sábado, 1 de outubro de 2016

The Walking Dead - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada de The Walking Dead (2010) de Frank Darabont no Now. Nesse período complexo econômico, perguntei as minhas amigas indicações de séries para assistir. Estranhei que a Marion indicou essa, ela não costuma gostar de obras com zumbis, mas ela disse que é porque a série tem um ótimo roteiro e está certa. Ela falou da série aqui.

É bem americano não colocar os negros nas fotos do elenco. O IMDB também costuma colocar os negros no final. Nosso protagonista é um policial. Ele é baleado, quando acorda no hospital está sozinho e o hospital está tomado de zumbis. Ele quer localizar a esposa. Ele é interpretado por Andrew Lincoln. Sua esposa por Sarah Wayne Callies. O filho deles por Chandler Riggs. Seu parceiro por Jon Bernthal.

Claro, como os zumbis são pessoas que foram atacadas e depois de mordidas atacam e o humano vira zumbi, o elenco muda muito: Steve Heun, Seth Gilliam, Jeryl Prescott, Danai Gurira, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Melissa McBride, Norman Reedus, Andrew Rothenberg, Juan Gabriel Pareja, Michael Rooker, Noah Emmerich, Maia Moss-Fife, Emma Bell e Chris Burnes. E é muito bem realizado. As pessoas estão no limite. Em alguns momentos conseguem um pouco de sossego, de viver com o mínimo de conforto, mas tudo muda muito rápido. Então todos se transformam emocionalmente também. Sem falar nos desajustes que ficam mais evidentes em momentos de tensão. É bom o roteiro porque mantém vários suspenses.

 Inicialmente não sabemos se o policial vai encontrar a sua esposa e se ela está viva. Há vários outros suspenses que seguram bem a trama. Acho que o bom de uma série como essa é que o ator pode pedir pra sair.  É mais fácil criar rotatividade e ter elenco convidado. Acho que isso só interfere menos nos protagonistas. The Walking Dead ganhou Globo de Ouro de Melhor Série - Drama e Emmy de Melhor Maquiagem em 2011.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Uma Promessa

Assisti Uma Promessa (2013) de Patrice Leconte no Max. Quando eu vi as chamadas quis ver, mas só depois de ver que li que é com esse diretor que adoro. E só depois também que vi que é baseado em uma obra do Stepan Zweig que tanto quero ler. O Max tem dois filmes com o mesmo nome, então as informações que aparecem na grade desse filme é de outro, então os dados não batem.

Uma Promessa é um belíssimo filme de época. Começa antes da guerra. Um jovem órfão consegue um emprego em uma grande empresa. Inteligente, ele logo ganha um cargo de confiança do dono da empresa. E muito rapidamente descobre que esse diretor está muito doente. Por orientações médicas só pode trabalhar em casa e ficar de repouso a maior parte do tempo. O secretário passa a frequentar a casa dele.

E se apaixona pela esposa dele. Uma Promessa é um filme delicado, muito bonito. Lindo o ator que faz o rapaz Richard Madden. Alan Rickman faz o marido doente. E a belíssima esposa é interpretada por Rebecca Hall. O filho do casal é interpretado por Toby Murray.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Terapia Sexual

Assisti a peça Terapia Sexual de Beneh Mendes no Teatro Bibi Ferreira. É uma comédia sobre um casal em crise. A esposa faz terapia convencional há anos mas não resolve as dificuldades de seu relacionamento. A psicanalista indica então um terapeuta sexual.

O casal está naquele momento complicado da relação, quando um implica com o outro o tempo todo, critica o outro. Sempre brigando, provocando, apontando defeitos. Não há espaço para o afeto, o amor e em consequência o sexo. Muito delicada a peça e a forma como aborda o tema. Aos poucos o terapeuta vai falando da importância do carinho, de olhar no olho, de ouvir o outro. Na parte sexual fala que tentem descobrir as fantasias um do outro. É bem feita a cena da realização da fantasia. A esposa tenta realizar a fantasia do marido e ainda sem a intimidade retomada, começa bem mas desanda. Só com a volta da cumplicidade, afeto e diálogo é que o relacionamento volta a ser afetivo e a sexualidade retoma. Adoro o ator que interpreta o terapeuta, Beto Nasci, e lindo o texto final quando ele fala que respeito é a base das relações, não só entre casais, mas com a mãe, amigos, no trabalho. Realmente respeito é a chave para os relacionamentos e o quanto está em falta hoje em dia.
Foto de Priscila Rossignoli

Gostei bastante dos atores que interpretam o casal. Ela é Kamilla Bielawski e ele Murilo Cézar. Terapia Sexual fica em cartaz até 29 de outubro.

Foto de Luiggi Francesco

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 27 de setembro de 2016

O Lobo Atrás da Porta

Assisti O Lobo Atrás da Porta (2014) de Fernando Coimbra no HBO On Demand. Eu cheguei até a programar o dia e a sessão que ia ver nos cinemas, mas não consegui. Gostei muito, é um excelente suspense, mas não concordo com o nome. Sei que estragaria o suspense se fosse os lobos atrás da porta, mas são dois lobos.

Eu adoro os três atores principais do elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabíula Nascimento. Começa com a mãe indo buscar a filha na escola e descobre que uma mulher ligou passando-se por ela, dizendo que estava doente e que uma vizinha ia buscá-la. Ela e o marido vão depor na delegacia para tentar achar a filha.

