sábado, 12 de novembro de 2022

Santo

Assisti a série Santo (2022) de Carlos López na Netflix. Eu tinha lido e visto entrevistas do Bruno Gagliasso sobre esse trabalho e estava curiosa. É uma série curta de 6 episódios, cheia de tensão, filmada no Brasil e na Espanha. A direção é de Vicente Amorim.

Bruno Gagliasso é um policial brasileiro. Lindas as locações em Salvador. Ele é religioso em fé de matriz africana. A equipe policial investiga o Santo que ninguém sabe quem é. 
As investigações apontam para a Espanha, e a equipe se une a de lá com os atores Raúl Arévolo e Greta Fernández.

Logo no início a trama passa a ir e vir no tempo. O personagem do Gagliasso é achado em um fosso, como um bicho, atordoado, sem saber o que aconteceu e com cortes nos olhos. No elenco ainda estão: Victoria Guerra, Antonio Grassi e Núria Prims.
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Esposa de Aluguel

Assisti Esposa de Aluguel (2022) de Cris D´Amato na Netflix. Que graça de filme! É uma simpática comédia romântica com roteiro de Luanna Guimarães.

A mãe descobre que tem pouco tempo de vida. Ela é a maravilhosa Patrycia Travassos. Ela tem vários filhos, três mulheres já ajeitadas na vida e um filho nem nem, ele vive com ela e não faz nada. Não trabalha, é um solteirão convicto, cheio de regras pra não se apaixonar. Caio Castro está ótimo. A mãe pede que ele prometa que antes dela ir ele se case. Óbvio que ele quer atender a mãe, mas quer não casar de fato, então contrata uma esposa de aluguel. Adoro a Thati Lopes e ela está ótima.
Mariana Xavier é uma das filhas e tem quase certeza que o irmão está mentindo. Então ela o fica vigiando.

Eu adorei o figurino que ela usa para ser apresentada a família. Tudo é muito lindo, as locações, figurinos, tudo é muito lindo e colorido.
Polliana Aleixo está no elenco, bem como Danilo de Moura, Danielle Winnits, Gabi Lopes, Brunna Louise, Fafá Rennó, Carlos Takeshi, Arthur Kohl, Jairo Pereira, Flávio Pardal e Márcia Manfredini.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Awá - Tecendo Fios de Ouro

Assisti ao espetáculo Awá - Tecendo Fios de Ouro da Cia Quatro Ventos no Teatro Alfredo Mesquita. A direção é de Giselda Perê e a direção musical de Girlei Miranda. Que espetáculo poético e lindo!

Fotos de Nah S Prado

A companhia é uma coletiva de mulheres. A encantadora história é de Onijasé e fala de ancestralidade, das tradições e ações que passam de geração em geração pela oralidade. Awá significa Nós em Iorubá. A peça é musical, então algumas canções são em Iorubá! Eu queria muito cantar com elas, mas preciso da letra pra conseguir cantar junto. São belas demais as canções. As ótimas atrizes são Emily Meirelles, Jessica Oliveira, Lua Porto e Luana Gonçalves e as convidadas, Ellen Rio Branco, Giselda Perê e Thábata Wbalojá. Os cenários e figurinhos são de Eliseu Ribeiro. Há vídeos com narrador, com lembranças. Há música ao vivo com Bárbara Magalhanis, Mica Matos e Sandra Cavalcanti. Mas tem também música gravada. São muitas formas de narrativas.

Como infelizmente acontece em muitas famílias, as figuras masculinas são praticamente ausentes. Como conta a personagem, o pai saiu pra comprar algo e nunca mais voltou. Ela conta sobre a sua infância, que é diferente das crianças de pele de outra cor, ela tem muitos afazeres domésticos. Mas sempre estudou. Depois, adulta, ela se casa, mas o marido começa a implicar com o trabalho dela e eles se separam. A ancestralidade delas está ligada à tecelagem. 

Ficam então as duas filhas e mais uma adotiva. A história é linda demais! Cheia de metáforas, tradições e muita música. Me emocionei muito. Essa cena das mulheres unidas é tão inspirador, o amor é sempre inspirador.


Tem mais um fim de semana de Awá - Tecendo Fios de Ouro no Teatro Alfredo Mesquita, depois vai para o Teatro João Caetano. A temporada é até 27 de novembro. Sempre gratuito! 
Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Enola Holmes 2

Assisti Enola Holmes 2 (2022) de Harry Bradbeer na Netflix. Eu adorei o primeiro, logo fui ver esse e é uma graça como sempre. Amo essa personagem. É baseado na série de livros de Nancy Springer. Millie Bobby Brown é sempre ótima.

É um tempo difícil para as mulheres. Enola tenta ter clientes para investigar, mas todos a acham muito  nova, ou porque é mulher, quando ela está desistindo, uma criança a contrata, isso mesmo, para saber sobre a irmã que desapareceu.

A investigação dela se mistura com a do irmão (Henry Cavill). Amei que no final ele quer sociedade com ela e ela diz que seria sempre a sombra dele. E é fato! 

Enola é de uma família de mulheres fortes, que se rodeiam de mais mulheres fortes, que se apoiam, ajudam, é inspirador. Sua mãe é interpretada pela Helena Bonham Carter, sua amiga por Susan Wokama.

É um filme muito feminino. As mulheres eram exploradas em uma fábrica de fósforos. E conta um fato histórico da greve de mulheres em uma fábrica de fósforos em 1888, onde trabalhavam de modo desumano e ainda se contaminavam com as substâncias da confecção dos fósforos. Desse núcleo estão: Serrana Su-Ling, Abbie Hern e Hannah Dodd. Outros do elenco são: Sharon Duncan-Brewester, David Thewlis, Louis Partridge, Adeel Akhtar e Himesch Pattel.
Beijos,
Pedrita