sábado, 4 de outubro de 2014

Odeio o Dia dos Namorados

Assisti Odeio o Dia dos Namorados (2013) de Roberto Santucci no Telecine Premium. Eu nem pensava em ver esse filme. Os Estados Unidos lançam anualmente ao menos um sobre o tema e eu achava que esse era americano. Até que... um técnico da Net veio resolver um problema aqui. Na hora do teste passava esse filme, ele empolgado disse que adora esse filme e dizia: -Olha lá, agora ela... -Essa parte é muito boa, vem ver. Foi muito divertido e a minha curiosidade aguçada. Mesmo assim levei um tempinho pra ver.

O roteiro funciona. É bem tradicional, lembra os filmes americanos do tema, o eixo central é bem clássico. Uma mulher amarga, grosseira com os seus funcionários, sem vida pessoal, sofre um acidente e tem a possibilidade de repensar a sua vida com um antigo colega de trabalho que já tinha morrido. Essa mulher amarga é interpretada pela ótima Heloísa Perissé, o amigo por outro ótimo ator Marcelo Saback.

O elenco é extenso: Daniel Boaventura, André Mattos, Daniela Valente, Fernando Caruso, Danielle Winittis, MVBill, Charles Paraventti, Malu Valle, Marcela Barrozo, Renan Ribeiro e David Lucas

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Revista CCBB

Assisti a Revista CCBB na TV Cultura. Descobri por um acaso esse novo programa e gostei muito. Fala praticamente da programação dos CCBBs de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Falaram daquela exposição que tanto quero ver e que chegue em São Paulo com obras de Salvador Dalí. O programa está muito bem realizado, ótimas matérias, bem editado, gostei da apresentadora, Roberta Martinelli.

Gostei muito de saber sobre a Coleção Ludwig. Luís Antonio Giron dá dicas de livros. Luciano Ramos fala de cinema e mencionou dois cineastas Glauber Rocha e Deus e o Diabo na Terra do Sol que gostei muito e Walter Hugo Khouri com o Noite Vazia que está entre os melhores filmes que já vi. Adorei o programa que passa todo sábado, às 23h30 na TV Cultura. Também dá pra assistir na internet.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 30 de setembro de 2014

A Piscina

Assisti o DVD A Piscina (1969) de Jacques Deray da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema. O DVD traz uma foto em preto e branco do Alain Delon, achei que esse filme fosse em preto e branco e não é. Inclusive a fotografia de Jean-Jacques Tarbés é maravilhosa. O filme foi rodado no verão em Saint Tropez. É quase todo na piscina com os belíssimos Romy Schneider e Alain Delon de roupas de banho. Ela de maiôs e biquinis, com alguns nus.

Nos extras há uma entrevista com um dos roteiristas, Jean-Claude Carrière que falou da dificuldade de encontrar uma atriz para o filme já que muitas cenas eram de maiô. Alain Delon que já tinha tido um romance com Romy Schneider lembrou da atriz que estava na Suécia, após o sucesso de Sissi e estava esquecida. Ela aceitou. Os dois são muito lindos, na paisagem, é de uma beleza visual impactante. E a direção é muito original. A Piscina tem muitos silêncios, pouco texto, baseado no livro policial do francês Alain Page. Um casal interpretado por Alain Delon e Romy Schneider vivem em uma bela casa. Passam o tempo todo em romance e na piscina. Um amigo do casal é convidado para ir para lá. O amigo leva a filha.

Começa então uma complexidade de sentimentos. É a época da liberdade sexual, dos relacionamentos sem vínculos, livres. Mas há uma tensão, segredos. O amigo é interpretado por Maurice Ronet, a bela jovem por Jane Birkin. A trilha sonora é de Michel Legrand. Belíssimo filme, incrivelmente bem realizado, atores maravilhosos. Surpreendente! Inesquecível!
Gosto muito dessa coleção porque além do DVD, há um livro com vários textos sobre o filme, elenco, direção, críticas.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Artemis

Assisti a ópera Artemis de Alberto Nepomuceno no Theatro São Pedro. Libreto de Coelho Neto. Orquestra do Theatro São Pedro, sob regência de Emiliano Patarra que assina a direção musical do espetáculo. A excelente direção cênica e cenografia foi de Roberto Alvim. Coral Vozes Paulistanas. Belíssima montagem que comemorou os 150 anos de nascimento do compositor, música lindíssima. Os dois solistas estão íncríveis, Inácio de Nonno interpreta Hélio e Eiko Senda, Héstia. A menina dessa foto do cartaz, Valentina Ghiorzi, interpreta Délia. A bailarina é interpretada por Cynthya Diniz.

Incrível como esse texto é atual. Hélio constrói a sua obra é é consumido pela sua criação. A mãe de sua filha Héstia tenta alertá-lo da existência da filha. É uma ópera de um único ato, impactante. Linda a forma como colocaram as mulheres do coro para falar com o Hélio, excelentes vozes. A iluminação foi de Domingos Quintaliano e os figurinos e visagismo de Cássio Brasil. Essa obra estreou em 1898. No programa contam que foi apresentada na Argentina, Uruguai e Itália. Teve uma outra montagem no Rio de Janeiro com Rute Staerke e Carmo Barbosa nos papéis principais.
Foto de Décio Figueiredo.

e

Beijos,
Pedrita