sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Retrospectiva Spotify 2021

Fico sempre muito feliz com a Retrospectiva Spotify. Eles são muito caprichosos na apresentação, nos vídeos, nos sons, nas imagens, na facilidade de compartilhar. O Spotify cria inclusive uma playlist com as mais tocadas em 2021, a minha tem 6 horas de duração e não paro de ouvir. Os compositores e músicos também tem as suas estatísticas de quanto suas músicas foram ouvidas, quantos países, em quantas playlists estão. As redes sociais viram uma festa com as listas dos ouvintes e dos músicos. É muito inteligente porque o Spotify bomba nessa época, comercialmente é um ótimo investimento criar esses mecanismos de retrospectiva, banner, vídeo, imagens. Muitos ficam com dificuldade de ver a Retrospectiva Spotify tal a sobrecarga. 
 

Esse ano eles escolheram a cor da sua aura musical, a minha é zen e de boa, faz sentido, já que eu ouvi mais a minha playlist Suave, pra acalmar à noite dos agitos do dia. Tem uma playlist que amo, a Sensações, mas acabo ouvindo menos, deixando para momentos especiais, então músicas que tenho paixão não apareceram na retrospectiva, vou ouvir mais em 2022 pra ver se outros artistas aparecem aqui no outro fim de ano.

A música que mais ouvi, Elephant Gun do Beirut, também tem lógica, já que amo tanto que está em algumas das minhas playlists. Inclusive eu amo o clipe oficial e o trecho na série Capitu que comentei aqui.


Interessante que eu achei que não mudariam muito as músicas mais ouvidas, gêneros, artistas, mas só repetiu mesmo uma. A minha Retrospectiva Spotify 2020 está aqui. Não paro de ficar comparando.

Os gêneros que mais ouvi foram esses e mudaram alguns.














Sim, 
Cranberries é a minha banda favorita.









Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Run

Assisti Run (2020) de Aneesh Chaganti na Netflix. Eu procurava filme de fantasminha, mas esse não é. A questão é que não consegui parar de ver e depois fiquei com dificuldade de dormir. É muito forte e muito impressionante!

Um bebê nasce prematuro, o tempo passa e vemos uma mãe muito zelosa cuidando de uma filha que tem vários problemas de saúde. A jovem é muito estudiosa, habilidosa, então está concorrendo a uma vaga na universidade. Já comecei a desconfiar que a mãe inviabilizava esse processo sem a filha saber. A filha começa a desconfiar de outras questões, um remédio estava com a etiqueta em nome da mãe, ela questiona e aparece o remédio em nome da filha com uma etiqueta por cima. A filha raramente tem acesso a internet, só acompanhada da mãe. Também não tem celular. As duas são interpretadas por Sarah Paulson e Kiera Allen.
O filme fala daquelas mães que, para ter o controle de seus filhos, criam doenças neles. Querem os filhos dependentes. É muito apavorante, mas infelizmente existe.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Noites de Alface

Assisti Noites de Alface (2021) de Zeca Ferreira no Canal Brasil. Mais um filme em comemoração aos 75 anos de Marieta Severo. Uma amiga até perguntou se estreou, foi uma exibição pontual, mas o filme está disponível nas plataformas de streaming. 

Baseado no livro de Vanessa Bárbara o filme conta a história de um casal. No começo vemos que ele fica viúvo. Adoro os atores Marieta Severo e Everaldo Pontes. Ela é daquelas mulheres que ajeitam tudo na vida dela e dos outros. Ele é introspectivo, pouco sai, e gosta de ler livros policiais. Muito lindo como o diretor coloca a casa com ou sem a esposa. Quando ela aparece a casa ganha luz, com ele sozinho é cheia de sombras, cortinas e janelas fechadas. Alface era o chá que a esposa preparava para ajudar o marido dormir que sofria de insônia.
Também adoro os atores da vizinhança e os que interagiam com os moradores como o simpático carteiro (Romeu Evaristo). Os vizinhos são interpretados por João Pedro Zappa, Teuda Bara, Inêz Peixoto e Izak Dahora. A trilha linda é do Mario Gil, uma canção tem Mônica Salmaso, Cezinha Oliveira no contrabaixo, Breno Luiz ao piano e no acordeon, Alexandre Ribeiro no clarinete, Amei que é filmado na Ilha de Paquetá, em casas simpáticas, arejadas e ensolaradas.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Os Pequenos Vestígios

Assisti Os Pequenos Vestígios (2021) de John Lee Hancock na HBO Go. Gostei muito desse pôster, mas o que está na HBO é péssimo. É um clássico filme de serial killer com um grande elenco: Denzel Washington, Rami Malek e Jared Leto

Denzel interpreta um policial afastado, Rami o que vem substituí-lo, estrela, que adora dar coletivas, ternos caros. Logo o novato percebe que o outro é muito perspicaz, e passam a trabalhar juntos. Ficamos sabendo que o outro policial vinha há anos no encalço do serial killer, que tinha cometido erros graves e por isso foi afastado. Também tinha ficado obcecado, perdeu a esposa por estar sempre ausente e abandonou a vida social. O que chega começa a ir pelo mesmo caminho.

O filme é bem, mas bem mais ou menos. Sobre o que é esse filme policial? É sobre um serial killer. E o que acontece? Eles não descobrem que era.
Beijos,
Pedrita

domingo, 28 de novembro de 2021

Guerra de Canudos

Assisti Guerra de Canudos (1997) de Sergio Rezende no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, mas por ser muito longo raramente é programado, tem 3 horas de duração aproximadamente. O Canal Brasil programou vários filmes com a Marieta Severo em comemoração aos seus 75 anos.

É um épico, com textos de Euclides da Cunha, sobre a guerra insana (1896-1897) contra um povoado. Era a República, tinha acontecido o fim da escravidão e era logo após a maior seca do sertão. Antonio Conselheiro (1830-1897) caminha com fiéis pelo sertão da Bahia, até que acha um lugar e montar um povoado. Todos muito pobres, passam a ter pouco, uma vida quase miserável, mas melhor e com alguma dignidade. Ele é interpretado por José Wilker

Cismam com o povoado e declaram guerra a ele. Durante seis meses morrem brasileiros de todos os lados. É de uma insanidade atroz. Não é um filme fácil porque as três horas são praticamente de guerra.

O elenco é primoroso:  Claudia Abreu, Paulo Betti, Roberto Bomtempo, Tonico Pereira, Selton Mello, José de Abreu, Tuca Andrada, Dandara Guerra, Denise Weinberg, Camilo Beviláqua, Murilo Grossi, Jorge Neves e Ernani Moraes.




Beijos,
Pedrita