sexta-feira, 23 de julho de 2021

Coisa Mais Linda - 2ª Temporada

Assisti a segunda temporada de Coisa Mais Linda (2020) de Giuliano Cedrone e Heather Roth na Netflix. Eu tinha gostado muito da primeira que comentei aqui e que acaba de modo catártico. 

No Ano Novo, na praia, o marido (Gustavo Vaz) de Lígia (Fernanda Vasconcellos) atira nela e na amiga. Começa a segunda temporada com Maria Luíza (Maria Casadevall) acordando depois de quase ter morrido e descobrindo que sua melhor amiga não resistiu ao tiro. A série fala muito de questões femininas, mais difíceis ainda na época que é ambientada. A mulher que se separa, mas na verdade o homem que desapareceu, a que canta na noite, a mãe que é dona de um clube noturno, enfim, são muitos temas delicados e profundos.

Thereza acaba indo trabalhar em uma rádio dirigida pelo personagem do Eduardo Semerjian. O outro radialista é interpretado por Alejandro Claveaux. Aparecem nessa temporada os personagens de Kiko Bertholoni e Ângelo Paes Leme. Continuam no elenco Alexandre CiolettiEsther Góes, Ondina Clais, Gustavo Machado, Sarah Vitória e Leandro Lima.

 

Surge uma nova cantora, Ivone, irmã de Adélia (Pathy de Jesus). Como Larissa Nunes canta. Nesse núcleo aparece o pai delas interpretado por outro ator que adoro, Val Perré. Nesse núcleo tem ainda Ícaro Silva e Eliana Pittman

Eu amo essa série que novamente acaba catártica. Tinham confirmado a terceira temporada, mas agora, só depois da pandemia é que vamos conseguir saber quais projetos vão resistir a esse tsunami, mas espero sinceramente que volte.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Eu sou todas as meninas

Assisti Eu sou todas as meninas (2021) de Donavan Marsh na Netflix. É um filme importante que fala sobre tráfico de crianças, mas não é um grande filme. No final fala da infinidade de crianças todos os dias que são sequestradas no mundo. Acho importante mostrar que nem sempre o bom homem, o idoso importante, o político influente, não tem algo escondido, não é um criminoso perverso. Muitos acham que pessoas más, pedófilos, tem cara de gente má e não está inserido na sociedade, vive à margem.
 

Uma equipe policial investiga o sequestro de crianças, mas sempre que chega ao local dos cativeiros não há mais ninguém. Fica claro que há informantes e gente poderosa envolvida. Eu fiquei curiosa pra entender a polícia da África do Sul. O chefe (Mothusi Magano) diz que sem prisões, os responsáveis não vão investir na investigação. Fiquei na dúvida se eram uma polícia independente, ou se há diferenças em regras policiais nesse país.
As duas policiais são lindas: Hlubi Mboya e Erica Wessels. Uma pena que elas não tem uma romance de fato, fica clara a tensão e atração entre elas, mas o máximo que elas falam é que se amam, mas não assumem de fato a relação. Também não fica muito clara a época do filme, mas que é a época que é proibido uma branca ir na zona que vivem negros. Também não sei se é proibido relações inte-raciais. Sei que alguns países foi ou é proibido.

O que mais me incomodou é a inexistência da imprensa. O filme é baseado na história de um homem que desapareceu com 6 crianças. O filme amplia essa história que é baseada e fala de uma rede enorme de tráfico internacional de crianças repleto de poderosos. Um mascarado vai matando esses poderosos que aparecem exatamente onde a criança desapareceu e tem letras diferentes em sangue no peito de cada um. Logo após o primeiro famoso morto, a imprensa ficaria em cima especulando, seguindo e investigando. Muito esquisito o filme ser uma realidade paralela, deslocada da sociedade. Ampliaram muito o tráfico, com gente demais envolvida, famosos mortos, mas a sociedade alheia a tudo, esquisito.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Cuidado com o que desejas

Assisti Cuidado com o que desejas (2020) de Agustín Tapia na Netflix. Sábado é dia de filme de fantasminhas! Esse é razoável! No Brasil está com o péssimo nome Quando Ninguém Vê.
 

Uma família vai a uma belíssima casa de caça comemorar o aniversário da filha. O tio vai junto e presenteia a menina com um arlequim que comprou em uma casa de antiguidades, junto veio o teatro. A menina, como eu, ama filmes de terror, então o arlequim já vem com uma cordinha pra ser enforcado e uma história macabra de sua origem. O arlequim ganha vida quando a família  não está olhando e com os outros bonequinhos conta histórias para a menina.
A questão é que o arlequim conta pra menina o que os seus familiares estão fazendo. Conta que o tio e a mãe dela querem matar o pai pra ficar juntos. Depois ela descobre que na verdade a mãe está enganando o tio e a mãe e o pai que querem matar o tio. Na verdade a menina precisa mesmo é de uma família nova. As reviravoltas são muitas e bem inteligentes. É um bom filme.

