sábado, 3 de julho de 2021

O Príncipe Maldito de Mary Del Priore

Terminei de ler O Príncipe Maldito (2007) de Mary Del Priore da Objetiva. É sobre o neto de Dom Pedro II, Pedro Augusto, cotado para ser o novo Imperador, mas que não assumiu porque veio antes a Proclamação da República. Eu li Barbas do Imperador sobre Dom Pedro II e A História da Princesa Isabel. No tempo que ainda íamos em teatro, eu achei em uma barraquinha na Praça Roosevelt livros pra vender e achei esse. Parece até que não foi lido. Comprei por R$ 10,00.

O marcador de livros é um tapetinho que comprei em uma feira do imigrante na barraca da Hungria.

Foto de Otto Hees

Apesar de ter lido os outros livros, esse foca em outros aspectos. Primeiro fala do nascimento dos herdeiros. Como no livro da Isabel, o marido dela, o Conde D´Eu, era odiado. Também não gostavam do casal que era muito religioso. E Isabel contrariou o pai e fez a abolição, sim, por pressão, mas ela e o marido eram abolicionistas. Isabel era a tia de Pedro. Ele não gostava da tia.
Enquanto a Princesa Isabel assinava a Abolição, Dom Pedro II e o neto, aos 24 anos, viajavam pela Europa. O avó se interessava por ciências e pesquisas, e o neto por política. Surgiram pretendentes a Pedro Augusto, mas eles não concordavam com os termos do contrato, então não se casou. A família real volta ao Brasil quando os republicanos estão preparando o golpe, visualmente ele lembrava muito o avô que era adorado. A família real é ovacionada, todos adoram Pedro Augusto. Uns 15 dias após a Proclamação da República seria aniversário do avô, e Pedro Augusto acreditava que a tia abdicaria do trono a pedido de Dom Pedro II e Pedro Augusto seria o Imperador.
Foto da saída do Brasil

Após a Proclamação da República, insistem que a família real saia de madrugada, em silêncio, para evitar conflito. Os monarquistas nunca entenderam porque a família Real não lutou para ficar no poder. Depois os monarquistas tentaram trazer um neto de Dom Pedro II ao Brasil que nem conseguiu descer do navio. Pedro Augusto se desestabilizou já no navio, passou a ter mania de perseguição e passou o resto de sua vida indo a sanatórios, tentou suicídio inclusive, mas morreu com mais de 60 anos em um sanatório.
Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Ghost Lab

Assisti Ghost Lab (2021) de Paween Purijitpanya na Netflix. Fim de semana é hora de fantasminhas! Ri muito que a primeira frase do filme é: "Você acredita em fantasmas?" hahahahahaha. E claro que eu disse não, mas eu não perco um filme de fanstaminhas hahahahahaha.

Dois jovens médicos resolvem investigar a vida após a morte. Um está com a mãe em coma no hospital e o outro viu o pai na infância após ele morrer. Tinha hora que eu achava que o filme ir ficar naquilo e um minuto depois dava uma guinada, sim, o filme tem inúmeras reviravoltas, que roteiro inteligente. E claro, as pesquisas vão saindo muito do controle. O filme debate muito pesquisa, loucura, ética, absurdamente inteligente, vai muito além do previsto nos debates, é incrível. Ótimos os dois médicos lunáticos: Thanabop Leeratanakachorn e Paris Intarakomalyasut.
Por umas fotos de bastidores o filme foi gravado na pandemia. É possível mesmo porque o filme é praticamente os dois sozinhos. Quando aparece alguém é sempre muito longe e muito raramente.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Dark - 3º Temporada

Assisti a 3º Temporada de Dark de Baran Bo Odar na Netflix. Essa série é incrível. Essa temporada é ótima mas alongada um pouco demais. Cansa bastante o excesso de foco no casalzinho protagonista, em vários mundos, muitos diálogos repetidos de amor, o que não é uma característica da série.

Sim, esse caso de amor é fundamental para a compreensão da trama, mas sim, nós já entendemos desde a primeira temporada esse amor. Eu ficava sempre na dúvida quem era bom ou mal. Sempre achava que Adam (Dietrich Hollinderbaumer) tinha ficado mal e amargo, mas ficava na dúvida se ele tinha feito maldades. Era difícil aceitar que Jonas (Louis Hofmann) tinha se tornado um homem mal.

Eu achava que o início de tudo seria quando Mikkel (Dann Lennard Liebrenz) passasse para o passado e tudo se misturasse. E que consertando esse fato tudo voltaria como era e Jonas nem existiria. A série mostra que o início foi com Tannhaus (Christian Steyer), que após perder a família em um acidente em um dia de chuva depois de uma discussão, ele cria o equipamento que abre portas para outros mundos, sim, são três mundos e não dois como pensávamos.

Quando Claudia (Lisa Kreuser) conta para Adam que na tentativa de consertar o erro, ele embaralhou mais os mundos. Que a única forma é ir na origem, onde tudo começou, com a primeira máquina do tempo. E Adam começa a procurar Jonas jovem e convencê-lo e a desfazer de fato tudo.

É muito triste ver Jonas e Martha (Lisa Vicari) desintegrando. Sim, eles iriam continuar a existir, mas sem suas vidas mexidas, como o tempo faria naturalmente acontecer e ninguém, nem nós, sabemos como seria. Vários outros personagens também teriam histórias diferentes. Todos os quadros de estudos de quem é quem, nos inúmeros passados, presentes e futuros desintegraram, inclusive o meu, nem dava mais para analisar os desmembramentos. 
Todas as postagens da série estão aqui.
O 007 me avisou que eu assisti o último episódio da terceira temporada exatamente um ano depois da estreia e que era exatamente a data do Apocalipse.


Beijos,
Pedrita

domingo, 27 de junho de 2021

Quem Você Pensa Que Sou

Assisti Quem Você Pensa Que Sou (2019 de Safy Nebbou no Telecine Cult. Vi que esse filme com a Juliette Binoche ia passar bem tarde no Telecine, coloquei pra gravar. Que filme genial e interessante!


 

A protagonista está transando com um homem mais jovem (Guillaume Gouix), mal termina e ele vai se despedir. Ela diz que ele combinou de passar o fim de semana com ela, ele é indelicado várias vezes, principalmente sobre a idade dela. 

Ela tenta adicionar no Facebook o companheiro (François Civil) de apartamento do rapaz que não aceita. Ela cria um perfil de uma jovem de 24 anos, ele aceita e eles começam um intenso amor virtual. A atriz que ela coloca a foto é Marie-Ange Casta. Após o desfecho do relacionamento, ela escreve um livro com outro desfecho. Há muitos desdobramentos e surpresas.

Nicole Garcia interpreta a psiquiatra e terapeuta da protagonista.
Beijos,
Pedrita