sábado, 3 de outubro de 2020

Orlando

Assisti Orlando (1992) de Sally Potter no Telecine Cult. Faz um tempo que coloquei esse filme pra gravar. É inspirado no livro Orlando de Virgínia Woolf que amo e li há muitos anos. No começo Tilda Swinton estava mais para o Cândido de Voltaire que para o Orlando da Woolf. A direção de arte do filme é incrível!

O elenco também é extenso: Charlotte Valandrey, Quentin Crisp, Billy Zane, John Wood, Toby Stephens, Toby Jones, HeathCote Williams, Thom Hoffman e Matthew Sim.
O filme é bastante longo e caro.


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Amor de Quarentena

Participei da experiência Amor de Quarentena pelo Whatsapp. Na compra do ingresso escolhemos qual personalidade vão nos enviar mensagens interpretando um personagem que é alguém que nos conheceu no passado e revolveu dar notícias na quarentena por Whatsapp. Acho incrível a capacidade do meio cultural de se reinventar em tempos difíceis como esses, deviam ser mais valorizados. O texto é do argentino Santiago Loza e a direção de Daniel Gaggini.

Eu escolhi a Débora Nascimento, gosto muito dessa atriz e sua voz melodiosa e bonita foi uma bela companhia por 13 dias. Sim, por 13 dias meu Whatsapp recebia áudios, textos, vídeos e imagens, a maioria de natureza. Eu apelidei o projeto de "Pílulas de Carinho", já que diariamente vinha algum carinho em doces palavras, sons de natureza, vídeos de música. O projeto sugere que a gente nomeie alguma pessoa  no Whatsapp assim que recebemos as instruções, mas eu preferi colocar só Amor e não personificar em ninguém, até porque escolhi uma mulher, então achei melhor deixar livre pra a imaginação seguir o caminho que quisesse.
Logo no começo foi estranho, o áudio falava de praia, caminhar na praia e eu logo lembrei de uma pessoa com quem tinha muito carinho, andávamos juntas na praia vazia pra ver o nascer do sol. E não é que era o dia do aniversário da pessoa? Fiquei bem tocada. Mas depois não personifiquei mais ninguém. Na verdade eu sou bem prática nas minhas relações, eu sou mais afetiva, mas as pessoas das minhas relações são mais objetivas, então só pensava que os vídeos de música são um costume meu, enfim, não ligava a ninguém especificamente. Foram dias de muito carinho, de ternura, me fizeram muito bem. Fiquei triste na despedida, chorei mesmo, e deu uma crisezinha de abstinência. 

Eu acompanhei algumas matérias sobre o projeto, e o Gianecchini comentou em uma delas que ele mesmo resolveu entrar em contato com uma pessoa, eu também enviei alguns textos mais carinhosos para pessoas especiais. Eu sou muito reservada, mas gosto de demonstrar afeto, deveria fazer mais. Ficamos mesmo tocados com o delicado projeto.
O projeto é em prol do Fundo Marlene Colé, que desde março tem ajudado financeiramente profissionais da cultura. Os atores Débora Nascimento, Johnathan Azevedo, Mariana Ximenez e Reynaldo Gianecchini doaram os seus cachês para o projeto. A obra já estreou na Argentina, Espanha, Uruguai, Chile, Equador e Paraguai e, em breve, chegará à Alemanha, Austrália, México, Peru, Colômbia, Holanda, França e Portugal. No Brasil vão ter ainda alguns grupos, há ingressos pra receber as "Pílulas de Carinho" e ainda ajudar o meio cultural a passar essa fase difícil. 

Pelo instagram acabei vendo que tem o Amor de Quarentena España. Nossa, como queria receber áudios do Leonardo Sbaraglia.


Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Os Órfãos

Assisti Os Órfãos (2020) de Floria Sigismundi no TelecinePlay. Mais um filme baseado no livro The Turn of Screw (A Volta do Parafuso no Brasil) de Henry James. Esse livro tem inúmeras adaptações até mesmo para o teatro e para a ópera. Esse é só uma sugestão do livro, o filme é bem diferente. É um bom filme do gênero! Absurdamente assustador, o que não acontece no livro que é bem sutil. A diretora é italiana, o filme é uma co-produção entre Canadá, Irlanda, Inglaterra, Índia e Estados Unidos.

Uma jovem (Mackenzie Davis) é chamada as pressas pra ser preceptora de uma menina (Brooklynn Prince), a babá anterior foi embora. A atriz mirim é uma fofa, mas a personagem nem tanto. Nesse as crianças são insuportáveis, cruéis mesmo, indisciplinadas, mimadas. 
Na verdade o rapaz (Finn Wolfhard) é insuportável e já é adolescente. As crueldades que ele faz com a babá são muito, mas muito irritantes. A empregada (Barbara Marten) que cuida deles é uma verdadeira fantasma, assustadora, e como mima as crianças, igualmente irritante. A casa é deslumbrante! E muito, mas muito bem feitas as cenas na parte da casa abandonada, tudo muito assustador. Os cenários são incríveis!

Eu confesso que fiquei meio na dúvida quanto ao final. Mas eu sou dessas espectadoras inseguras que sempre tem receio de ter entendido errado. Mas eu gostei demais do desfecho.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Nenhum Olhar de José Luís Peixoto

Terminei de ler Nenhum Olhar (2000) de José Luís Peixoto da Dublinense. Eu queria muito ler esse livro porque o Geocrusoé elogia muito esse autor. Na última Feira do Livro da USP fui ver quais editoras que tinham livros que queria e que estavam no evento. E foi assim que conheci a Dublinense e entrou para o grupo das minhas editoras preferidas. Os vendedores me indicaram outras obras que estão entre os melhores livros que li esse ano.

A edição é primorosa e amei essa capa de Samir Machado de Machado

O marcador de livro é de uma exposição portuguesa Séculos d´O Século que um amigo me enviou.

Obra (1981) de Henrique Ruivo

Gostei demais do estilo de José Luís Peixoto. Seu texto é muito poético, quase cantado. São dois livros. O primeiro começa com a triste história de José e o segundo de seu herdeiro. Os personagens vivem em um lugarejo. A obra mostra o seus cotidianos, a vida no campo, a criação de animais. Tudo muito lindo, mas é um livro triste.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Michael Collins

Assisti Michael Collins (1996) de Neil Jordan na HBO Mundi. O 007 comentou: "aquele filme antigo?". Bom, não muito antigo, mas de algumas décadas. Desde que o Max ficou HBO Mundi o canal passou a programar filmes de algumas décadas atrás, gostei, mas espero que não tirem os filmes recentes independentes de vários países, minha paixão. Eu tinha colocado pra gravar. Recentemente descobri que esse sistema novo de gravação da Claro/Net tem tempo para o filme sair. Fica disponível por  um tempo e vi que alguns filmes que eu tinha gravado estavam pra sair, esse foi um deles. Agora vou ficar mais atenta e tentar ver primeiro os que gravei há mais tempo.

O filme é bastante violento, sobre os conflitos entre Irlanda e Inglaterra. Há vários filmes sobre o tema. Michael Collins era um dos líderes irlandeses. Eles promoviam ataques aos líderes ingleses que retaliavam com igual violência. Em um momento mandam um tanque em uma jogo e metralham todos jogadores, mulheres e crianças. Liam Neeson interpreta Michael Collins. Júlia Roberts integra o triângulo amoroso com Aidan Quinn. Stephen Rea faz o policial e Alan Rickman o intelectual. Aparecem ainda no elenco: Ian Hart, Brendan Gleeson e Jonathan Rhys Meyers.

Beijos,
Pedrita