sábado, 3 de outubro de 2009

O Retorno

Assisti O Retorno (2006) de Asif Kapadia no Telecine Action. Eu queria ver um filme pra distrair. Ia começar dois do gênero suspense que gosto. Comecei a ver um que não me agradava, passei rapidamente para o outro, esse O Retorno, e o filme me prendeu. É um bom filme do gênero. Prende a atenção e o segredo me surpreendeu, na verdade me entristeceu e promoveu vários questionamentos posteriores. Acabei pensando muito em morte, em egoísmo, no nosso desejo de continuarmos mesmo que seja prejudicando alguém. É uma trama bem desenvolvida.

Embora não seja um filme caro, nem com muita tecnologia, ele cumpre bem a sua função, tem uma boa direção de elenco e um roteiro bem desenvolvido. A protagonista é a Sarah Michelle Gellar. Gostei muito de outro protagonista, além de um ator muito bonito, Peter O´Brien, pelo currículo vi que ele é australiano.
A Ana Maria lembrou a quantidade de filmes com esse nome. O brasileiro eu comentei aqui. E esse o título original é exatamente este.



Beijos,

Pedrita

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Santiago


Assisti ao documentário Santiago de João Moreira Salles no Canal Brasil. O É tudo Verdade fez uma parceria com o Canal Brasil e cede alguns documentários que estão em sua programação. Esse é inacabado. O Amir Labaki comentou antes de começar que o João Moreira Salles começou esse documentário em 1992 e parou o projeto. Em 2005 retomou, mas novamente não finalizou. É uma preciosidade incrível! João Moreira Salles tinha resolvido em 1992 filmar o mordomo que vivia naquela época em um pequeno apartamento no Leblon. João Moreira Salles é filho de um diplomata e o mordomo trabalhava em uma casa que tinha 22 empregados, muitas recepções, inclusive com visitas de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Eram tantos empregados que havia uma cozinheira só para os empregados.
Além de todas essas precio-sidades, Santiago é uma aula de cinema. João Moreira Salles critica pratica-mente todas as suas escolhas, comenta sobre vários recursos que utilizam em filmes. O mordomo Santiago também é outra peculiaridade. Ele viveu na Itália, foi a grandes teatros, viveu na Argentina, ia a concertos e ao Teatro Colón. Quando foi mordomo viajou muito com o seu patrão e conheceu vários países. Tocava piano e escrevia sobre nobres europeus.
Escrevia a máquina e fechava os cadernos com fitas vermelhas que vinham de Paris. Tudo de uma riqueza impressionante. E o olhar de João Moreira Salles é algo indescritível. Obra de arte!

Youtube: Santiago



Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Valsa Para Bruno Stein

Assisti Valsa Para Bruno Stein (2007) de Paulo Nascimento no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, tentei quando ficou em cartaz nos cinemas, mas ficou em poucos cinemas, tinha pouquíssimas cópias e ficou pouquíssimo tempo em cartaz. Me empolguei muito quando vi que ia passar no Canal Brasil. Adorei! É de uma delicadez incrível, uma poesia, trilha sonora lindíssima e com uma fotografia maravilhosa! Valsa Para Bruno Stein é baseado na obra do brasileiro Charles Kiefer, que já ganhou Jabuti por suas obras e eu não conhecia. Me envergonho muito de não conhecer vários escritores brasileiros e de não ter lido uma única obra. Tenho tentado redimir essa falta. Esse autor inclusive eu já adicionei na minha lista.

Aos poucos nós vamos entendendo os perso-nagens. É em uma fazenda, o proprietário tem alguns empregados que fabricam tijolos. A nora e três filhas estão hospedadas lá. E ele tem uma esposa da idade dele. Valsa Para Bruno Stein fala bastante sobre morte. Esse senhor se sente doente e pensa sobre a sua vida. Sua nora já tem outra insatisfação, parece estar amortecida pela vida, parece que deixou de lado a sua vida e vive para as filhas. Ele e ela são os talentosos Walmor Chagas e Ingra Liberato, eu gosto demais dessa atriz. Outros do elenco são: Aracy Esteves, Leonardo Machado, Fernanda Moro e Nicola Siri. Só duas questões me causaram estranhamento. Pela casa da fazenda eles estavam bem de vida, classe média, então não entendi porque a esposa desse senhor usava lenço e roupas de pessoas que trabalham na roça, eu cheguei a achar que ela era a empregada da casa, não a esposa do dono. E pelo padrão da moça e das filhas, o marido ser caminhoneiro e de um caminhão simples ficou incoerente. Mas são detalhes! Valsa Para Bruno Stein é belíssimo! Trata com muita delicadeza de um tema tão sensível! Ingra Liberato ganhou Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado por esse filme, merecidíssimo! Está maravilhosa como sempre! O trailer mostra muitos detalhes do filme, se não quiserem descobrí-los antecipadamente, não vejam!

