sábado, 12 de outubro de 2019

As Herdeiras

Assisti As Herdeiras (2018) de Marcelo Martinessi no Canal Brasil. Eu já tinha ouvido falar nesse filme que vem ganhando prêmios pelo mundo e queria muito ver. Coloquei pra gravar. Recentemente passou no Telecine Cult. Duas mulheres que já foram abastadas, estão com sérios problemas financeiros. Elas vendem os objetos de casa.

Até que uma delas é presa pelo não pagamento das dívidas. A que é presa é a que decidia tudo, mandava em tudo e todos. A outra fica sozinha com a empregada na casa enorme e cheia de regras.

As vizinhas começam a pedir a que fica que as levem em lugares. Por ela ser muito paciente e silenciosa, muitas outras pessoas começam a pedir. E ela começa a ganhar dinheiro com isso, mas principalmente, começa a se redescobrir, a descobrir a liberdade. Que roteiro original e delicado. A empregada, silenciosa também, apoia essa mulher que parece ter sido oprimida e coordenada pelos outros por anos. Ana Brun está impressionante, porque a personagem quase não fala. A bela Ana Ivanova é uma das que pede os trabalhos da motorista. A companheira autoritária é interpretada por Margarita Irùn. E a empregada por Nilda Gonzales.

As Herdeiras ganhou vários prêmios como no Festival de Berlim, em Cartagena, no Festival de Gramado, Festival de Sidney, entre tantos outros prêmios.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Dalí

Assisti a peça infantil Dalí da Sabre Luz de Teatro na sede do grupo Refinaria Teatral. Que preciosidade! Joyce Guimarães e Cristiano Salomão interpretam esse gênio da pintura e outros personagens em uma montagem lúdica e mágica. Nessa foto, Dalí vai ao psicólogo entender o que tem dentro da cabeça.

Que aflição quando um se transforma em um baratão! Garcia Lorca aparece. Depois, a mulher, a musa com quem Dali se casa.

As fotos são de Ana Szcypula

Duas obras são apresentadas na peça o Ovo e o Relógio.

A peça foi gratuita e estava inserida na 2ª Mostra de Teatro da Vila Aurora na sede do grupo Refinaria Teatral que vai até 27 de outubro. A programação tem uma gama enorme de eventos, oficinas, palestras e muitas, mas muitas peças, tudo de graça.

O vídeo é do espetáculo Dalí em outro espaço.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Maus Momentos no Hotel Royale

Assisti Maus Momentos no Hotel Royale (2018) de Drew Goddard no Telecine Pipoca. Esse filme quase ficou secreto. Estreou, mas não entrou no Now. Eu esperei passar de novo e gravei. Mesmo vendo no Pipoca consegui colocar no som original. O diretor é mexicano e também assina o roteiro. É uma preciosidade. O começo então é muito mágico!

Hóspedes vão chegando no Hotel Royale praticamente abandonado. Um funcionário (Lewis Pullman), jovem demais, faz tudo, recepção, faxina, refeições, Os personagens que mais amei são o padre (Jeff Bridges) e a cantora, Cynthia Erivo, incrível como essa atriz vem se destacando, e como canta. 

Um terceiro hóspede chega (John Hann), ele ignora a cantora. Só cumprimenta o padre e depois ainda a desrespeita.

A última hóspede do grupo chega (Dakota Johnson). Ela parece sozinha mas descobrimos que ela sequestra outra mulher (Cailee Spaeny). Todos carregam mistérios. Quando outro personagem aparece (Chris Hemsworth), o filme fica parecido demais com os Oito Odiados e fica um pouco forçado. Mas gostei muito mesmo assim. A trilha sonora é ótima, sem falar nas músicas que a Cynthia canta ao vivo.