A menina é interpretada por Valery Sais. Os parentes por Fernanda Castillo, Ruan Ríos e Ivan Arana.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 19 de julho de 2021

O Outro Cordeiro

Assisti O Outro Cordeiro (2009) de Malgorzata Szumowska no TelecinePlay. Que filme indigesto! A diretora é polonesa e a autora do roteiro Catherine Smyth-McMullen é australiana. O filme é uma co-produção entre Irlanda, Bélgica e Estados Unidos. No Brasil está como O Rebanho.


Um homem que se diz pastor vive com um grupo de mulheres na floresta. No jantar, ele escolhe qual vai dormir com ele. As mais velhas ele vai deixando pra trás. E espera chegar a menstruação das mais novas para escolhê-las. 

O grupo já está na fase que muitas mulheres já nasceram lá, portanto, ele sendo o único homem, ele é o pai delas. E ele aguarda para poder ter a primeira vez com elas. Tudo é ritualístico, com muitas frases de uma religião própria que ele criou. As que nasceram no grupo só conhecem essa realidade. O filme é nos dias de hoje, mas elas só conhecem aquela realidade.

Raffey Cassidy interpreta brilhantemente a adolescente que nasceu no grupo. Ela em breve vai ficar menstruada e o pastor aguarda ansiosamente. Como toda adolescente, ela começa a questionar as regras e se incomodar com as mulheres que aparecem machucadas. As mulheres falam que mereceram, que foi punição. Ela vê à noite, no escuro, o momento de intimidade entre o pastor e a escolhida, e se incomoda com a forma como elas são tratadas. Uma "corrompida", que é a que passa a questionar as regras, vai aos poucos mostrando outras realidades para a adolescente que vai percebendo a teia de mentiras do pastor. Sim, só nasceram meninas, nunca meninos? O elenco é excelente: Michiel Huisman, Denise Gough, Ailbhe Cowley, Jane Herbert, Mallory Adams, Eve e Isabelle Connoly
O filme fala muito sobre machismo, violência contra a mulher, religião, rituais, posse e liberdade. O pastor que dita as regras, todas precisam ser obedientes, as escolhe conforme o seu prazer, mas tenta dizer que é sagrado. É uma seita a enésima potência, mas quantas religiões pregam a obediência da mulher ao marido, a resiliência, a tolerância, o silêncio: "só fale se for perguntada", "não incomode o seu marido com as questões domésticas", "tenha respeito", como se eles fossem uma entidade ou alguém superior. Filme mais que urgente nesse retrocesso avassalador que a sociedade vem caminhando.
Beijos,
Pedrita

domingo, 18 de julho de 2021

Neymar Dias e Quarteto de Cordas

Assisti ao show virtual do Neymar Dias e Quarteto de Cordas no Youtube. Que preciosidade! Foram duas lives com repertórios diferentes e lindos! Obras do próprio Neymar, Beatles, modas de viola, Tom Jobim e Bach. Neymar Dias toca viola brasileira. Os integrantes do quarteto tocam violinos Sergei Eleazar de Carvalho e Marcos Scheffel, viola, Daniel Pires e violoncelo Vana Bock. Excelentes e talentosos músicos!

Lindíssimo o lugar que gravaram as lives, no Estúdio Monteverde. Vão ter mais duas outras lives de Neymar Dias essa semana, nos dias 20 e 22, com outro grupo musical em trio.

Crédito da foto: André Mehmari

Suíte Raiz:
Tristeza do jeca (Angelino de Oliveira)
De papo pro ar (Joubert de Carvalho/Olegário Mariano)
Boiadeiro errante (Teddy Vieira)
Chora viola (Tião Carreiro/Lourival dos Santos)

Estrada Branca (Tom Jobim /Vinicius de Moraes)

In my life (John Lennon /Paul McCartney)

Amargurado (Dino Franco /Tião Carreiro )

Em tempo de avanço (Tião Carreiro/Lourival dos Santos)

Água (Neymar Dias)

Lá Valse (Neymar Dias)
Depois da Serra (Neymar Dias)
Barroca (Neymar Dias)
Here comes The Sun (George Harrison) / Romaria (Renato Teixeira)
6 – If I Could (Neymar Dias)
Gavotte et Rondeaul ,Partita 3 em Mi Maior BWV 1006 (J.S.Bach) – Transcrição: Neymar Dias
Gavotte, Suíte 6 BWV 1012 (J.S.Bach) – Transcrição: Neymar Dias
Brandenbird – Concerto de Brandemburgo 3 (J.S.Bach) / Blackbird (Lennon/Mc Cartney) – Transcrição: Neymar Dias


 


Beijos,
Pedrita