terça-feira, 26 de novembro de 2019

Todo Dinheiro do Mundo

Assisti Todo Dinheiro do Mundo (2017) de Ridley Scott na HBO Go. Eu nunca tinha ouvido falar nesse filme. Gosto muito desse diretor. O cartaz é muito ruim e levei um tempo para descobrir o filme.

É baseado em fatos reais. Um neto de um milionário do petróleo é sequestrado. Esse homem rico não tem ligação afetiva com sua família, com ninguém na verdade, vive somente para o dinheiro, é louco e viciado em dinheiro. Christopher Plummer está incrivelmente insuportável no personagem.

A mãe do rapaz é nora dele e não tem uma boa relação com o sogro. É divorciada e vive com bastante dificuldade para criar os filhos. Michelle Williams está incrível e que personagem difícil. O sogro recusa-se a falar com ela sobre o sequestro do neto. Ela viaja até ele, mas ele não a recebe, dá uma canseira nela. Até achei que apesar de manter distância ele ajuda, designando um profissional especializado em negociações difíceis para falar com os sequestradores, mas os dois, sogro e esse profissional só pioram o que já era insuportável. O negociador é interpretado por Mark Wahlberg. Como esse homem é rico demais, a sociedade como um todo não tem respeito por ele, nem jornalistas, nem os sequestradores. E todos acham que a mãe é podre de rica também. Ela é muito hostilizada pela imprensa. O ex-marido é interpretado por Andrew Buchan. Ele é alcoólatra e quando passa a trabalhar para o pai, se vicia em drogas.
Outro que sofre o diabo é o pobre do rapaz sequestrado. O gênio das negociações, em uma investigação superficial e ridícula, cisma que o garoto teria forjado o próprio sequestro, induz o sogro a achar o mesmo e decidem não pagar o resgate. Meses depois um homem aparece morto, acham que é o rapaz, por sorte não é, e descobrem que o sequestrado foi vendido para outro grupo que tinha interesse no resgate. Só daí pra frente é que acreditam no sequestro, mas o sogro quer baixar os 12 milhões solicitados em um milhão. Então parte da orelha do rapaz é cortada a sangue frio. O filme beira o insuportável, ainda mais sabendo o que essa mãe e esse rapaz passam, enquanto os outros ficam disputando os seus egos. O rapaz é interpretado por Charlie Plummer. Um dos sequestradores por Romain Duris. Todo Dinheiro do Mundo é um filme dificílimo de assistir.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Um filme difícil mesmo de se assistir, uma mistura de pena pela nora e neto, de raiva pelo avô, de torcida pra que tudo termine bem.
    Achei eletrizante a parte em que a Michelle e Mark procuram pelo rapaz nas ruas escuras com os sequestradores também atrás deles, o garoto apavorado e o sequestrador que o ajuda.
    Como ela diz no filme infelizmente precisou usar os mesmos meios que o avô para alcançar seu objetivo de salvar o filho.
    Triste imaginar uma pessoa tão obcecada por dinheiro que acabou virando um objeto e deixou de lado a humanidade.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, parei várias vezes e tive dificuldade em voltar a ver. insuportável o avô. mas os outros não foram diferentes.

      Excluir
  2. Já conhecia a história dos Gettys e do sequestro do neto do patriarca. Então eu vi o filme na época do lançamento. Jean Paul Getty - a certa altura considerado o homem mais rico do mundo - lembra muito o o personagem "Tio Patinhas". Contudo, gente como J.P. Getty geralmente paga um alto preço pela escolha que fazem (elegendo coisas materiais em detrimento do humano), em prejuízo do que é humano. Veja que o filho dele (pai do garoto sequestrado) aparece, rapidamente, no final das negociações, e a gente vê que ele está drogado e talvez seja um... sei lá ... inválido. Na vida real, aquele homem, que realmente, foi um viciado em frogas, recuperou-se e se tornou um benfeitor de várias causas, na Inglaterra. O filme é bom e eu o recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu não conhecia nada desse sequestro. eu infelizmente acho que o avô viveu muito bem e feliz até o fim da longa vida. não acho que teve qq consciência moral. me pareceu bem um psicopata, sem qq sentimento.

      Excluir
  3. Lembro da estória do sequestro.
    E que mandaram a orelha do sequestrado.
    bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, nunca tinha ouvido falar, mas sempre prestei pouca atenção a notícias policiais.

      Excluir
  4. É tudo isso baseado numa história real.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O diretor é ótimo, mas esse é um tipo de filme que não vejo.

    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de filmes baseados em fatos reais, tem uns que são pesados demais, como esse.
    Este tipo de filme ajuda a gente a ficar mais esperta com os seres humanos, até os de casa são perigosos.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb acho bom às vezes termos algum choque de realidade. às vezes a gente sofre demais por algo que é importante, mas não tem a dimensão de uma tragédia.

      Excluir

Cultura é vida!