Assisti
Kes (1969) de
Ken Loach no
Telecine Cult.
Kes é baseado no conto de
Barry Hines. Eu sempre reluto em ver filmes com animais porque em geral eles morrem no final.
Kes é muito elogiado pela crítica, está na lista dos melhores filmes de muito cineasta, criei coragem e fui ver. É triste, pesado, mas é realmente um filme magnífico, valeu o esforço, mas foi difícil me recuperar depois que terminou.
Billy Casper é nosso protagonista, ele vive uma solidão assustadora. O irmão só o maltrata, a mãe é ausente, está farta dos filhos. Vive como uma mulher solteira. Billy vive sujo, revoltado. Na escola os professores só maltratam, então os alunos fazem sempre o mesmo. Kes é daquela época em que os adultos achavam que a mão firme e a violência educavam e consertavam menores rebeldes.
A distração do Billy é procurar ninhos na floresta. Ele acha um de um falcão, rouba um livro sobre falcões, ele já tinha sido preso antes pro furto, pega um filhote e começa a amestrá-lo. É linda a relação do Billy com o falcão e imagino o quanto deva ser difícil fazer um filme onde um garoto também precisa ter uma relação de amizade com um animal. Belíssimo filme! Billy é interpretado brilhantemente por David Bradley. Alguns outros do elenco são: Freddie Fletcher, Lynne Perrie, Colin Welland, George Speed, Bernard Atha e Brian Glover.
Beijos,
Pedrita