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A Cidade de Dentro

Assisti a peça infantil A Cidade de Dentro da República Ativa de Teatro no Teatro Alfredo Mesquita. A direção é de Eliana Monteiro. O grupo continua montando peças no projeto Sonhos em Tempos de Guerra, para pensarmos sobre os dias tumultuados de hoje. Agora eles pensam sobre as cidades e sobre as cidades que existem dentro de nós. No elenco estão Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves.

Os personagens falaram muito dessa insanidade de vivermos só para o trabalho, para podermos dar tudo o que pudermos aos nossos filhos, menos tempo e amor. Vivemos sobrecarregados, cansados e irritados. O próprio prefeito se vangloria de ter sido pró ativo desde criança quando já ajudava o pai na venda, de trabalhar na adolescência. Na peça, a criança parece não ter direito a ser criança, a ter uma infância feliz, a brincar livremente sem roteiros, a ter pais presentes.

Fotos de Daíse Neves
De cortar o coração a criança que só quer ter, ama seus ursinhos de pelúcia, até ser estimulada por propagandas que há outro maior que ela não tem e o dinheiro acabou. Tudo é descartável e sem valor. Ou o momento da invisibilidade, da pessoa que vive nas ruas e é ignorada. A cidade perfeita busca controlar tudo, delimitar tudo, decidir tudo pelo outro, que por falta de tempo, nem questiona, ou busca uma vida mais feliz. A Cidade de Dentro fica em cartaz até 27 de outubro, e o mais incrível, é de graça!

Beijos,
Pedrita

domingo, 6 de outubro de 2019

Broadchurch

Assisti a 1ª Temporada de Broadchurch (2013) na ClaroTV.  A direção e texto é de Chris Chibnall. Soube dessa série pelo Canal Like mas o primeiro episódio dava erro no Now, até liguei pra Net, mas não conseguiram resolver e fiquei com preguiça de ver no computador. Detesto ver filmes, séries, novelas, pelo computador. Meses depois resolvi olhar de novo e entrou. Vai ver que mais gente reclamou. Tem mais uma temporada disponível na ClaroTV, vi no IMDB que tem uma terceira, mas ainda não está disponível no canal.

É uma boa série do gênero de investigação. Um garoto de 11 anos  (Oskar McNamara) é achado morto na praia, a família fica destroçada (Jodie Whitaker, Andrew Buchan e Charlotte Beaumont). Gostei que a mãe fica com muita raiva e sai para correr diariamente pra suportar a raiva e a dor. A série abusa um pouco do recurso de fazer todos serem suspeitos. Ok, o intuito é descobrir quem matou o garoto e porquê, mas achei a série muito conivente com comportamentos bem inadequados de alguns moradores de Broadchurch, uma pacata cidade, onde nada acontece. Não há lazer no local, o lazer é ligado aos pontos turísticos, andar de barco, ir na praia, mas não tem cinema, teatro, não vi as pessoas lendo, com bibliotecas em casa, bem alienados. Na falta de atividades culturais, há umas atividades abomináveis clandestinas como ir matar faisões. Os ingleses são muito condescendentes com a caça. E não sabia que eram mais liberais na questão da infância e adolescência. Os ingleses podem namorar um jovem de 16 anos, mesmo que tenham mais de 40 anos, a lei só proíbe se tiver 15 anos. Boa parte dos países só autoriza após os 18 e tem ressalvas quando a diferença de idade é muito grande.
Os dois investigadores são Olivia Colman e David Tennant. Ela é da cidade pequena do ocorrido, conhece todo mundo, mas não tem experiência nesse tipo de assassinato já que a cidade é pacata, aparentemente pacata. Ele vem de outra cidade e tem mistérios também. A série fala bastante de jornalismo, principalmente o sensacionalista. E das pessoas que tentam se promover na tragédia. Alguns outros do elenco são: Jonathan Bailey, Vicky McClure, Arthur Davill, Carolyn Pickles, David Bradley, Matthew Gravelle, Adam Wilson, Joe Sims, Simone McAullay, Pauline Quirke e Jacob Anderson.

Beijos,
Pedrita