sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Até o Sol Raiá

Assisti o curta Até o Sol Raiá (2007) de Fernando José e Leandro Amorim no Canal Brasil. Achei por um acaso, estava zapeando, vi que começava e me surpreendi com a beleza e criatividade dessa animação. Um boneco de barro ganha vida e começa a se soltar de sua base. Na cidade bonecos coloridos dançam. Até o Sol Raiá ganhou vários prêmios:  Anima Mundi 2007 RJ - Melhor Curta Metragem Brasileiro
- Anima Mundi 2007 RJ - Melhor Primeira Obra
- Anima Mundi 2007 SP - Melhor Curta Metragem Brasileiro
- Anima Mundi 2007 SP - Melhor Primeira Obra
- Cine PE 2008 - Prêmio Especial do Júri Oficial
- 31º Festival Guarnicê de Cinema - Prêmio de Melhor Roteiro.

Há um blog desatualizado desde 2009, mas que traz várias informações.




Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TV Pirata

Assisti TV Pirata (1988) de Guel Arraes no Canal Viva. Fiquei muito feliz que esse programa de humor ia ser reprisado. Passa sábado bem tarde e reprisa à tarde também no fim de semana. Adorei rever algumas piadas, claro que nem todas são apaixonantes, fazer humor nem sempre tudo fica incrível, mas me diverti com algumas tiradas. Gosto também do quanto a TV Pirata renovou o humor. Me diverti com a cena na guerra, os três dando em cima de uma mulher, vem o marido dela e todos se escondem em um armário.

Divertido também ver um capítulo da novela Fogo no Rabo. O elenco é excelente: Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé, Louise Cardoso, Pedro Cardoso, Ney Latorraca como o impagável seu Barbosa, Débora Bloch, Diogo Vilela. Pena que o Canal Viva exagere nos comerciais que andam insuportáveis. Foram 5 em uma hora de exibição do programa, sendo os comerciais com mais tempo que a TV Pirata. A maioria divulga a própria programação do canal, mas são tão repetitivos, cansativos e demasiados que gera aversão e não atração à programação. 



Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Meu Melhor Amigo

Assisti Meu Melhor Amigo (2006) de Patrice Leconte na TV Globo. Isso mesmo, vi um filme dublado. Estava no começo, vi que é com esse diretor que adoro, achei melhor ver porque filmes desse diretor não são muito fáceis de encontrar pra assistir. Claro que é dificílimo aguentar a voz dublada do majestoso e lindo Daniel Auteuil, mas fiz esse sacrifício. Mesmo não sendo o meu preferido desse diretor, gostei muito. Pode parecer inicialmente um filme simples sobre amizade, mas Patrice Leconte sempre vai além do que mostra na superfície.

O Daniel Auteuil interpreta um colecionador de arte. Ele compra por um preço absurdo uma peça que fala de amizade e quer guardar na casa dele. Sua sócia irritada por ele ter usado sem consultá-la o dinheiro da galeria para algo pessoal faz uma aposta, se ele em um período não apresentar o seu melhor amigo a peça é da galeria deles. Aposta e desafio é o que mais gosta nosso protagonista que começa insistentemente procurar antigos conhecidos que na maioria se desentenderam com ele. Leconte mostra muito o quanto as pessoas acham que podem comprar as outras, como alguns acham que as relações afetivas são conquistadas pelo dinheiro. Ainda no elenco estão: Dany Boon, Julie Gayet, Julie Durand, Henri Garcin, Jacques Mathou, entre outros.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ivete

Li Ivete de Guy de Maupassant. Eu adoro esse autor e comprei esse livro no Estante Virtual. O índice é bastante confuso. Só depois de terminar Ivete que percebi que são várias histórias. Como não gosto de ler várias obras do mesmo autor seguidas, li só Ivete. Essa obra só é encontrada em livro de coleções de textos do Maupassant. Ivete é uma bela moça que vive em uma casa de uma cortesã. Ela é cobiçada, mas não tem ideia que não é para casar. Gostei muito! Mais uma vez uma obra que mostra a condição da mulher que não tem dotes, nem família e acaba sendo obrigada a um destino que não escolheu.

Primeira frase de Ivete de Guy de Maupassant:

“Ao sair do Café Riche, Jean de Servigny disse a Léon Saval:"




Beijos,

Pedrita