sábado, 16 de abril de 2011

A Origem

Assisti A Origem (2010) de Christopher Nolan em DVD na casa da minha amiga. Eu quis muito ver esse filme nos cinemas, vocês sabem o quanto gosto de ficção científica e a Marion tinha insistido bastante também, mas não consegui. Eu simplesmente amei! Tudo é impecável! A técnica do filme é surpreendente, o elenco excelente e o roteiro, além de original,, é muito bem construído e editado. A Marion disse que eu fosse sem informações sobre o filme, em geral eu gosto de ir ver assim mesmo. Só leio matérias, vejo trechos e trailers depois de ter assistido o filme. O que devo fazer depois de escrever esse post.

Leonardo DiCaprio interpreta um agente, só aos poucos que vamos compreendendo. As ações em geral são em sonhos. Só quando ele precisa mudar o arquiteto dos sonhos, que precisa treinar o arquiteto é que começamos a entender a fantástica trama. Nos extras Christopher Nolan fala que desejava fazer um filme sobre sonhos, que falou com muita gente sobre sonhos e realmente eu concordo, a queda em sonhos costuma acordar, confesso que não é uma sensação muito agradável, mas acordamos. As duas mulheres do filme são a bela, excelente e premiada Marion Cottilard e Ellen Page Adoro o Ken Watanabe e o Michael Caine. Outros do elenco são: Joseph Gordon Levitt, Tom Hardy, Dileep Rao, Cillian Murphy e Pete Postlethwaite. Pelos extras foi possível ver porque filmes assim ficam tão bem feitos. São várias tentativas para que a água saia certo, modificações de processos monumentais só para dar o efeito ou permitir que se atue com água caindo sem se machucar. Se um maquinário enorme não dá certo, são feitos outros e novos testes. Claro, esses filmes tem muitos recursos financeiros também. A Origem ganhou 4 Oscars de tecnologia.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Viridiana

Assisti Viridiana (1961) de Luís Buñuel em DVD na casa da minha amiga. Eu adoro esse diretor e gostei de ver que no grande acervo dela há esse filme. É fantátisco! E surpreendente! Durante o filme eu pensava o tempo todo a palavra do que eu sentia, no meio eu lembrei, desconforto! É um filme que causa desconforto. As cenas vão se desenrolando e ficamos desconfortáveis, bom, eu fiquei. Viridiana é uma moça pura e de uma beleza estonteante. Ela vive em um convento e está prestes a fazer os votos. A sua superiora exige e agenda a visita de Viridiana ao seu tio, único parente vivo. Viridiana não quer, mas obedece, Viridiana é muito obediente.

A relação com esse tio é estranha. Ela não se casa se é o que pensam pela foto. Esse vestido é da viúva do tio. Ele acha Viridiana parecida com ela. A relação do tio com a empregada também é estranha. Uma gratidão que  beira a perversidade. Há muita perversidade em Viridiana. Viridiana não sente nenhum afeto pelo tio, por ela eles nunca mais teriam se visto. Os fatos pouco convencionais vão acontecendo, o filme vai se desenrolando cada vez mais desconfortável e imprevisível. Sensacional! A belíssima Viridiana é interpretada por  Silvia Pinal. O tio por Fernando Rey. Outros do elenco são: Francisco Rabal, José Calvo, Margarita Lozano e José Manuel Martín. Viridiana ganhou Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Juliano Pavollini

Terminei de ler Juliano Pavollini (1989) de Cristovão Tezza da Editora Record. Eu queria muito ler uma obra desse autor tão elogiado e comentado. Volte e meia há na imprensa resenhas de suas obras. Eu tenho várias listas de livros que quero ler e há uma de autores brasileiros recentes. Ganhei esse de Natal da minha mãe. É fantástico! Gostei demais do estilo e da trama de Juliano Pavollini. Começa com a infância de Pavollini. O próprio Pavollini que relata a sua história. Logo de início já me surpreendi com o perfil dessa criança. Seu pai era austero e ele aprendeu friamente, muito rapidamente, como não desagradar o pai que ele não gostava e nem respeitava. Aos 16 anos seu pai morre. No velório ele rouba dinheiro de um parente e foge. O livro passa então nos três anos seguintes desse rapaz, seus 16, 17 e 18 anos. Ele consegue ser protegido por uma mulher e viver em um bordel.

Obra (1987) de  Luiz Henrique Schwanke 

Eu me surpreendi com o desfecho do livro. Eu imaginava vários finais, mas pensei muito longe do que o autor escreveu. Juliano tem uma lógica e mundo próprio. O perfil desse personagem é fascinante. No final o próprio personagem fala das várias possíveis conclusões que a imprensa faz dele, mas deixa no ar se seriam justificáveis ou não essas conclusões. Inclusive em alguns momentos Pavollini fala que é um mentiroso compulsivo, é questionado inclusive se sua história é essa mesma e ficamos nós com essa dúvida também.

Trechos de Juliano Pavollini de Cristovão Tezza:

“Clara pede que eu comece pela infância.”

“Um impulso maroto de dizer: passei a vida perdendo virgindades, mas me calo. Clara merece mais que uma pequena frase de efeito.”




Beijos,
Pedrita

domingo, 10 de abril de 2011

Alice no País das Maravilhas

Assisti em DVD Alice No País das Maravilhas (2010) de Tim Burton. Quis muito ver no cinema e em 3D, fiquei muito frustrada que não consegui. Agora vi na casa de uma amiga. Gostei muito, mas a expectativa era grande demais, talvez tenha alterado o impacto. E ainda quero ver em 3D. Imaginei que o Tim Burton faria uma Alice mais mórbida. Não sabia que Alice é da Disney. Até deram liberdade ao Tim Burton, mas me pergunto se ele se tolheu um pouco. Não gostei da trama inicial e estranhei a Alice ser adolescente, praticamente adulta. No restante a fantasia é absolutamente genial, os personagens são fantásticos. Também alguns clichês do cinema americano que acontecem no final me surpreenderam negativamente, não imagina ver isso em uma obra do Tim Burton.

A caracterização dos personagens estão incríveis e adorei ver nos extras as concepções e as montagens tecnológicas. Adoro o Johnny Deep e a Helena Bonham Carter.Linda a atriz que faz a Alice, Mia Wasikowska. Ainda no elenco estão Anne Hathaway e Crispin Glover. Alice ganhou merecidíssimo Oscar de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Os figurinos são lindos realmente e muito criativos e belos os figurinos da Alice. Eu preciso criar vergonha na cara e ler o livro que o inspirou.


Beijos,
Pedrita