sábado, 10 de dezembro de 2011

Os Incompreendidos

Assisti Os Incompreendidos (1959) de François Truffaut no Telecine Cult. Queria muito ver esse filme, é uma obra de arte, mas muito triste. Li que é um pouco autobiográfico. Um menino é praticamente abandonado pelos pais e pela escola. Até que ele é disciplinado. Sozinho em casa ele acende o aquecedor, coloca a mesa para o jantar, ele leva o lixo no térreo. E na escola é levado como os outros, sem diferença, mas é tratado de forma diferente. A história do amigo dele não é diferente. O que os diferencia é a situação financeira. Nosso protagonista vive com os pais em um aperto financeiro, enquanto o amigo tem o dinheiro que quer. A mãe é viciada e o pai é ausente. Contrário dos dias de hoje, a família acha que é a polícia que tem que resolver a rebeldia dos filhos enviando as crianças para um reformatório. Hoje infelizmente alguns pais acham que é responsabilidade da escola. Não sei o que é pior. Talvez o pior seja uma família querer ter um filho sem saber educá-lo e amá-lo ou pelo menos estar empenhada em tentar.

Os Incompreendidos é sobre a infância abandonada a própria sorte. Professores e pais despreparados. Dolorosa a cena final, como outras cenas.  O belo menino é interpretado brilhantemente por Jean-Pierre Léaud.  Alguns outros do elenco são Claire Maurier, Albert Rémy, Guy Decomble, Georges Flamant e  Patrick Auffay. Os Incompreendidos ganhou Prêmio de Melhor Diretor para François Truffaut no Festival de Cannes.  Os Incompreendidos saiu na coleção da Folha Cine Europeu de DVDs nas bancas, é possível comprar no site da Folha por R$ 15,90 e algumas bancas ainda tem para comprar pelo mesmo preço.

Beijos,
Pedrita


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Através de Mira Schendel

Fui na exposição Através de Mira Schendel na Caixa Cultural Sé. Há duas exposições dessa artista plástica em São Paulo. Essa tem o foco no público infanto-juvenil, já que Mira Schendel brincava muito com as letras e tem várias obras com letras, ela produziu mais de 2 mil obras só de monotipia. Ela brincava muito também com a máquina de escrever e há várias máquinas na exposição para as crianças experimentarem, já soube que algumas nem sabiam da existência dessas máquinas e ficam fascinadas. A concepção e curadoria são de Renata Sant´Anna e Valquíria Prates. O projeto expográfico é de Augusto Citrângulo. Essa foto de Mira Schendel do cartaz é de João Xavier.

Essas obras estão expostas na mostra. A de balões e letras é da série Cálculos e foi criada em 1960. A outra só vendo mesmo na exposição para compreender são letras da máquina de escrever, essa é da série Datiloscritos de 1974. Mira Schendel nasceu na Suíça, em Zurique em 1919, depois radicou-se no Brasil.

Essa obra é de 1953. Essa exposição é do projeto Arte à Primeira Vista promovido pela Caixa Cultural, fica em cartaz até 26 de fevereiro e é gratuita..




Esse matéria do vídeo não é dessa exposição, mas conta bem como a Mira Schendel trabalhava.

Beijos,
Pedrita


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tropa de Elite 2

Assisti Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro (2010) de José Padilha no Telecine Pipoca. Uma hora eu ia ver esse filme, não tinha pressa, nem tinha vontade de ver nos cinemas. É muito bom! Gostei porque atinge um público grande, que gosta de filmes ágeis e acaba tocando em questões importantes como o interesse político nos conflitos policiais em comunidades. Que bom que não estamos mais na ditadura porque esse filme nem poderia ser realizado que dirá exibido.

Dessa vez o Capitão Nascimento, interpretado brilhantemente pelo Wagner Moura, está por baixo. Ele trabalha em um presídio, começa uma rebelião, estão praticamente resolvendo quando, contrário as ordens dele, um policial do Bope ataca. O Capitão Nascimento acaba indo para a Secretaria de Segurança e é essa mudança que faz ele conhecer mais a fundo o sistema político, não só o policial. Ele também está com problemas pessoais que se misturam aos profissionais, ele se separou, sua mulher casou de novo com seu rival, o homem dos direitos humanos. Seu filho acaba abraçando as causas do padrasto e discordando do trabalho do pai. Tropa de Elite 2 é muito bem realizado e como sempre com ótimo elenco. 


O rival é interpretado por outro ótimo ator, Irandhir Santos. Quem trabalha com o Capitão Nascimento na Secretaria de Segurança Pública é o ótimo ator Emílio Orciollo Neto. Há várias referências a casos reais no Brasíl. Tainá Müller, interpreta uma jornalista que mesmo com provas resolve investigar mais e correr mais riscos e morre, como aconteceu com Tim Lopes. André Mattos tem um jornal na TV muito similar ao Balanço Geral. O próprio homem de direitos humanos se refere a casos reais. Continuam no elenco os ótimos atores Milhem Cortaz, Maria Ribeiro, André Ramiro e Seu Jorge. Outros do elenco são: Sandro Rocha, Adriano Garib, André Van Held, Dudu Nobre e William Vita. O texto do Tropa de Elite 1 no blog está aqui.



