sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Manifest - 2ª Temporada

Assisti a 2ª Temporada de Manifest (2020) de Jeff Rake na Netflix. Gosto muito desse série. Agora os protagonistas descobrem que sabem a hora da morte. Eles ficarão vivos exatamente o tempo que desapareceram. Eles passam então a tentar entender e pesquisar o que podem fazer pra mudar essa informação.

Cal (Jack Messina) está mais chato que nunca. Aquela criança frágil, chata mesmo assim, virou um pré-adolescente mala.


 

Cada um faz o que quer com as informações que tem. Uns tornam-se fanáticos religiosos como Adrian (Jared Grimes). Os passageiros também são vistos como aberração por algumas pessoas e intelectuais. Alguns querem exterminá-los.

No final dessa temporada a tensão fica enorme com a possibilidade de morte de Zeke (Matt Longo). Ele ficou menos ausente no tempo. Saanvi  (Parveen Kaur) dá uma boa pirada tentando o tratamento nela mesma. E que bom que arrumaram uma namorada (Sydney Morton) pra ela mesmo que não tenha virado relacionamento. Estou curiosa pela terceira temporada. O texto da primeira está aqui.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Está Tudo Certo

Assisti Está Tudo Certo (2018) de Eva Trobisch na Netflix. Então, na verdade, não está nada certo. A protagonista, interpretada maravilhosamente por Aenne Schwarz, tenta o tempo todo acreditar que está tudo certo e diz isso pras pessoas após um estupro, mas não, não está nada certo. Ela está mesmo querendo viver como se nada tivesse acontecido. Que filme doloroso! Realista! Julgar menos e acolher mais deveria ser a máxima de todos nós.

Antes mesmo do estupro, a vida da jovem não está nada certo. Ela e o marido (Andreas Döhler) resolveram se mudar para uma casa em outra cidade. Casa que não tem nada, precisa de um mínimo de reforma, tudo está caindo aos pedaços. Igual a empresa do marido. Eles estão falidos. Ela acaba aceitando um emprego. O marido tem insuportáveis alterações de humor que ela sempre desculpa. Diz pra polícia que tenta intervir que ela sabe lidar com ele, que está tudo bem e que nunca está. Ele e a mãe dela (Lina Wendel) são insuportáveis. Após a briga, porque ele fica com ódio que ela aceitou o emprego, ele some 5 dias sem atender ao telefone. A mãe dela tem o mesmo mal hábito.
Ela volta para a casa que moravam pra pegar umas coisas e pra ir a uma festa com amigos. Lá ela conhece um homem (Hans Löw) amigo do grupo, fala que ele pode dormir na sala e quando prepara a sala pra ele dormir, ele vai forçando a barra pra ter relações sexuais com ela, até estuprá-la. Ela começa a trabalhar e descobre que o homem é da mesma empresa que ela vai trabalhar. Pra piorar, ela descobre que está grávida. Na Alemanha o aborto é permitido. A protagonista conta ao estuprador que ela tem que passar por uma psicóloga e esperar uns dias pra ver se muda de ideia e não fazer por impulso. Aí as violências a essa mulher vão se acumulando. Ela descobre na hora do procedimento que ela não pode ir sozinha, que precisa de companhia até voltar da anestesia. Ela chama a mãe que sabia do que tinha acontecido com a filha. E quando acorda quem está lá? O marido. A mãe não podia ir e manda o marido, que claro, fica possesso, já que ele não sabia de nada e acha que o filho era dele. Eu fui ficando tão revoltada com a série de violências que essa mulher está sofrendo. Fiquei impactada demais. No final, ela já bem fora de si, é que finalmente consegue dizer não a um acontecimento banal do cotidiano. Que filme dilacerante! Não, não está nada certo!

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Concerto do Centro de Música Brasileira

Assisti ao Concerto do Centro de Música Brasileira no Mackenzie Higienópolis. Primeiro apresentou-se o violinista Leonardo Feichas. Ele é grande estudioso do compositor Flausino Valle (1894-1954), tanto que ele toca em um violino doado pela família. Lindas e diferentes as obras, uma faz som de porteira, outra tenta assemelhar ao som de viola caipira, muito interessante. Feichas ia explicando também. Ele estreou mundialmente a obra Canção Quase Esquecida de Nilcéia Baroncelli que estava na plateia. Ela me contou que a obra é dodecafônica. Ao final de sua apresentação, juntou-se a ele, a pianista Maria Emília de Moura Campos e interpretaram uma obra de Osvaldo Lacerda e duas de Valle.

