sábado, 20 de junho de 2009

A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos

Assisti A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos (2007) de Jon Turteltaub na HBO. Eu comentei com o 007 que tinha visto esse filme e ele me perguntou se era o 1 ou 2. Como assim? Na conversa descobrimos que eu vi o 2, nem sabia que tinham dois. O 007 comentou que o 1 passa bastante no canal Disney, vou ficar de olho. Eu não me entendo muito com o canal Disney porque eles têm séries com os nomes dos filmes, nunca deixam claro, e já caí lá e não era o filme, quem sabe com o primeiro desse não acontece isso. A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos é razoável, um pouco arrastado. É um filme de suspense, imagino que crianças com mais de 9 anos, que gostam de charadas, vão gostar. Mas quem procura um filme de aventura vai se decepcionar. Cenas de aventura aparecem no final e muito pouco. As charadas também passam muito rápidas, a leitura das peças arqueológicas são feitas na hora, como se estivessem lendo um livro do idioma deles, então tem horas inclusive que A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos fica bem confuso. Dá pra assistir, mas não é um filme que eu aconselharia comprar o DVD pra ter em casa.

O elenco é excelente. O principal é o Nicolas Cage que está esquisito. Outros grandes atores são: Ed Harris, John Voight, Hellen Mirren e Harvey Keitel. Mais dois jovens atores: Diane Krueger e Justin Bartha.




Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Era uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo

Fui na exposição Era Uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Essa exposição é encantadora. Pegaram vários artistas que retrataram na arte várias histórias infantis conhecidas.
Obra 1001 Noites à Luz do Dia - Sherazade Conta Histórias Árabes de Beatriz Milhazes - 1996-1997

Nas paredes escreveram sobre vários escritores de contos infantis como Charles Perrault, os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. As obras são montagens, telas, desenhos. Há desde obras feitas para a exposição como desenhos antigos de histórias que conhecemos tanto: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Patinho Feio e Rapunzel.

Obra A Dobradura do Samurai de Fernando Vilela -
2005
Todos os andares trazem obras sobre os contos.
No subsolo apresentaram obras com histórias dos países, Japão, África, Rússia, Itália e Oriente Médio. Gostei muito das obras com as dobraduras do Samurai.
No 1º Andar há obras feitas pelos visitantes em pano para que escrevam um livro de pano.
Já haviam dois lá em exposição e outros panos com os desenhos em varais. Me avisaram que eu poderia fazer um no mezanino. Apesar da minha timidez eu fiz um. Não vou dar detalhes pra vocês não descobrirem qual é. Quem quiser desenhar lá pode costurar com linhas, desenhar com tinta pra pano, é muito bacana. Se não tiver ideia a educadora ajuda na inspiração perguntando quais histórias que ele viu gostaria de representar no livro. Eu criei a minha própria história.


Obra Rapunzel de Hortência Barreto - 2006

Dos contos infantis a exposição Era Uma Vez: Arte Conta Histórias do Mundo falou bastante do conto Pele de Asno, vocês lembram que recentemente eu vi no Telecine Cult. Gostei de conhecer detalhes da origem desse conto. Eu não conheço a história infantil da menina e o fósforo, vou tentar encontrar.Também adorei ver várias telas sobre o Patinho Feio, vocês se lembram que eu gosto muito desse conto quando eu falei no post Os Livros da Minha Infância. Essa exposição me lembrou bastante a série Contos Clássicos que vi vários no próprio CCBB São Paulo, principalmente o com o Antonio Karnewale, Qualquer Coisa Conta História, onde ele relatava como eram na origem muitas das histórias que conhecemos e como foram adocicadas pela Disney. Essa exposição está na última semana, termina dia 21, domingo e é grátis, até mesmo é gratuito fazer o desenho no livro de pano.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 16 de junho de 2009

Retratos Brasileiros - Julia Lemmertz

Assisti Retratos Brasileiros com a Julia Lemmertz no Canal Brasil. Eu gosto muito desse programa e volte e meia assisto um. No domingo às 18h é o melhor horário, ainda mais ue às 18h30 passa sempre o filme da semana, mas esse programa costuma reprisar durante a semana, li no site que o outro horário é sexta, às 10h da manhã. Eu adoro essa atriz e admiro muito o talento dela e da família. A começar pelos pais maravilhosos Lilian Lemmertz e Linneu Dias. Nesse programa Júlia Lemmertz disse que começou em um filme do Rodolfo Nanni, Cordélia, Cordélia, que ela representou a mãe quando era criança. Ela disse que nessa época que entendeu a profissão de atriz e ator na profissão dos pais, mas que não pensava em ser atriz.

