quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Menino do Pijama Listrado

Assisti O Menino do Pijama Listrado (2008) de Mark Hermann no HBO Plus. Fazia tempo que via esse filme na programação, não sabia do que se tratava porque não li o livro de John Boyne. Não é um grande filme, mas tem alguns méritos, um deles é colocar a Segunda Guerra sob a perspectiva de um garoto e ir criando o que poderia ser pelo olhar de uma criança. Outro mérito é economizar nas emoções. Tudo é bem enxuto. É um pouco inverossímel e improvável. Seria muito difícil que uma criança em um campo de concentração conseguisse continuamente se ausentar e sentar em um muro. O engano final também é bastante improvável. Se tivesse sido tão fácil entrar e sair dos campos de concentração, aquelas pessoas que tanto sofreram, conseguiriam fugir. Mas infelizmente os campos de concentração eram ferozmente vigiados, sadicamente vigiados que seria muito difícil duas crianças se encontrarem regularmente sem o que estava dentro do campo não sofrer violências.

Um oficial nazista tem que se mudar para o campo e resolve levar a sua família. Logo percebemos que a casa fica perto de um campo de concentração. O menino é interpretado muito bem por Asa Butterfield. O pai por  David Trewlis. A mãe por  Vera Farmiga








Beijos,









Pedrita

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Silêncio no Lago

Assisti Silêncio no Lago (1993) de George Sluitzer no Telecine Action. Ando assistindo filmes pra distrair, ok, um filme assustador até não distrai tanto, mas não ando vendo muitos filmes densos. Esse fazia tempo que queria ver, é um clássico do suspense. É bem realizado e com um bom roteiro. Algumas questões meio furadas, mas no geral é bem construído. Começa com um casal tendo um desentendimento, eles fazem as pazes, param em um posto, ela vai para o banheiro e desaparece. Nós desconfiamos logo de cara quem poderia ter desaparecido com a moça, mas não sabemos como e nem porquê.

Três anos se passam e o namorado começa a desistir de procurá-la. No elenco o ótimo Jeff Bridges, o namorado é o Kiefer Sutherland, a namorada é a Sandra Bullock que como percebem aparece pouco e uma nova mulher interpretada pela Nancy Travis.

Se não quiserem saber detalhes antes de ver o filme não assistam o trailer. 









Beijos,








Pedrita

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novos Lares

Assisti ao documentário Novos Lares (2009) de Radamés Vieira no Canal Brasil. Vi esse documentário por um acaso, começou e fiquei curiosa. É sobre judeus que se instalaram em Nilópolis, na Baixada Fluminense no Brasil. Conheço Nilópolis pelo samba e pela escola de samba de Nilópolis, a Beija-Flor, mas não sabia que era um lugar com muitos judeus. No início do documentário os judeus hoje chegam na Central do Brasil e vão de trem rever Nilópolis. Os judeus são entrevistados e contam suas histórias. Novos Lares é muito bem editado. Umas 300 famílias judias chegaram em Nilópolis na década de 1920. Boa parte desses judeus vieram da Rússia e Polônia.

Tereza Rachel conta a história do seu avô que veio inicialmente para Montevidéu no Uruguai. Ele não se identificou com a cidade, entrou clandestinamente em um navio pra retornar a Europa. Foi descoberto quando o navio estava no Rio de Janeiro, e em um dia já estava em Ninópolis. Eu gosto muito de documentários, ainda mais quando contam trechos de histórias brasileiras. Sempre me deparo com tanta história que desconheço, não  tinha ideia que Ninópolis teria sido uma cidade de tanta concentração de judeus. 








Beijos,









Pedrita

domingo, 24 de outubro de 2010

Noiva em Fuga

Assisti Noiva em Fuga (1999) de Garry Marshall na HBO. Fazia tempo que queria ver esse filme apesar de dizerem que não era tão original e interessante como foi Linda Mulher. Noiva em Fuga é praticamente uma variação do grande sucesso anterior. O casal protagonista é o mesmo e a mulher tem comportamentos diferentes. Gostei bastante, mas realmente não é maravilhoso, é só gostoso de ver. A propaganda nesse filme é um pouco forçada e exagerada.

Julia Roberts trabalha em uma loja de ferragens e já fuigiu de alguns casamentos. Richard Gere é um colunista. Outros do elenco são:  Joan Cusack,  Hector Elizondo,  Christopher Meloni, e Yul  Vasquez. Engraçado como as novelas da TV Globo tem colocado em personagens características de filmes. Em Ti Ti Ti uma personagem tem características de dois filmes e já fugiu de um casamento.











Beijos,










Pedrita