Foto de Lucas Ramos

Programa completo:

Flausino Valle (1894-1954)

Prelúdios selecionados da coleção de 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino Só
Prelúdio III- Devaneio
Prelúdio IV – Brado Íntimo
Prelúdio V – Tico-Tico
Prelúdio VI – Marcha Fúnebre
Prelúdio VII – Sonhando
Prelúdio XIV – A porteira da fazenda
Prelúdio IX – Rondó Doméstico
Prelúdio XII – Canto da Inhuma
Prelúdio XVI – Requiescat in Pace
Prelúdio XVII – Viola Destemida
Prelúdio XX – Tirana Riograndense

Serenim – Violino e piano
Doce Momento – Violino e piano

Nilcéia Baroncelli – Canção quase esquecida (estreia mundial)

Osvaldo Lacerda – Acalanto Pentafônico (violino e piano) 
 

Depois apresentou-se a Orquestra de Cordas Laetare. A regente Muriel Waldman estava muito emocionada e contou que era porque tinham muitos amigos na plateia. Que como a cultura foi a primeira a parar e a última a voltar, era a primeira vez que revia muitos amigos queridos. O repertório foi muito lindo. Adoro Claudio Santoro e Ernani Aguiar. Lindas as obras de Francisco Mignone e Osvaldo Lacerda. Muriel contou que a orquestra procura sempre tocar obras de compositoras, que descobriu-se serem muito mais do que se imaginavam. De compositoras tocaram músicas de Chiquinha GonzagaZequinha de Abreu. A orquestra tocou uma do Edmundo Villani-Côrtes, aquele que comentei aqui que estava no filme do neto, Nas Mãos de Quem me Leva. Foi um concerto muito bonito e gratuito.

Foto de Amatto Photo

Programa completo da orquestra:

Ernani Aguiar
Três Batuques de Cataguases (Introdução e Jabirá, Cará e Dança do Caroço)
Cantilena (de Instantes II)

Chiquinha Gonzaga
Atraente
A Brasileira

Zequinha de Abreu – Tico-Tico no Fubá

Edmundo Villani-Côrtes – Choro

Claudio Santoro – Ponteio nº 1

Francisco Mignone – Miudinho

Osvaldo Lacerda – Dança (do Quarteto de Cordas nº 1)


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Tudo Vai Bem

Assisti Tudo Vai Bem (1972) de Jean-Luc Godard no TelecinePlay. Faz um tempo que vi que o Telecine colocou vários filmes clássicos no streaming Now. Eu teria que olhar o que assisti para escolher um, já assisti de alguns outros diretores e sim, eu iria ver mais alguns do Godard que não tinha visto. Após seu falecimento resolvi escolher um e fiz uma ótima escolha. Absolutamente genial!

Tudo Vai Bem é considerado um filme político do Godard e realmente tem bastante sobre política, mas aborda muitas questões. No início mostra como é uma a produção de um filme, tema importante nesses tempos. De forma inteligente, a câmera foca em um talão de cheques e  vai assinando pra todos os envolvidos no projeto, é gente, locação, detalhes que não acabam mais. Achei muito atual mostrar que cinema custa e que é importante pra todos, mesmo que seja só pra divertir. São geniais as cenas dessa foto. Há uma fábrica, os grevistas prendem o diretor e as cenas vão acontecendo simultaneamente em cada cenário. Jane Fonda é a jornalista que vai fazer a matéria.
Muito engraçado porque ela leva o namorado na fábrica. Ele é o ótimo Yves Montand. Não faz muito sentido, nem ele sabe muito o que fazer ali. Adoro esse nonsense do diretor. Também é ótimo o diálogo que ele fala sobre comerciais. É muito detalhe! Gostei muito!

Beijos,
Pedrita

domingo, 18 de setembro de 2022

Torto Arado de Itamar Vieira Junior

Terminei de ler Torto Arado (1979) de Itamar Vieira Junior da Todavia. Eu queria muito ler esse livro premiado e uma amiga me presenteou. Torto Arado ganhou os prêmios Oceanos e Jabuti e começa a ser editado em outros países como Alemanha, Bulgária, México, Inglaterra, entre outros. Vida longa e eterna a esse livro maravilhoso! Essa capa incrível é de Elisa v. Randow com ilustração de Aline Bispo, inspirada na fotografia de Giovanni Marrozzini da série Nouvelle Semence.

O marcador de livros é da Livraria Cultura com obra de Lucia Buccini.

Quadro de Peggy-Lou 

Foto de Giovanni Marrozzini

Torto Arado conta a história fictícia de Bibiana e Belonísia. Elas vivem em uma fazenda fictícia no interior de Minas. Elas acham nos escondidos da avó um facão, fascinadas pela lâmina levam à boca. São levadas correndo a cidade, uma perde boa parte da língua, dificilmente voltará a falar e a outra perde menos a fala. O médico diz que terão que fazer fisioterapia, o que naquelas condições de vida é inviável, como ir a cidade regularmente. Bibiana passa então a ser a porta-voz da irmã e elas ficam mais unidas ainda. Muito linda a união delas e elas serem tão diferentes entre si.

Obra de Aline Bispo

O livro conta a história da família das duas irmãs e seu entorno. Eles são explorados pelo dono da terra. Podem viver em um pedaço de chão, mas tem que trabalhar para o dono da fazenda, se sobrar tempo podem ter horta, com várias restrições. A casa também só pode ser de barro. Não recebem salário. A avó era a parteira, o pai era quem cuidava das pessoas com ervas e poções. Como fazer partos era desconfortável pelo contato físico com as mulheres, vai transferindo a função para Beloísa, que vai aprendendo com o pai sobre as ervas. Bibiana resolve ir na adolescência embora com quem se apaixona. Ela se forma professora. O marido torna-se ativista em defesa por melhores condições aos seus. É um belo livro, como diz uma amiga, com uma história muito bem contada, daquelas apaixonantes, que não queremos parar de conhecer. Muito lindo!
Beijos,
Pedrita