Julia Lemmertz falou de vários filmes que amo de paixão, como o As Três Marias. Vários eu comentei no blog mas ficou no passado, alguns devem se lembrar que eu mudei de sistemas de blogs e o iG principalmente deletou tudo o que fizemos em tantos anos. Acho que fiquei uns 3 anos no iG. As Três Marias está entre meus filmes preferidos. Vi mais recentemente o maravilhoso Um Copo de Cólera, baseado na obra de Raduan Nassar. Julia Lemmertz contou que assim que leu a obra ficou impactada. Essa eu não li desse autor, mas pelo filme Lavoura Arcaica comprei o livro e li, maravilhoso! Falou do Jogo Subterrâneo que eu gostei bastante. Meu Nome não é Johnny onde ela faz a mãe do Johnny, inclusive ela brincou que agora só a chamam para ser a mãe de alguém e que em breve veremos um filme onde ela contracena como mãe de alguém. Dos filmes que quero ver ela falou de Onde Andará Dulce Veiga? e Tiradentes, onde ela interpreta a mulher de Tiradentes. Ela contou em que boa parte da história mal falam dessa mulher que Tiradentes foi casado. Os diretores falaram da atriz e claro, Alexandre Borges também, gostei porque ele conta como eles se conheceram, como se apaixonaram e como começaram a trabalhar juntos. O primeiro trabalho deles juntos foi na peça Hamlet do José Celso Martinez Corrêa. Gostei de ver Bia Lessa falar da Julia Lemmertz e da peça Orlando que está entre as peças da minha vida. Eu vi com a Fernanda Torres no Teatro Tuca. Foi um programa muito especial. Eu achei no youtube esse programa que vi, está em três partes, vou colocar a primeira aqui. Se desejarem ver todo o programa sigam no link pra lá que vão localizar os outros dois.

A atriz também falou da apre-sentação do programa Revista do Cinema Brasileiro. Nem sabia que já completa 12 anos. Ela disse que no começo fazia questão de dizer que é um atriz que apresenta o programa, mas que depois de alguns anos, apresentando e fazendo entrevistas, ela já não sabe mais. Eu gosto muito desse programa Revista do Cinema Brasileiro e gostei de ver que passaram os vários logos nesses anos todos e alguns são muito saudosos.

Youtube: Retratos Brasileiros (1)





e



e




Bejios,




Pedrita

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Carta


Assisti A Carta (1940) de William Wyler no TCM. Assisti esse filme por acaso. Estava ainda plugada, fui zapear pra desacelerar e dei de cara com esse filme começando. Com menos juízo que o 007, resolvi assistir, porque já era tarde. Ele disse que zapeando deu de cara com o mesmo filme, mas achou que era tarde pra tentar ver. É com a maravilhosa Bette Davis e é baseado em uma peça do William Somerset Maugham que adoro, mas esse texto eu não li. A Carta é ambientado em Singapura, por ser um filme americano, em 1940, a ambientação é razoável, mas não impecável. Começa com a Bette Davis atirando várias vezes em um homem. Quando todos os americanos chegam ela fala que o homem tentou possuí-la. Estranho a forma até mesmo como o diretor trabalha com os nativos, tem um olhar de superioridade pelos americanos. E apesar desse filme ser de 1940, ele já é uma refilmagem de outro de 1929.

É linda a atriz que faz a asiática, mas de asiática ela não tem nada. Atua bem, mas não convence como uma asiática. A atriz é a Gale Sondergaard e nasceu nos Estados Unidos. Os outros do elenco são: Herbert Marshall, James Stephenson e Victor Sen Yung.

Youtube: The Letter part 1/10




Beijos,

Pedrita

domingo, 14 de junho de 2009

Nunca aos Domingos

Assisti Nunca aos Domingos (1960) de Jules Dassin no Telecine Cult. Adorei o filme! Estava com receio porque esse filme fala sobre temas tabus, prostituição e Grécia, e na década de 60, mas tem um olhar bem interessante. Concordo com o 007 que muitos acham sempre que os gregos são alegres. Não é bem assim e Zorba o Grego que vi recentemente mostra bem como a sociedade grega é cruel com as mulheres inseridas na sociedade, como a viúva é apedrejada porque é vista com um homem. Nunca aos Domingos é a história de uma prostituta alegre, cheia de amigos. Aos domingos ela recebe os amigos em casa pra conversar, dançar e divertir. Obviamente que só os homens. Em 1960, as mulheres, se ficavam amigas de prostitutas, o faziam escondidas.
Chega então um americano, que está estudando de forma didática filosofia e acha que precisa mostrar a essa mulher que o prazer está no intelecto e não na diversão física. De forma moralista, tenta impor suas ideias. Esse embate é mágico em Nunca aos Domingos. A pretensão de acharmos que alguém que vive fora do convencional é errado e que o saber intelectual é que proporciona a verdadeira alegria. Cada um acha a sua alegria de uma forma e quem somos nós para julgar a felicidade do outro? Ainda gostei quando nossa protagonista diz que não gosta de Aristóteles porque ele colocava a mulher de modo inferior. Logo agora que acabei de ler a biografia da Maria Antonieta e vi que Robespierre e Rosseau achavam que as mulheres deviam ficar no seu lugar. Infelizmente grandes clássicos da literatura são muito preconceituosos com mulheres e eu igualmente nunca gostei disso. E que muitos intelectuais leem livros escritos por mulheres mas com olhar de que são inferiores aos escritos por homens.
Não sei se concordo com o filme que com os estudos e a literatura passamos a conhece o pudor. Tem vezes que acontece o contrário. Cada um elabora de uma forma.
Nunca aos Domingos tem um elenco primoroso, nossa protagonista é a belíssima e talentosa Melina Mercouri, seu amigo americano é interpretado pelo próprio diretor Jules Dassin. Outros são: George Foundas, Titos Vandis, Mitsos Liguisos, Despo Diamantidou, Dimos Starenios, Dimitris Papamichael e Alexis Solomos.
Gostei da coincidência desse post cair exatamente no domingo.


Youtube:
Melina Mercouri - Ta pedia tou Pirea



Beijos,

Pedrita