Beijos,
Pedrita


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Corpo

Assisti Corpo (2007) de Rosana Foglia e Rubens Rewald no Canal Brasil. Escolhi esse filme pela grade de programação, nunca tinha ouvido falar. Nos créditos finais dizia que o filme tinha vencido um incentivo a filmes de baixo orçamento. Eu adoro o Leonardo Medeiros, ele faz um médico legista. A chefe do seu departamento é interpretada pela Chris Couto. De madrugada chegam inúmeras ossadas. Entre as ossadas está um corpo sem decomposição. Ele fica intrigado porque acha que é do mesmo tempo que as ossadas e vai investigar.

Enquanto acompanhamos essas investigações vamos vendo flashes dessa mulher. Essa mulher e uma moça são interpretadas por Rejane Arruda. Ainda estão no elenco: Louise Cardoso,  Regiane Alves, Antônio Petrin e  ZeCarlos Machado.

Beijos,
Pedrita


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Reflexões de um Liquidificador

Assisti Reflexões de Um Liquidificador (20101) de André Klotzel no Max. Vocês não imaginam como queria ver esse filme. Ficou muito tempo em cartaz no Espaço Unibanco e me frustrei muito de não ir lá ver. Foi uma grande felicidade quando vi que ia estrear no canal Max da HBO. É sensacional! É tudo o que dizem e um pouco mais. Ana Lúcia Torre simplesmente arrasa, eu amo essa atriz e ela está sensacional! Começa com ela indo na delegacia avisar que o marido sumiu. Colocam então o incrível Aramis Trindade para investigá-la e aos próximos para tentar descobrir o paradeiro do marido.

E sim, o liquidificador conversa com ela e é a voz do incrível Selton Mello e é o liquidificador que começa a contar a sua história. Essa mulher trabalha com o marido em uma lanchonete fraquinha. Eles vão precisar fechar o lugar. O marido passa um bom tempo procurando emprego até conseguir de vigia. Reflexões de um Liquidificador é de humor negro, pesado, há momentos difíceis de assistir. Gorete Milagres faz uma participação. A vizinha é interpretada pela ótima Fabíula Nascimento. O carteiro é interpretado pelo Marcos Cesana. Outros são: Zecarlos Machado, André Guerreiro Lopes, Eduardo Sofiati e Germano Haiut.  Reflexões de Um Liquidificador ganhou prêmio do júri no 2º Festival de Cinema Brasileiro na China

Beijos,
Pedrita


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tetro

Assisti Tetro (2009) de Francis Ford Coppola no Max. Vergonhosamente não sabia da existência desse filme, mas com esse diretor não há nem o que pensar, é mesmo só assistir. Gostei muito. É realizado todo em preto e branco e em Buenos Aires e na Patagônia. Chega um rapaz da Marinha indo ver o irmão que se mudou para a Argentina. A relação é conflituosa, demais até, e a instabilidade emocional desse que mora em Buenos Aires é enorme. Os dois são filhos de um famoso maestro, egocêntrico e prepotente, que vivia só para a sua imagem.

Muitos segredos começam a ser revelados, sem o nosso protagonista Tetro querer. É o irmão que busca na ausência dele textos e informações sobre o seu passado. Vincent Gallo está maravilhoso como Tetro. A fotografia é belíssima. A esposa de Tetro é interpretado pela maravilhosa Maribel Verdú. Lindo e intenso o rapaz que interpreta o irmão,  Alden Ehrenreich. Alguns outros do elenco são: Rodrigo De la Serna, Klaus Maria Brandauer, Carmen Maura e Lucas di Conza.

Beijos,
Pedrita


domingo, 4 de dezembro de 2011

Andando

Assisti Andando (2008) de Hirokazu Koeeda no Max. Fazia tempo que via esse filme na programação, mas não me animava a assistir. É um filme delicado sobre dois filhos e suas famílias que vão visitar os pais. A relação dos filhos com o pai é bem complicada. Andando passa então nesse fim de semana que eles convivem juntos, uma difícil convivência. Os costumes, a comida, as conversas, as lembranças. Esses pais vivem em um bairro idílico, é muito perto de toda a movimentação, da estrada, da praia, mas é bucólico e pacato. Um lindo lugar. É um belo filme!

No elenco estão: Hiroshi Abe, Yui Natsukawa, Kazuya Takahashi, Kirin Kiki e Yoshio Harada. O diretor de Andando, Hirokazu Koeeda, ganhou vários prêmios de Melhor Diretor como no Asian Film Festival

Beijos,
Pedrita