sábado, 3 de fevereiro de 2018

Cordeiros e Carrascos

Assisti Cordeiros e Carrascos (2016) de Oliver Schmitz no TelecinePlay. Que filme difícil! Logo no início, uma chuva torrencial atrapalha um rapaz sangrando a dirigir, uma van passa, berram algo pra ele. Mais a frente o carro do rapaz é fechado, negros saem da van e o rapaz mata um a um com a arma. Um advogado é escolhido pela defensoria pública para defender o rapaz, até não queria aceitar, mas ele é contra a pena de morte, aceita.

O rapaz não conta nada, não fala como aconteceu. Cordeiros e Carrascos é inspirados em fatos reais na África do Sul em 1987 e no livro de Chris Marnewick. Fiquei chocada em saber que além de existir a pena de morte no país, eles executavam 7 presos por dia. Esse rapaz quis fugir do alistamento, não queria ir lutar na guerra na Angola. Então a opção era trabalhar no presídio, só que ele não sabia que seria no corredor da morte. O rapaz só tinha 17 anos e passou a cuidar dos presos e a acompanhar diariamente 1, os outros com os outros 6 até as cordas do enforcamento. Fiquei horrorizada em saber que nesse período a África do Sul matou por enforcamento 7 presos por dia em um total de 164 pessoas em 2 anos. Sou contra a pena de morte, mas fiquei pensando que 7 prisioneiros por dia, não seria possível que 7 por dia teriam praticado crimes hediondos. E claro, a maioria que era enforcada era negra. Logo após esse julgamento e esse incidente diminuíram as mortes e quando Mandela foi presidente a pena de morte acabou. 

O advogado tenta mostrar que o rapaz não sabia o trabalho que ia executar, que não teve treinamento, nem tratamento, nem apoio psicológico. No primeiro dia de trabalho já levou um homem a execução e só aí descobriu o que ia fazer. Foi proibido de falar com as pessoas sobre o que fazia. No julgamento ele também não quer falar porque é a ordem que recebeu. Quando começa a falar, o oficial chefe dele vai ao julgamento para olhar intimidando-o. Cordeiros e Carrascos é um filme difícil, mostram várias execuções, vários 7 executados na forca, as consequências, os oficiais tendo que limpar a sujeira, lavar os mortos, colocar nus em caixões, levar para a cerimônia religiosa e ajudar a enterrar. Trabalho duro, desumano. Sem falar nos enforcados. Como podiam matar tanta gente por dia? O advogado não queria inocentar o rapaz, sim, ele matou 7 jogadores a queima roupa na rua, mas queria impedir que ele fosse condenado à morte. E sim, o advogado queria transformar o julgamento em uma reflexão profunda sobre a pena de morte. Todos estão incríveis, é um filme dificílimo de ver. Steve Coogan interpreta o advogado. Garion Dowds faz brilhantemente esse rapaz traumatizado. Ainda no elenco estão: Deon Lotz, Andrea Riseborough, Robert Robbs e Siya Mayola.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A Face de um Anjo

Assisti A Face de um Anjo (2014) de Michael Winterbottom no TelecinePlay. Eu vi que esse filme é com o Daniel Brühl, que adoro, resolvi ver. O Telecine pegou a mania de colocar em Cult filmes europeus. Desculpe, mas não é porque um filme é europeu que ele é cult. Esse passa longe. É um filme esquisito, tem algumas questões interessantes, várias desprezíveis.

O filme é cheio de metalinguagens, então quem estuda ou gosta de cinema tem umas questões interessantes. Um diretor de cinema vai para a Itália acompanhar um julgamento de um casal muito jovem, acusado de matar uma amiga igualmente jovem. O diretor ainda não decidiu que filme irá fazer, não pensa em fazer sobre o caso policial. Na verdade é um desequilibrado e indeciso, enrola tanto o filme que desistem de fazê-lo e ele continua insistindo.

