quarta-feira, 14 de março de 2012

Madame Bovary

Assisti em DVD Madame Bovary (1991) de Claude Chabrol. Comprei esse DVD na banca, a Folha de S.Paulo lançou no ano passado vários filmes na Coleção Folha de Cine Europeu. Eu adoro esse diretor e tinha lido esse livro há muitos anos, peguei o livro emprestado de uma biblioteca, nem lembro qual, porque era sócia de várias gratuitas e sempre pegava livros de umas listas que anotei de jornais sobre livros que devemos ler. Lembro que gostei muito, mas lembrava pouco da trama. Sabia que nossa protagonista traía o marido, mas não lembrava detalhes, que são muitos.

Exatamente como nessa foto, nossa protagonista é uma mulher bela, mas simples. Ela até tem posses, o pai vive em uma fazenda isolado com ela. Eles conhecem um médico e ela casa. Ela acha que por ir morar na cidade, sua vida vai melhorar, mas ela descobre que continua muito sozinha e só com afazeres domésticos. Quando o marido a leva em um baile, a vida dela se torna um fardo. Ele faz tudo por essa mulher e eles se mudam para uma cidade maior. Lá ela vira alvo de pessoas más e oportunistas, um se aproveita da fragilidade afetiva dela e outro da financeira. O padre a ignora, não percebe os tormentos da alma dessa mulher. Só o marido parece perceber, mas não consegue ajudar. Flaubert é maravilhoso e compreende muito da alma feminina. Chabrol é um gêniio, Isabelle Huppert está esplendorosa, Jean-François Balmer interpreta o seu marido.

Essa mulher não suportava a vida pacata e solitária que levava, e eu não sei se suportaria viver longe dos teatros, não tinha cinema na época, de ter amigos, vida social. O amante é interpretado por Christophe Malavoy. Alguns outros do elenco são: Lucas Belvaux, Jean-Louis Maury, Jean Yanne, Sabeline Campo e Florent Gibassier. A Coleção Folha de Cine Europeu é possível agora de comprar pela Livraria da Folha, e comprar individualmente os DVDs. Esses DVDs são livros DVDs, com informações sobre o filme, diretor, elenco. Belíssima edição! Vou colocar o link.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 13 de março de 2012

Nancy Fabiola Herrera

Assisti ao concerto com a solista internacional Nancy Fabiola Herrera com a Orquestra do Theatro São Pedro no Theatro São Pedro. Essa mezzo-soprano nasceu na Venezuela, mas se mudou e estudou na Espanha. Belíssima em voz, além de bela, interpretou árias de ópera com precisão, elegância e um estilo impecável . A regência foi de Emiliano Patarra. No repertório Camille Saint Saens e Georges Bizet. Nancy Fabiola Herrera é bastante conhecida por sua interpretação de Carmem. Eu também presto atenção nos vestidos, adorei o segundo que ela apareceu, um lilás com flores aplicadas e com cristais no centro de cada flor, belíssimo. Pena que não achei fotos para mostrar a vocês. Esse belo concerto ainda foi bastante acessível, os ingressos custavam somente R$ 20,00, em São Paulo é o mesmo que o custo do ingresso de vários cinemas.



Programa:
Georges Bizet - L´Arlésienne

* Pastorale
* Farandole

Georges Bizet – Carmen

* Prelude
* Habanera "L´amour est un oiseau rebelle"
* Seguidilla "Près des remparts de Sèville"
* Entr`acte ato III
* Chanson Bohémienne


Camille Saint Saens – Danse Macabre, poema sinfônico
Aline Pascutti, violino

Camille Saint Saens – Sanson et Dalila

* Danse des Prètesses de Dagon
* Ária “Printemps qui commence”
* Prelude, ato II
* Ária “Amour! Viens aider ma faiblesse!”
* Bacchanale
* Ária “Mon coeur s´ouvre a ta voix”

Beijos,
Pedrita