sábado, 1 de maio de 2021

Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba

Assisti a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba. Que maravilha! A Lei Aldir Blanc possibilitou essa preciosidade e auxiliar tantos artistas em várias áreas. Foram 130 eventos de 43 expositores, 14 artistas visuais, 7 oficinas de expositores, 8 oficinas de capoeira, ioga, danças africanas, ginástica, plantas comestíveis, tapeçarias, 37 apresentações musicais, 3 saraus; 5 grupos de circo, 6 grupos de teatro infantil e 6 contações de história. Mais de 220 artistas. Tinha música, oficinas, saraus, música, teatro, fotografia, artesanato, artes visuais, nossa, uma infinidade de vídeos que estão lá, disponíveis no youtube pra apreciação, tão eclético e tão mágico. Kleber Albuquerque fez um show, bem como Ellen Oléria, Marquinho do Pandeiro e Tuco Pellegrino, Serial Funkers, mas alguns disponibilizaram músicas como Rodrigo Régis, Elder Costa, Adolar Marin, VNKOF, Anette Camargo e Death Valley Stones. Em cada atração vou colocar o link do vídeo.

Os artistas falavam dos seus trabalhos, ou davam oficinas ensinando algum trabalho. Marina de Lourdes Ferreira falou da tradição familiar em crochê que era da avó e eles transformaram em objetos. Como a Oficina Kixou biscuit da Cristine Barros de Lima que ensinou a fazer chaveiro de bichinho ou do Ateliê da Liliane Alves. Ou a Oficina de Tapeçaria com a Anita Carvalho, uma das produtoras do evento junto com Leonete Accetto. Tem Oficina de Dança Africana com a incrível Fanta Konatê que disponibilizou ainda um de seus shows. Ou aula de ioga com Camila Cherene.

Tem várias atrações para crianças. Como o Flores, Pássaros e Canções da Flor de Crejoá, que graça. Também tinha uma banda infanto-juvenil de punk rock, Os Desconhecidos. Contação de Histórias com Sandra Gúzman e André Gonçalvez com A Pombinha e a Moura Torta. A companhia Navega Jangada também disponibilizou a peça A Pequena Semente do Tempo no site da feira. Eu comentei sobre a peça aqui.

Algumas músicas entraram nas minhas listas do Spotify, como a impactante Rodas de Márcia Cherubim, o Xote Pra Agradar Você de Rosana Pucchia e Davi Pasqua e Mar Inteiro do Marco Vilane.

Tem vídeos com fotos de Paranapiacaba como do Billy Albuquerque e do Edu Guimarães. É muito vídeo, muita arte, muito aprendizado, amei!
Vou por alguns vídeos, escolhi uns diferentes que comentei, bem menos que gostaria, mas se quiserem ver muitos outros é no Youtube da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba que vou deixar o link aqui.





 



 
 





Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 30 de abril de 2021

The Shadow Effect

Assisti The Shadow Effect (2017) de Obin Olson e Amariah Olson no TelecinePlay. No Brasil está com o péssimo nome de Sem Controle. Eu não presto atenção em filmes de aventuras e ação e os pôsteres são todos muito iguais. Eu zapeava e vi o Jonathan Rhys Meyers no elenco, eu adoro esse ator e foi na busca do now pra ver se eu achava o filme. O melhor é tentar ver o filme sem saber nada como aconteceu comigo. 

Comecei a ver então e tive uma grata surpresa. Gostei muito. Me prendeu tanto que vi praticamente em uma tacada só, o que é raro hoje em dia, eu vejo filmes parando e voltando mais vezes. Começa muito interessante, mas esquisito, o cara faz um projeto mirabolante pra a sua missão, mas ele se mata no local. Segue então para o protagonista em uma belíssima casa no campo, ele e a mulher tem uma hamburgueria em uma cidade pequena. Eles tem uma vida pacata e bucólica. Cam Gigandet está muito bem e sua esposa é interpretada por Brit Shaw.

