sábado, 14 de novembro de 2009

1972

Assisti 1972 (2006) de José Emílio Rondeau no Cinemax. Eu tinha gostado muito do trailer, infelizmente não achei o trailer que vi, só outro mais convencional. O que vi era todo psicodélico, com uma ótima edição, instigante. Tinha uma certa curiosidade em ver esse filme. É uma história de amor ambientada em 1972. Uma jornalista que gosta de escrever sobre rock e um músico. Ela da Zona Sul do Rio de Janeiro, ele da periferia. Gostei, mas tem alguns momentos perto do final que ficaram muito forçados e esquisitos. A cena armada na festa parecia novela. E o tenente voltando ao quartel, parecia uma ditadura romanceada.

Gostei demais dos jovens do elenco. Bonitos e talentosos. O casal protagonista é ótimo: Rafael Rocha e Dandara Guerra. Os outros são: Fábio Azevedo, Bem Gil, Dudu Azevedo, Débora Lamm, Lúcio Mauro Filho, Tony Tornado, Louise Cardoso, Marcelo Faria, Elizângela e Cláudio Gabriel. Gostei muito dos figurinos da Karla Monteiro.


Youtube: 1972 O filme


Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Misto-Quente


Terminei de ler Misto-Quente (1982) de Charles Bukowski. Esse é mais um dos livros que minha irmã me emprestou. Gostei muito, nunca tinha lido nada desse autor, é dessa edição da capa da foto, publicada pela L&PM. Agora achei na FNAC por R$ 15,60 e vi que chega no máximo a R$ 19,50. Parcialmente biográfico, Charles Bukowski conta a história de um garoto que nasceu na Alemanha e veio aos 3 anos para os Estados Unidos. De família pobre, sofreu muito na mão de um pai violento e irrascional. Ele espancava regularmente o filho.

Misto-Quente fala de famílias pobres que perderam os seus empregos na época da recessão. Fala dos colégios, da violência nas escolas e nas ruas, da intran-sigência familiar, famílias desestruturadas. Fui olhar fotos de Charles Bukowski na internet e realmente parece que ele sofreu com problemas de espinhas. No livro, Charles
Bukowski fala de um tratamento gratuito que o personagem participou como experiência. Um tratamento doloroso, desumano, assustador. Fiquei impactada com o texto de Charles Bukowski, não dá pra ficar indiferente a tanta violência na sociedade e acabei refletindo muito sobre as consequências desses atos, embora não acredite em consequências lineares.


Anotei alguns trechos de Misto-Quente de Charles Bukowski:

“A primeira coisa de que me lembro é de estar debaixo de alguma coisa.”

“Sábado? Não havia a mínima chance de que eu pudesse ir. Era dia de cortar a grama. Eu tinha que cuidar dos fiapinhos. (Eu nunca conseguia eliminá-lo por completo.) Praticamente todos os sábados eu apanhava com o amolador de navalha porque meu pai encontrava um fiapo. (Também apanhava durante a semana, uma ou duas vezes, por outras coisas que eu deixava de fazer ou não fazia corretamente).”


Youtube: Charles Bukowski "Bluebird."


From Mata Hari e 007


Beijos,

Pedrita

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Assisti Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) de Chris Columbus na HBO. Isso mesmo, eu nunca tinha visto o primeiro da série. Tinha só visto uns dois espalhados. Foi divertido ver o Daniel Hadcliffe tão novinho, bem como os seus amigos Rupert Grint e Emma Watson. Realmente a história do Harry Potter é muito triste e ter que viver com aquela família que tanto o maltratava, o tratava como empregado da casa, é revoltante. O roteiro baseado nos livros de J. K. Rowling é sempre ótimo.

Os efeitos especiais são muito bons e gosto muito do elenco: Richard Harris, Maggie Smith, Alan Rickman, Ian Hart e John Hurt.

Youtube: Harry Potter and the Sorcerer's Stone Trailer




Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Dona da História

Assisti A Dona da História (2004) de Daniel Filho no Canal Brasil. Eu tinha amado a peça e gostei do filme. O texto da peça de João Falcão é muito bom. Uma mulher está em crise, começa a questionar sua vida, suas escolhas e resolve se separar depois de muitos anos de casamento. Nas reflexões acaba se deparando com ela mesma jovem, que pergunta se é assim que ela vai ficar e começa a querer mudar o passado pra mudar o futuro. As duas são interpretadas pelas ótimas Marieta Severo e a Débora Falabella. O marido é o Antonio Fagundes e o jovem o Rodrigo Santoro.

Eu adorei quando a jovem desiste de casar e passam anos e nossa protagonista está como balconista de uma loja de vídeos, vive em um quartinho. Aí a jovem decide ir a festa e a outra casa com um ricaço e fica perua. As mudanças são divertidas. Adorei os figurinos de Bia Salgado. Ótimos atores fazem participações especiais: Fernanda Lima, Daniel Oliveira, Marcos Oliveira, Rodrigo Penna, Giuliam Gam, Gabriel Braga Nunes, Ana Furtado e Bianca Bynton.

Youtube: A Dona da História - trailer





Beijos,

Pedrita

domingo, 8 de novembro de 2009

Entre o Amor e a Morte

Assisti Entre o Amor e a Morte (1950) de Michael Gordon no Telecine Cult. Ótimo filme com os belíssimos Ida Lupino e Stephen McNally. Começa com a protagonista de dia em um carro desgovernado que cai no rio. Depois a polícia tentando achar o corpo. E essa mulher começa a narrar sua história. Fascinante! Esse filme tem uma fotografia maravilhosa! Outros atores que aparecem são Howard Duff e a belíssima atriz Peggy Dow. É uma trama toda intrincada. Essa mulher é filha de um empresário, dono de uma indústria. Ela teve um romance com um funcionário de confiança, mas eles não estão mais juntos, ela ainda gosta dele. Seu pai morre em um acidente na fábrica e eles se reaproximam até o casamento. Os figurinos são belíssimos!


Beijos,

Pedrita