das responsabilidades. Ficou-se sabendo depois que era apenas um atirador. Há um outro filme em outra perspectiva e aí se mostra o atirador. Esse é interessante porque nada sabem, só fogem, aguardam socorro e veem as pessoas sendo abatidas, é muito desesperador. Andrea Berntzen está impressionante. Ela interage com outros personagens interpretados por Alexander Holmer, Solveig Kolloen Birkeland e Elli Rhiannon Müller Osborne.


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Jardim de Inverno

Assisti a peça Jardim de Inverno no Teatro Faap. A direção é de Marco Antônio Pâmio e o texto é do livro Revolutionary Road (1961) do americano Richard Yates. Tem um filme que gostei muito com a Kate Winslet e o Leonardo Di Caprio que eu vi e comentei aqui. E que elenco desse espetáculo, que direção, interpretação, fiquei muito, mas muito mexida. Eu queria muito ver a peça desde as temporadas anteriores, mas só agora consegui. Nessa versão que vi os protagonistas são interpretados pelos ótimos Bianca Bin e Fabrício Pietro.
Os protagonistas vivem em uma bela casa de classe média em um bairro tradicional americano. Eles tem dois filhos. A esposa convence o marido que vendam a casa, o carro, diz que eles podem viver em Paris com conforto por 6 meses. Ela vai procurar emprego de secretária e ele vai decidir o que fazer nesse período. Empolgados, passam a incomodar os vizinhos com seus trabalhos burocráticos, sua vida sem sal e sem sonhos.  É a época que a mulher tem muita dificuldade de evitar filhos. Os métodos são poucos e caseiros.
Fotos de Felipe Gomes
Interessante que eu não lembrava da Sra. Givings e de seu filho John, mas eu menciono na postagem do filme. Esqueci por completo. Martha Meola e Iuri Saraiva estão maravilhosos tanto que os dois ganharam Prêmio Bibi Ferreira por suas interpretações. O personagem acaba de sair de um manicômio e se empolga em encontrar o casal que sonha. A Sra. Givings também tem qualidades. Ela vive bem naquele molde do bairro, mas é acolhedora com o filho. 

Gostei muito da direção escolher um modo meio dançante em alguns momentos. No início só as mulheres fazem em mímica uma infinidade de trabalhos domésticos, enquanto os homens só leem jornais. São vários momentos marcados dessa forma que dão um movimento muito expressivo pra peça. E ótimo elenco. Ainda estão: Erica Montanheiro, Ricardo Ripa, Luciano Schwab, Aline Jones, Fabiana Caruso e Lucas Amorim. Jardim de Inverno fica em cartaz até 4 de agosto.

Eu só achei vídeo da montagem anterior.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 12 de julho de 2022

Edith Gasteiger

Assisti a apresentação da Edith Gasteiger no VI SPHarpFestival no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Essa harpista é austríaca e tocou um lindo repertório clássico. Entre os compositores: BeethovenVivaldi. Escreveram em português o que ela iria falar e foi lindo ela falando em português para o público, talentosa e muito simpática.
 

Beijos,
Pedrita

domingo, 10 de julho de 2022

Tereddüt

Assisti Tereddüt (2016) de Yesim Ustaoglu na Netflix. Tereddüt em turco quer dizer Dúvida, mas eu gosto também do nome que está na Netflix, Clair Obscuro. É um filme dificílimo, contundente, sobre masculinidade tóxica. É muito perceptível que a diretora e autora do roteiro é uma mulher.

São duas mulheres com vidas bem diferentes. Elmas vive na tradição ortodoxa onde a mulher vive para servir a família do homem. O marido é bem mais velho e ela ainda cuida da sogra. Inicialmente eu até achei que a sogra fosse inválida, mas não, tem até uma certa autonomia, que ignora completamente só pra escravizar a nora e humilhá-la. Fala mal da moça pro filho o tempo todo. A jovem reza chorando desesperada toda noite pedindo a deus que o marido não a procure aquela noite. Ela sempre fica muito machucada, o marido manda ela se lavar e ela chora sempre de dor no banheiro. Até que um dia a vizinha vê a jovem catatônica na varanda, a polícia acha os dois corpos no apartamento.
A outra mulher é uma psiquiatra. Ela atende as famílias onde sempre o homem fala por todos a sua versão. Ela tem uma casamento intenso sexualmente, é talentosa e livre, mas não é livre de uma relação tóxica. Seu marido é viciado em pornografia e ela é só mais um objeto do prazer dele. Ela até tenta se incluir na vida sexual dele, mas o que sente ou deseja é sumariamente ignorado. A psiquiatra tenta ajudar a jovem que está em estado de choque, para tentar entender o que aconteceu naquela noite. As duas atrizes estão impressionantes Ecem Uzun e Funda Eryigt.

Beijos,
Pedrita