Só que ele tem pesadelos horrorosos e passa sempre mal em um privada. Nos sonhos ele é sempre um assassino, só que ele sempre morre como a primeira cena do filme. Eu meio que adivinhei uma parte, mas longe de entender o todo que achei bem inteligente. Jonathan Rhys Meyers é o psiquiatra que a esposa indica para o marido tentar entender esses sonhos.

O trailer informa demais.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 29 de abril de 2021

A Noiva

Assisti A Noiva (2017) de Svyatoslav Podgaevskiy na Netflix. Mais um filme russo de terror. Não sabia que a Rússia fazia filmes de fantasminhas. Esse tem um problema de som terrível, vai ver que é por isso que alguns acabam sendo dublados em outros idiomas ou no português. Esse é bem clássico e bem mais ou menos!

O filme é  baseado naquela teoria antiga, logo que surgiu a fotografia, que as fotos tiravam as almas das pessoas. Tanto que antigamente muita gente não queria tirar fotos com medo de perder a alma. Começa no tempo antigo, na época do início da fotografia. Um fotógrafo fazia aquele truque de pintar olhos nos mortos pra fotografar, pra que eles permanecessem "vivos". Há um ritual com uma noiva virgem enterrada viva, para que um morto ressuscitasse nela. 
O filme vem para os dias de hoje e claro, tem uma noiva. O rapaz vai ver a família e a noiva insiste, ele não quer. E claro que é nesse casa que vimos o passado no começo. Acho que essa falta de previsibilidade que piora bem o filme. Mas eles solucionam razoavelmente, o finalzinho melhora um pouco e fica menos previsível. A noiva é interpretada por Viktoriya Agalakova. Gostei muito da personagem que faz a irmão do noivo, interpretada pela bela Aleksandra Rebenok. Lindas as crianças.

Eu ri muito comigo. O rapaz diz para a família que eles não vão ficar, que logo cedo eles vão embora. E eu falando pra moça fugir, se a moça ou o casal fugisse, não tinha filme, então não entendi porque eu torcia pra fuga deles.
O trailer parece bem emocionante, o filme é bem arrastado.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 27 de abril de 2021

Pacarrete

Assisti Pacarrete (2019) de Allan Deberton no Canal Brasil. Finalmente consegui ver esse filme. Marcélia Cartaxo arrasa. O filme é ela.

Cartaxo interpreta Pacarrete que vive na cidade de Russas no Ceará. A cidade vai fazer anos e Pacarrete quer fazer um balé para comemorar a data. Ela procura a Secretaria de Cultura para estar no evento de comemoração, mas acham que os moradores da cidade vão preferir uma festa, com forró. 
Estreando na pandemia, Pacarrete acaba representando a cultura que tenta na aridez mostrar que a cultura é importante. Pacarrete existiu realmente, foi bailarina, desenhava, tocava piano, respirava cultura. João Miguel interpreta o dono de uma loja, a irmã de Pacarrete é interpretada por Zezita de Matos, a empregada delas por Soia Lira.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Relatos do Mundo

Assisti Relatos do Mundo (2020) de Paul Greengrass na Netflix. Continuo vendo os filmes que concorreram ao Oscar. Esse começa demais e termina lindamente, mas o meio é bem forçado e arrastado. É baseado no livro de Paulette Jiles.

O personagem do Tom Hanks é um homem que viaja de cidade em cidade para ler notícias de jornais. Em uma dessas viagens se depara com um acidente e lá está uma jovem que só fala um idioma indígena. Ele a leva a uma cidade pra que encaminhem a família dela, mas o mesmo que acontece no filme À Beira do Caminho acontece aqui, ninguém quer saber de fato. Ele resolve então levar a menina. Como é filme de faroeste, falam que a trajetória é perigosa.
Aí começam uma sucessão de missões impossíveis. Ele tem uma arma só e poucas balas e uma criança. Interminável a luta com três homens muito armados e experientes. E claro, os dois ganham, como assim? E tudo acontece. Os índios famélicos doarem um cavalo é muito surreal. Helena Zengel simplesmente arrasa! O filme é ela! Que interpretações! Ela é uma atriz alemã.

Beijos,
Pedrita