O filme fala bastante desse culto ao sensacionalismo. Como o casal jovem é lindo e bem nascido, querem detalhes sórdidos. O filme é baseado no caso de Meredith Kercher. O diretor é um indeciso, primeiro ele pensa em focar no jornalismo, na cobertura jornalística. Depois influenciado por uma adolescente pensa em uma história de amor. Kate Beckinsale é uma jornalista estrangeira. A jovem acusada de matar a amiga por Genevieve Gaunt. A jovem que influencia o diretor por Cara Delevingne. Ah, o filme é lento e arrastado. O protagonista é um desajustado. Ele descobriu que sua esposa tinha um amante, a filha dele fica com a esposa e o amante. No percurso na Itália começa a usar cocaína e beber muito.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Música d eToninho Ferragutti

Fui ao show A Música de Toninho Ferragutti no Sesc Pinheiros. Foi incrível! Uniram vários músicos que fizeram trabalhos com Toninho para comemorar os 35 anos de carreira dele e realizaram um evento maravilhoso! Foram 18 músicos no palco e duas dançarinas. Só feras dividindo obras maravilhosas com Toninho. O teatro estava lotado!!!

Fotos de Marcos Muzi

A apresentação acabou pincelando interpretações de vários momentos de Toninho Ferragutti e parceiros, até mesmo uma inédita com o pianista Salomão Soares. Eles gravaram um CD, Toninho disse que deverá ser lançado ainda este ano. Primeiro tocou um quinteto com obras clássicas. No quinteto acordeon, viola, violino, contrabaixo e percussão. Em outro momento, Toninho tocou com Bebê Kramer, também no acordeon.

Depois Toninho Ferragutti tocou com Neymar Dias músicas que tinham gravado no projeto Festa na Roça que comentei aqui. Com Marco Pereira, Toninho tocou uma obra que adoro, Sanfonemas.

Foto de Laura Del Rey

Por último Toninho Ferragutti tocou com o grupo que gravou o CD A Gata Café. Um número teve dança com Ale Kalaf e Priscila Grassi já que Toninho Ferragutti compõe também para dança.

Aqui a relação dos músicos que participaram desse show:

Toninho Ferragutti - acordeão, composições e direção musical
Zé Alexandre Carvalho - contrabaixo
Raiff Dantas Barreto - violoncelo
Adriana Schincariol - viola de arco
Ricardo Takahashi - 1º violino
Liliana Chiriac - 2º violino
Neymar Dias - viola brasileira
Bebê Kramer - acordeão
Vinícius Gomes - violão e guitarra
Cássio Ferreira - saxofones
Cléber Almeida - bateria
Marco Pereira - violão
Salomão Soares - piano
Roberto Angerosa - percussão
Alexandre Ribeiro - clarinete
Paulo Braga - piano
Alessandra Kalaf - bailarina (Grupo Luceros)

Priscila Grassi - bailarina (Grupo Luceros)

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Vida

Assisti Vida (2017) de Daniel Espinosa na HBO On Demand. Eu adoro ficção científica, mas aviso, Vida é um filme muito mais de terror do que de ficção científica. Sim, é no espaço, mas é apavorante. Eu vi pelo controle remoto, não aguentava e parava e pensava se deveria ou não voltar a ver. Mas a curiosidade era grande mesmo sendo difícil de aguentar, que eu voltava a ver.

Um grupo está em uma nave espacial em Marte. Eles conseguem separar do planeta um ser vivo, algo minúsculo, que é comemorado no mundo todo. Eles vão acompanhando o seu desenvolvimento, mas o minúsculo fica um monstrinho que come gente e vai aumentando de tamanho.

Assim que o monstrinho passa a atacá-los o filme vira uma tentativa de fuga e caça. Além de fugir eles tentam o tempo todo matá-lo e o monstrinho só cresce, vocês devem imaginar por quê.

No elenco estão: Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson, Ryan Reynolds, Aryon Bakare e Hirouyki Sanada. Por incrível que pareça o final me surpreendeu. Achei o filme bem realizado, convenceu realmente que estavam em uma nave.

Beijos,
Pedrita