Youtube: Valsa para Bruno Stein (Promo)



Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dois Irmãos

Terminei de ler Dois Irmãos (2000) de Milton Hatoum. Li o livro exatamente dessa capa. Minha irmã me emprestou, é de uma coleção Companhia de Bolso da Companhia das Letras. Eu queria muito ler esse livro, já tinha estado com outra edição em uma livraria nas mãos, mas não comprei. Quando vi na prateleira dos livros da minha irmã, delirei. Tanto que, de todos os que peguei emprestado, esse foi o que primeiro quis ler. E que surpresa maravilhosa! Amei essa obra! Amei ser em Manaus e eu parecia sentir os cheiros de Manaus, ver as pessoas, que saudades daquela cidade incrível! Eu sempre me surpreendo também com os imigrantes que vieram para o Brasil. Em cada região parece que mudam os países. Milton Hatoum conta a história de uma família de libaneses que vem viver no Brasil. Eles tem dois filhos que vivem brigando.
Obra Os Pescadores de Manuel Santiago
Apesar de ser a história desses Dois Irmãos, acompa-nhamos mais a daquele que fica em Manaus. Um deles passa anos no
Líbano estudando e depois vai estudar em São Paulo e constituiu família por lá. Achei que eu tinha perdido onde nós leitores ficávamos sabendo quem é o narrador, mas não, só vamos mesmo saber no final. Gostei demais do estilo de narrativa de Milton Hatoum, fiquei com muita vontade de ler outros livros do autor.

Obra de Gilberto Maia

Anotei alguns trechos de Dois Irmãos de Milton Hatoum:

“Zana teve de deixar tudo: o bairro portuário de Manaus, a rua em declive sombreada por mangueiras centenárias, o lugar que para ela era quase tão vital quanto a Biblos de sua infância: a pequena cidade no Líbano que ela recordava em voz alta, vagando pelos aposentos empoeirados até se perder no quintal, onde a copa da velha seringueira sombreava as palmeiras e o pomar cultivados por mais de meio século.”

“Os religiosos sabiam que o ex-aluno tinha futuro; naquela época, Yaqub e o Brasil inteiro pareciam ter um futuro promissor.”

Tanto os pintores como o compositor são amazonenses.


Youtube: Claudio Santoro - Toccata



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Irina Palm


Assisti Irina Palm (2007) de Sam Garbaski no Telecine Cult. Quis muito ver esse filme quando vi o comercial nesse canal. E fiquei encantada! É de uma delicadeza incrível e fala muito de hipocrisia, amor e dedicação. Uma família sofre com a doença do neto. Eles moram perto de Londres, em um vilarejo muito bonito. O neto precisa ir para a Austrália tentar um tratamento novo que é gratuito, mas as passagens e a hospedagens não. O filho e a nora tem pouca paciência com a dedicada avó. Daquelas avós caseiras, carinhosas, que ganham prêmios em bingos, como muitos tem. Eles não conseguem empréstimo porque nem propriedade tem, vivem de aluguel. Essa dedicada avó, que não sabe fazer nada, tenta emprego em Londres, mas não tem experiência em nada, não é mais jovem. Acaba conseguindo trabalhar em um desses inferninhos sexuais de Londres.
Me emocionei várias vezes com a dedicação, carinho e coragem dessa avó. Lindo demais esse filme! A avó é interpretado brilhantemente pela Marianne Faithfull. Os outros do elenco são: Miki Manojlovic, Kevin Bishop e Siobhan Hewlett.

Youtube: Irina Palm Trailer




Beijos,

Pedrita