Vou falar detalhes do filme: O personagem do Milhem Cortaz comete uma sucessão de violências com a amante que nem sabia que era amante. Primeiro ele mente que é solteiro, ela descobre da pior forma. Eu acho que cada casal cria os seus próprios códigos. Há casais que tem a relação aberta, mulheres que fingem não saber as traições, casais monogâmicos. Cada parceiro que quebra esse código é adulto o suficiente para arcar com as consequências sem culpar o outro. O protagonista, depois de enganar a moça, fica furioso que ela depois de saber que ele é casado, ela quer conhecer a rival. Foi o marido que expôs a mulher a a filha tendo uma relação extraconjugal. E quando descobre que a amante se aproximou da esposa e da filha com outro nome, espanca violentamente a amante e quase e estupra. Vendo-a chorar muito, ele ainda a ameaça.
Mas a violência desse homem não para aí. Ele deveria proteger a esposa, mas aceita transar sem camisinha acreditando que a moça toma pílulas. Ele deveria proteger a esposa com preservativos de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez e ele é adulto o suficiente para saber disso. Ele aceita muito facilmente não usar preservativos expondo a esposa a alguma doença. Quando a amante diz que está grávida e vai ter o filho, ele também é responsável. E aí ele faz algo tão monstruoso que é assustador. Ele diz que precisa ter certeza porque um exame de farmácia não é certeza, concordo. Leva a moça a um médico. Lá o médico e ele dopam a moça e a violentam, praticando um aborto nela sem o consentimento dela. E ele leva a moça ainda meio dopada, para a porta da casa em que ela morava com a família. Monstruoso. 

Infelizmente essa moça resolve levar a risca o termo olho por olho, dente por dente. Como arrancaram dela e mataram o filho dela dentro da barriga, ela mata a filha dele. Sim, é monstruoso, ainda mais a frieza dela na realização do assassinato. Mas todos sabem que uma mulher que tem um filho, após um parto, tem depressão pós parto. Imagino que após um aborto também. Há uma mudança hormonal muito expressiva. E também ela sofreu uma sucessão de violências. Os dois, ele e ela são monstruosos. Triste essa esposa e essa criança que ficam a mercê da maldade dessas pessoas. Elas são as verdadeiras vítimas dessa história. Espero que a esposa consiga se afastar desse monstro. 

Participam: Tamara Taxman, Juliano Cazarré, Paulo Tiefenthaler, Thalita Carauta e Isabelle Ribas. O Lobo Atrás da Porta ganhou inúmeros prêmios: Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) – Brasil 2014 - Melhor Roteiro. 16º Rencontres du Cinema Sud-Americain de Marseille – França 2014 - Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Atriz. Festival de Cine Global Dominicano – República Dominicana 2014 Mejor Ópera Prima (Melhor Primeiro Filme). Festival Internacional de Cine en Guadalajara – México 2014 - Prêmio de Melhor Diretor. Mostra de Cinema Latinoamericano de Cataluña - Espanha 2014 Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Atriz. 6° Festival Internacional de Cine de Santander – Espanha 2014 - Mejor Película Selección Oficial Internacional. Festival du Cinema Latino-Americain de Montréal - Canadá 2014 - Melhor Filme. 31st Miami Film Festival – EUA 2014 - Prêmio de Melhor Filme e Melhor Diretor. 15º FESTIVAL DO RIO – Brasil 2013 - Melhor filme de ficção e Melhor Atriz. FESTIVAL LATINOAMERICANO DE HAVANA – Cuba  2013 - Prêmio Coral de Melhor Primeiro Filme. 61º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE SAN SEBASTIÁN – Espanha 2013 - Prêmio de Melhor Filme - Horizontes Latinos. Seleção Oficial 38th Toronto International Film Festival - Toronto 2013 - CONTEMPORARY WORLD CINEMA. Seleção Oficial 9th Zurich Film Festival – Suíça 2013. 37ª Mostra Internacional de São Paulo – Brasil 2013. IX Panorama Internacional Coisa de Cinema – Brasil 2013. IV Janela Internacional de Cinema do Recife – Brasil 2013


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Águas do Alto Tietê

Fui ao lançamento do livro Águas do Alto Tietê na Biblioteca Mário de Andrade. Inicialmente os autores Arnaldo Sérgio Kutner, Marco Antonio Palermo e Renato Mattos Zuccolo deram uma palestra sobre o livro que é escrito por engenheiros e geólogos que estudaram por anos as questões hídricas do Alto Tietê. Falaram do tamanho, que corta todo o estado de São Paulo, da complexidade.

Também participou da palestra o compositor brasileiro Ronaldo Miranda que falou do recital que aconteceu em seguida. O grupo pediu que Ronaldo Miranda compusesse uma obra sobre o Tietê baseado no texto de Mário de Andrade. Miranda falou da complexidade que é compor uma obra com base em um texto de natureza modernista. Eu gostei demais. Os músicos foram Luciana Bueno, canto, Ricardo Ballestero, piano, Luís Afonso Montanha, clarineta e Ricardo Bologna, vibrafone. Eu adoro esses músicos, a obra é linda. No livro há o CD com essa obra. Montanha e Bologna interpretaram ainda a Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa-Lobos para clarineta e vibrafone, muito linda essa versão.

Luciana Bueno e Ricardo Ballestero ainda interpretaram algumas canções de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone. Músicas com textos de Mário de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Manuel Bandeira. O recital foi gratuito. Lindo demais!

Os vídeos não são da apresentação. São com músicos, composições relacionados ao recital.


Beijos,
Pedrita