sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Nós

Assisti Nós (2019) de Jordan Peele no TelecinePlay. Eu ansiava por esse filme. Adoro o gênero e a Lupita Nyong´o que está impressionante!

No passado uma família passeia em um parque de diversões, cenário clássico do gênero. Logo ficamos sabendo que os pais são separados porque a mãe cobra que ele veja mais a filha (Madison Curry). Ele está totalmente desligado, a mãe vai ao banheiro, a menina some e entra naqueles brinquedos cheio de espelhos, portas falsas. Lá ela se encontra com ela mesma, mas não é um reflexo, é uma igual a ela.

Passa o tempo uma família feliz viaja para uma casa de campo lindíssima e confortável. Bem família de comercial de margarina. Agora aparece então a Lupita, é a mãe. Todos são muito felizes. O menino adora fazer truques. O pai é interpretado por Winston Duke e os filhos por Shahadi Wright Joseph e Evan Alex, os dois são ótimos. A família amiga deles é interpretada por Elisabeth Moss, Tim Heidecker, Noelle Sheldon e Calle Sheldon.

De repente aparece uma família "igualzinha" pra atacá-los. Eu achei que ia ficar nisso, eles sendo perseguidos pelos vermelhos, mas não, o final é muito surpreendente e interessante. Arrasador! Tem muitas pontas soltas, mas a teoria é muito boa. O que gostei mais é que é possível o final. Não é algo sobrenatural e sim, científico. A que ponto chega a ciência.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Espelho

Assisti a peça Espelho do grupo Refinaria Teatral. Gostei muito! O espetáculo comemora os 10 anos do grupo e foi o primeiro trabalho deles que remontaram agora. A ótima direção é de Daniel Alves Brasil. Incrível o trabalho de corpo da Ana Szcypula. Começa ela sozinha, depois aparece o seu Espelho interpretado pela Karyn Camoski. O ótimo cenário é de Zé Valdir.

O personagem está enclausurado. Ele não consegue sair dele mesmo. Critica o sistema, mas quando alguém pede ajuda ele se nega a ajudar alegando que está difícil pra todo mundo. Aparece então o seu Espelho e eles tem embates filosóficos. A peça é muito claustrofóbica. Espelho fica em cartaz 15 de dezembro e é no sistema pague quanto puder.

O vídeo é da primeira montagem.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Todo Dinheiro do Mundo

Assisti Todo Dinheiro do Mundo (2017) de Ridley Scott na HBO Go. Eu nunca tinha ouvido falar nesse filme. Gosto muito desse diretor. O cartaz é muito ruim e levei um tempo para descobrir o filme.

É baseado em fatos reais. Um neto de um milionário do petróleo é sequestrado. Esse homem rico não tem ligação afetiva com sua família, com ninguém na verdade, vive somente para o dinheiro, é louco e viciado em dinheiro. Christopher Plummer está incrivelmente insuportável no personagem.

A mãe do rapaz é nora dele e não tem uma boa relação com o sogro. É divorciada e vive com bastante dificuldade para criar os filhos. Michelle Williams está incrível e que personagem difícil. O sogro recusa-se a falar com ela sobre o sequestro do neto. Ela viaja até ele, mas ele não a recebe, dá uma canseira nela. Até achei que apesar de manter distância ele ajuda, designando um profissional especializado em negociações difíceis para falar com os sequestradores, mas os dois, sogro e esse profissional só pioram o que já era insuportável. O negociador é interpretado por Mark Wahlberg. Como esse homem é rico demais, a sociedade como um todo não tem respeito por ele, nem jornalistas, nem os sequestradores. E todos acham que a mãe é podre de rica também. Ela é muito hostilizada pela imprensa. O ex-marido é interpretado por Andrew Buchan. Ele é alcoólatra e quando passa a trabalhar para o pai, se vicia em drogas.
Outro que sofre o diabo é o pobre do rapaz sequestrado. O gênio das negociações, em uma investigação superficial e ridícula, cisma que o garoto teria forjado o próprio sequestro, induz o sogro a achar o mesmo e decidem não pagar o resgate. Meses depois um homem aparece morto, acham que é o rapaz, por sorte não é, e descobrem que o sequestrado foi vendido para outro grupo que tinha interesse no resgate. Só daí pra frente é que acreditam no sequestro, mas o sogro quer baixar os 12 milhões solicitados em um milhão. Então parte da orelha do rapaz é cortada a sangue frio. O filme beira o insuportável, ainda mais sabendo o que essa mãe e esse rapaz passam, enquanto os outros ficam disputando os seus egos. O rapaz é interpretado por Charlie Plummer. Um dos sequestradores por Romain Duris. Todo Dinheiro do Mundo é um filme dificílimo de assistir.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Guerra do Tempo de Alejo Carpentier

