Assisti O Retorno (2006) de Asif Kapadia no Telecine Action. Eu queria ver um filme pra distrair. Ia começar dois do gênero suspense que gosto. Comecei a ver um que não me agradava, passei rapidamente para o outro, esse O Retorno, e o filme me prendeu. É um bom filme do gênero. Prende a atenção e o segredo me surpreendeu, na verdade me entristeceu e promoveu vários questionamentos posteriores. Acabei pensando muito em morte, em egoísmo, no nosso desejo de continuarmos mesmo que seja prejudicando alguém. É uma trama bem desenvolvida.
Embora não seja um filme caro, nem com muita tecnologia, ele cumpre bem a sua função, tem uma boa direção de elenco e um roteiro bem desenvolvido. A protagonista é a Sarah Michelle Gellar. Gostei muito de outro protagonista, além de um ator muito bonito, Peter O´Brien, pelo currículo vi que ele é australiano.A Ana Maria lembrou a quantidade de filmes com esse nome. O brasileiro eu comentei aqui. E esse o título original é exatamente este.
![]() |
| From Mata Hari e 007 |
Beijos,
![]() |
| From Mata Hari e 007 |
Pedrita





Aos poucos nós vamos entendendo os perso-nagens. É em uma fazenda, o proprietário tem alguns empregados que fabricam tijolos. A nora e três filhas estão hospedadas lá. E ele tem uma esposa da idade dele. Valsa Para Bruno Stein fala bastante sobre morte. Esse senhor se sente doente e pensa sobre a sua vida. Sua nora já tem outra insatisfação, parece estar amortecida pela vida, parece que deixou de lado a sua vida e vive para as filhas. Ele e ela são os talentosos Walmor Chagas e Ingra Liberato, eu gosto demais dessa atriz. Outros do elenco são: Aracy Esteves, Leonardo Machado, Fernanda Moro e Nicola Siri. Só duas questões me causaram estranhamento. Pela casa da fazenda eles estavam bem de vida, classe média, então não entendi porque a esposa desse senhor usava lenço e roupas de pessoas que trabalham na roça, eu cheguei a achar que ela era a empregada da casa, não a esposa do dono. E pelo padrão da moça e das filhas, o marido ser caminhoneiro e de um caminhão simples ficou incoerente. Mas são detalhes! Valsa Para Bruno Stein é belíssimo! Trata com muita delicadeza de um tema tão sensível! Ingra Liberato ganhou Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado por esse filme, merecidíssimo! Está maravilhosa como sempre! O trailer mostra muitos detalhes do filme, se não quiserem descobrí-los antecipadamente, não vejam!
Terminei de ler Dois Irmãos (2000) de Milton Hatoum. Li o livro exatamente dessa capa. Minha irmã me emprestou, é de uma coleção Companhia de Bolso da Companhia das Letras. Eu queria muito ler esse livro, já tinha estado com outra edição em uma livraria nas mãos, mas não comprei. Quando vi na prateleira dos livros da minha irmã, delirei. Tanto que, de todos os que peguei emprestado, esse foi o que primeiro quis ler. E que surpresa maravilhosa! Amei essa obra! Amei ser em Manaus e eu parecia sentir os cheiros de Manaus, ver as pessoas, que saudades daquela cidade incrível! Eu sempre me surpreendo também com os imigrantes que vieram para o Brasil. Em cada região parece que mudam os países. Milton Hatoum conta a história de uma família de libaneses que vem viver no Brasil. Eles tem dois filhos que vivem brigando.
Obra de Gilberto Maia

