sábado, 11 de abril de 2020

Z: A Cidade Perdida

Assisti Z: A Cidade Perdida (2016) de James Gray no TelecinePlay. Não conhecia o filme, está em aventura, não deixa de ser, mas é drama também. É a história do explorador Percy Fawcett que desapareceu no Mato Grosso com seu filho na última expedição. Fawcett fez várias expedições a Amazônia a pedido do governo britânico. O filme é baseado no livro do jornalista David Grann.

Charlie Hunnam interpreta Percy Fawcett. O filme começa com o explorador casado (Sienna Miller) e sendo convocado para ir mapear a região amazônica. Ele tem um filho pequeno e sua esposa está grávida. Acaba aceitando e segue com um grupo expedicionário. Interpretam o grupo que o acompanha em algumas das expedições: Robert Pattinson, Angus Macfadyen, Edward Ashley e Tom Holland.


Os sofrimentos são muitos, alguns morrem, mas eles chegam ao final do rio. Como exploradores acharam que eram os primeiros a chegar lá, ignorando os povos que já viviam no local há séculos. O filme foi gravado na Colômbia. Nesse lugar Fawcett acha cerâmicas e decide procurar a cidade que teriam moradores que tivessem feito os artefatos. Para a sociedade, indígenas eram selvagens. Fawcett fica muito surpreso que pudessem ser mais evoluídos do que imaginava. Se até hoje acham que indígenas "precisam evoluir", imagine naquela época. Também era a época que achava-se que uma mata devia ser explorada, como se ela não fosse evoluída o suficiente e como se não pudesse simplesmente existir com os seus povos, floras e faunas e suas regras próprias.
Apesar do caráter explorador, Fawcett via a evolução do indígenas, suas práticas, culturas, habilidades de caça, pesca e plantações. Fawcett volta para a Inglaterra, acaba sendo recrutado para a Primeira Guerra Mundial e é condecorado por bravura. 

Fawcett viajou três vezes para a região amazônica, até ir na última com seu filho mais velho e desaparecer. A cada viagem ele fica ausente por anos. 

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Se a Rua Beale Falasse

Assisti Se a Rua Beale Falasse (2018) de Barry Jenkins na HBOGo. O filme é baseado no livro de James Baldwin. Nunca li nada desse autor, o texto desse filme e um outro é encontrado no Brasil. Não é uma boa adaptação, arrastada, acaba esvaziando um tema tão urgente.

É a história de um casal muito jovem. Amigos desde a infância, se apaixonam. Ela tem 19 anos e ele 22. Uma acusação de uma mulher que ele a teria estuprado muda a história deles. O rapaz estava com um amigo e a namorada muito longe do local do estupro, mas eles não conseguem provar. O rapaz queixa-se da dificuldade de viver nos Estados Unidos. O Brasil é igual. A lei aqui também não é igual pra todos. Um negro pode roubar um pacote de açúcar e ficar 10 anos preso sem julgamento, enquanto um branco, bem de vida, com bom advogado, que matou alguém e confessou pode ficar 10 anos em liberdade aguardando julgamento.
Assim que ele é preso, ela descobre que está grávida. De uma família acolhedora e assertiva, todos comemoram. O pai da moça não tem uma família unida. A mãe religiosa e fervorosa é extremamente preconceituosa. Todos os atores são lindos e talentosos. Lindíssima a protagonista Kiki Layne, o seu amado é interpretado por Stephan James. A mãe da moça é interpretada pela protagonista de Watchmen, a belíssima Regina King, o pai por Colman Domingo, a irmã por Teyonah Parris. A trilha sonora é maravilhosa.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 7 de abril de 2020

Oito Mulheres e um Segredo

Assisti Oito Mulheres e um Segredo (2018) de Gary Ross na HBOGo. Eu vejo pouco filmes de ação e aventura, até gostei dos anteriores dessa série. Foi uma boa escolha.

Foi zapeando que a vontade aumentou porque o elenco é incrível: Sandra Bullock, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter, Rihana, Anne Hathaway, Sarah Paulson, Awkawafina e Mindy Kalling.

Começa com a personagem da Sandra Bullock saindo da prisão. Nos três anos que ela ficou presa foi elaborando um plano de difícil realização. A personagem conta que cada vez que o plano dava errado em algum momento, ela começava de novo e elaborava novamente. Sim, é um plano mirabolante. Muito bacana como elas vão recrutando as profissionais. Divertido a que é especialista em roubar cargas de compras pela internet. Rihana faz a fera em computação.

Divertido quando a Helena Bonham Carter entra na trama. Ela é uma estilista famosa e é escolhida pra vestir uma influencer famosa. Sim, a trama fala de moda, joias e exposições. O roubo será em um museu. Vão roubar uma joia caríssima da Cartier dentro de um museu que vai expor joias raras do império.

Desde o começo dessa série gosto como fazem a edição, colocam várias cenas na tela com momentos diferentes em cada pedaço. Também gosto que ficamos sabendo o plano em detalhes, torcemos pela execução, mas no final descobrimos que até nós fomos enganadas. Ótimo entretenimento e ver essas grandes atrizes lindas e talentosas em cena é maravilhoso!

Beijos,
Pedrita

domingo, 5 de abril de 2020

Dor e Glória

Assisti Dor e Glória (2019) de Pedro Almódovar no TelecinePlay. Li bastante sobre esse filme e queria muito ver, gosto muito di Almódovar. Li que muito do filme é autobiográfico.

Antonio Banderas que o interpreta. Falaram muito do retorno dessa dupla, as grandes interpretações de Banderas estão nos filmes de Almódovar. Só há homens lindíssimos no filme. Logo o personagem procura um ex-amigo. Estão há décadas sem se falar depois que o diretor criticou o ator pela sua interpretação em seu filme. Que ator belíssimo, Asier Etxeandia. Sim, o protagonista é diretor de cinema.

E que casal belíssimo: Antonio Banderas e Leonardo Sbaraglia. Eles foram um casal no passado e se reencontram anos depois. Banderas estava bem melhor com a camiseta laranja eletrizante, pena que trocou por uma nada inspiradora.

O protagonista lembra de sua infância. Ele e sua mãe vão morar em uma caverna. Ela fica muito incomodada, mas é óbvio que o garoto adora. Ela é interpretada pela belíssima e maravilhosa Penélope Cruz e que graça o garoto interpretado por Asier Flores. O pedreiro é encenado por César Vicente. A mãe nos dias de hoje é interpretada pela maravilhosa Julieta Serrano. A melhor amiga por Nora Navas.

Beijos,
Pedrita