Terminei de ler Guerra do Tempo (1958) de Alejo Carpentier da Bertrand Editora. Comprei esse livro em uma banca dentro de uma estação de metrô. Se me lembro bem eram 5 livros por R$ 10,00. Eu tinha gostado muito de Século das Luzes desse autor e separei esse. São ótimos contos, um que dá nome a esse livro. Eu raramente leio contos, tenho crise de abstinência com eles, quero sempre mais texto sobre o que estou lendo. O livro traz ilustrações de José Pérez Olivares.

Obra La Patera de los Malditos de José Pérez Olivares

Os contos são ligados pelo tempo, todos falam da urgência do tempo. Em um deles um rapaz vai embora temporariamente e despede-se de sua noiva. Um que gostei demais o narrador é um cão, que vive com um escravo. 



Beijos,
Pedrita

domingo, 24 de novembro de 2019

Toda Forma de Amor

Assisti a série Toda Forma de Amor (2019) de Bruno Barreto no Canal Brasil. Ouvi falar dessa série pelas redes sociais e quis muito ver. Gostei demais! A protagonista é a Gabrielle Joie que está no elenco de Bom Sucesso. Foi Bruno Barreto que escalou ela para a série que foi gravada em 2017. Ele procurava uma atriz trans e a achou em vídeos de youtubers. Nas entrevistas, o autor e o diretor falam da dificuldade de encontrar alguém que apoiasse o projeto, foi o Canal Brasil que acreditou na série, que é ótima. No primeiro capítulo a série surpreendeu em ibope da TV fechada, foi um grande sucesso e merecido. Pelo jeito tem muita gente querendo entender os seus sentimentos.

A série trata de diversas formas de amar e muitas vezes da dificuldade de amar e entender o diferente. Há também assassinatos em série. Delicada demais a relação mãe e filha entre a Joie e a Martha Meola. A mãe tem muita dificuldade de ver a filha como mulher, mas não se afasta da filha. Ela viaja para ver a filha e ir na consulta médica, onde a filha vai ouvir como será a cirurgia de transformação dos órgãos sexuais masculinos em femininos. Com a viagem e pelo apartamento que a filha mora ser muito pequeno, elas dividem a mesma cama. Esse convívio faz a mãe conhecer mais a filha e os dilemas dela. São lindas demais as cenas. Me emocionei quando a filha leva a mãe na rodoviária e pela primeira vez a mãe usa o termo feminino para se referir a filha. Outra dificuldade da personagem é com o namorado, interpretado por Gustavo Merighi. Ela começou a namorá-lo quando era adolescente, quando era um garoto delicado. Com o tempo ela começou a transformação em mulher e o namorado tem muita dificuldade de lidar com  o desejo da jovem em fazer a cirurgia.
Lindo também a relação do casal interpretado por Fabiana Gugli e Eucir de Souza. Ele gosta de se vestir de mulher, por anos vai em um motel, em uma região de prostituição, ficar se transformando no quarto. Mas ele começa a querer andar nas ruas vestido de mulher, ir em boate. A mulher fica sabendo, no início fica muito revoltada, briga muito, mas aos poucos quer ver e tentar entender o prazer de seu marido. É tudo muito delicado.
São muitos núcleos e personagens. Guta Ruiz interpreta uma terapeuta especializada em sexualidade. Ela se vangloria em quebrar regras de conduta da profissão. Ela se envolve com a personagem da Christiana Ubach, que pede que a psicóloga atenda ela e o marido, Alexandre Cioletti. A personagem da Wallie Ruy participa de um grupo de terapia.

Romullo Arantes Neto interpreta o filho do pastor, Juan Alba. Escondido do pai, ele monta, com seu amigo interpretado Daniel Infantini, uma boate para Todas as Formas de Amor. Otávio Martins interpreta um policial e candidato que rivaliza com o pastor. Daniel Infantini interpreta o seu companheiro. Pascoal da Conceição trabalha na boate. A abertura também é linda demais.

Beijos,
Pedrita