sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Rede Social

Assisti A Rede Social (2010) de David Fincher na Maxprime. Eu tinha ressalvas em ver esse filme. Um dos motivos é que em geral as artes interpretam muito mal o meio virtual e outro motivo é que tinha receio que transformassem o criador do Facebook em heroi, hábito americano. Por sorte nada disso aconteceu. É um bom filme, bem realizado, realista. Mostra um garoto genial, mas um pouco alienado, confesso que me lembrou muitos americanos. Ele tem problemas sociais e comete não só gafes, mas erros sociais. E como todo jovem, impulsivo, não pensa muito no que faz, atropela algumas pessoas. A Rede Social é baseada no livro de Ben Mezrich.

Tudo indica que ele realmente ouviu uma ideia interessante sobre um programa de relacionamentos na internet. Mas não podemos esquecer que o orkut já existia e o Facebook é uma evolução do que já existia. E quem é craque em programação, ficava naquelas telas pretas programando, é o criador do Facebook, ele que conseguia transformar ideias em algo concreto. E não dá pra negar que o Facebook é um produto que funciona muito bem, é evoluído e isso se deve a esse gênio, que como todo jovem errou em alguns momentos e que não é perfeito.

Creio que inicialmente eles não tinham a dimensão do que criavam e não se protegeram com bons advogados, também a internet é algo muito novo e é muito difícil adaptar nas leis existentes. Quando o produto começou a dar dinheiro me lembrou fins de casamentos, fim de sociedades entre pessoas de posses, todos passaram a achar que tinham mais direitos que deveres, mais percentuais que os outros. Me lembro as acusações de que o Facebook vendia informações, como se provedores não fizessem isso a tanto tempo. Os atores estão muito bem: Jessie Eiseberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield.



Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Concerto

Assisti O Concerto (2009) de Radu Mihaileanu no Telecine Cult. Eu demorei para ver esse filme, tenho sempre receio de ver filmes que relatam músicos, principalmente eruditos, muitas vezes são estereotipados e fora da realidade. Não é o caso de O Concerto. Há pequenos equívocos, mas o filme como um todo é muito bom. O diretor é romeno, O Concerto é uma co-produção entre Romênia, França, Itália, Bélgica e Rússia. A orquestra de Bolshoi demitiu há 30 anos vários músicos judeus. Alguns foram e morreram nos campos de concentração, outros foram procurar empregos que conseguissem e pelo preconceito e medo de ajudar os judeus, esses só conseguiram empregos de baixa remuneração. Honrados, mas para músicos profissionais, ter que abandonar a profissão, ganhar muito menos e ainda não ter o direito de exercer o que ama é muito cruel.

O maestro, respeitado no mundo todo, se torna o zelador do Teatro de Bolshoi. Passaram 30 anos e ele intercepta um fax de Paris pedindo uma apresentação da orquestra. Ele esconde do Bolshoi, chamam um agente para negociar e começam a preparar a orquestra com os músicos afastados para um concerto na França. O Concerto é muito bonito e emociona muito. O mais interessante é que o filme fala de música, mas é muito político.  O maestro é interpretado por Aleksey Guskov. A solista violinista por Mélanie Laurent. Miou-Miou está no elenco, alguns outros são:  François BerléandDmitri Nazarov.  O elenco é enorme já que o maestro reúne uma orquestra para viajar para França.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Gato Como Ele É

Assisti em DVD O Gato Como Ele É (2004) do Instituto Nina Rosa. Minha mãe me emprestou, nós que amamos gatos adoramos vídeos sobre eles. São vários gatos, várias histórias de gatos, os gatos na história, da afetividade, da independência e várias entrevistas, ou com pessoas que têm gatos ou com veterinários, psicólogos, ou com quem os adoram. É uma graça! São gatos de todos os tipos, tamanhos e manias. Enquanto alguém fala de alguma particularidade dos gatos, eles mostram gatos fazendo exatamente ou quase o que falam. Eu achei bacana que cada um fala particularidades dos gatos deles, mas como gatos são diferentes entre si, tem manias particularidades, o seu gato pode ser completamente diferente, agir de forma totalmente diferente. E são essas particularidades que tanto me atraem em gatos. Alguns que dão entrevistas são Ruy Castro e Danuza Leão. A apresentação é do Miguel Falabella. Como toda visão sobre animais, algumas não concordo, não acredito que os gatos absorvam as frequências negativas do lugar, das pessoas, não sou mística. Acho que são companhias incríveis, independentes e carinhosas. O Instituto Nina Rosa produziu vários DVDs para mostrar e aproximar as pessoas dos animais, para protegê-los, esse DVD é do projeto amor à vida. Eles costumavam doar os DVDs para quem pedia, não sei se ainda o fazem. Junto há um vídeo sobre a instituição, mas é melhor não assistir, ainda mais as crianças, porque é muito pesado.
 
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Duo Adélia Issa e Edelton Gloeden - Recitais Eubiose

Assisti o Duo Adélia Issa e Edelton Gloeden nos Recitais Eubiose. Eu gosto muito desses músicos, eles interpretaram o Projeto Voz e Violão - Tradição e Folclore. São composições realizadas sob músicas tradicionais e folclóricas como diz o nome do projeto e o duo interpretou obras de vários países. Foi um recital belo e espirituoso. A qualidade técnica do duo é impressionante. Foram obras de compositores brasileiros Camargo Guarnieri, Radamés Gnatalli e Ernst Mahle. Do mexicano Manuel Ponce. Do venezuelano Antonio Lauro. Do argentino Carlos Guastavino. Do espanhol Federico Moreno Torroba. Do inglês Benjamin Britten. E do húngaro Mátyás Seiber interpretando canções folclóricas francesas.


ROBERTO GERHARD   Canções Populares Espanholas
- La Auséncia
- El Toro
                                                            

FEDERICO MORENO TORROBA           Madroños para violão solo


                                                                                                                                                                                                                     BENJAMIN BRITTEN                              Folk Songs
                                        - I will give my love an apple                         
                                                                      - Sailor Boy


MÁTYÁS SEIBER                                   Canções Folclóricas Francesas
                                           - J’ai descendu
                                                                      - Marguerite, elle est malade  


ANTONIO LAURO                                   Danza Negra para violão solo
                                    


CARLOS GUASTAVINO    Canções Populares Argentinas
                                      - La Siempre viva (Arturo Vazquez)                                                                       
                                                                      - Pueblito, mi pueblo  (Francisco Silva)
                                                                                                                                 

MANUEL PONCE      Por tí mi corazón (Luis G. Urbina)



CAMARGO GUARNIERI        Canções Brasileiras 
                                              - Vou-me embora
                                                                     - Quebra o côco, menina  (Juvenal Galeno)


RADAMÉS GNATTALI       Tocata em Ritmo de Samba nº 2 para violão solo
  


ERNST MAHLE          Queixa da Moça Arrependida (Ribeiro Couto)
                                        Natal (Vinícius de Moraes)

Beijos,
Pedrita