sábado, 6 de junho de 2009

Senhores do Crime

Assisti Senhores do Crime (2007) de David Cronenberg no Telecine Premium. Eu gosto muito desse diretor e esse filme é excelente. Violento e triste, mas incrivelmente bem realizado. É muito inteligente a trama como é construída. Começa com uma moça em trabalho de parto. Ela não sobrevive, mas o bebê sim. Como a parteira, interpretada pela belíssima e talentosa Naomi Watts, não sabe nada da mãe, só há um diário em russo, ela começa a tentar localizar algum parente para que a criança não vá para a adoção. Sem saber ela se envolve na Máfia Rússia.

Viggo Mortensen está mara-vilhoso! Adoro esse ator e o desempenho dele em Senhores do Crime é impressio-nante! Outros do elenco que também estão ótimos são: Vincent Cassel e Armin Mueller-Stahl. Eu conhecia muito pouco da Máfia Russa, Senhores do Crime mostra um pouco. É bastante parecida com a Máfia Italiana, a diferença são as tatuagens que trazem no corpo dos homens as hierarquias. E me impressionou a forma como tratam as mulheres que escolhem para ser as prostitutas, aliciando principalmente menores de países separatistas da Rússia que vivem próximos à miséria. Tentei achar mais informações, mas não consegui.

Música do post: Eastern Promise

Youtube: Eastern Promises Movie Trailer


Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Maria Pia Piscitelli



Fui ao recital da Maria Pia Piscitelli no Theatro São Pedro do projeto Grandes Vozes. O pianista foi Anderson Brenner. Essa soprano italiana fez uma belíssima apresentação com um repertório com as canções italianas dos sécuos XIX e XX e os grandes operistas.
O programa foi extenso e bonito:
Giuseppe Verdi (1813-1901) "Non t`accostare all`urna"
Vincenzo Bellini ( 1801-1835) "Per pieta bell`idol mio"
Gaetano Donizetti (1797-1848) " Ne ornera la bruna chioma"
Gioacchino Rossini (1792-1868) "Canzonetta spagnuola "
Pietro Mascagni (1863-1945) "Bimba bionda"
Giacomo Puccini (1858-1924) "Sole e amore"
Paolo Tosti (1846-1916) "Ideale"
"Non t`amo piu"
"Vorrei morir"
"Serenata"
Gioacchino Rossini "Bel raggio lusinghier" ópera Semiramide
Gaetano Donizetti "Com`e bello" ópera Anna Bolena
Giuseppe Verdi " Morrò ma prima in grazia ópera Un Ballo in Maschera
Alfredo Catalani (1854-1893) "Ebben ne andro lontana ópera La Wally
Giacomo Puccini "Sola perduta abbandonata " ópera Manon Lescaut
Umberto Giordano (1867-1948) "La mamma morta" ópera Andrea Chenier

Youtube: Maria Pia Piscitelli NORMA Casta Diva




Beijos,



Pedrita

quarta-feira, 3 de junho de 2009

No Calor da Noite


Assisti em DVD, No Calor da Noite (1967) de Norman Jewison. Minha irmã me emprestou esse DVD. Gostei muito! Como em Gran Torino, a segregação racial nos Estados Unidos sempre me chocou. Se um negro, mesmo em um cargo policial elevado receber um tapa no rosto não pode dar o tapa igual. Um atendente de bar pode se recusar a servir um negro. E um branco perguntou ao negro porque ele vestia roupas de brancos. Como se uma roupa só pudesse ser usada por uma raça. Há racismo no Brasil, mas não é tão claro assim, é mais velado. Sidney Poitier interpreta um policial renomado e especializado em homicídios. Ele acaba em uma cidade preconceituosa tendo que resolver um assassinato.


O mais estranho de todo o elenco é que só ficou realmente conhecido nos dias de hoje o Sidney Poitier e apesar do filme ser ele e ele estar incrível no elenco, não ganhou nenhum prêmio de Melhor Ator.
No Calor da Noite ganhou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator (Rod Steiger), Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado. 3 Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama (Rod Steiger) e Melhor Roteiro. 2 prêmios no BAFTA, no Prêmio UN e na categoria de Melhor Ator Estrangeiro (Rod Steiger).
A música que leva o nome original do filme é interpretada por Ray Charles.

Música do post: Ray Charles



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Romanceiro da Inconfidência

Terminei de ler Romanceiro da Inconfidência (1953) de Cecília Meireles. Esse livro veio na Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros que adquiri no ano passado. Cecília Meireles escreve poemas que nos levam para as Minas Gerais do século XVIII e nos mostram o clima e a tensão desse período. Passado os primeiros poemas, parece que já estamos em Vila Rica, no Tejuco, e que já vivemos naquela região. Os poemas falam de moradores da região, alguns momentos históricos, escravidão, censura. São simplesmente maravilhosos! Eu até hoje só tinha lido poemas esparsos de Cecília Meireles, fiquei fascinada em conhecer e ser levada por uma obra tão vasta em ideais e palavras. No início há um texto da própria Cecília Meireles comentando a obra.
O

Obra Tiradentes (1940) de J.W.Rodrigues

Anotei alguns trechos de Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles, mas é infascinante ler na íntegra:

“Um Gênio singular protegeu, desde o princípio, Vila Rica: fê-la surtir, prestigiosa e riquíssima, das curtas ondas de um riacho–fábula maior que a da própria Vênus, que nasceu do grandioso mar.”

Romance III ou do Caçador Feliz

Caçador que andas na mata,
bem sei por que vais contente,

com grandes olhos felizes:

vês que s de reino encantado,

pelo vale, pela serra,

qualquer caminho que pises.

Tropeças em seixos de ouro,

em cascalho de diamantes,

nunca em singelas raízes.


Os grãos da tua escopeta

- e como vai carregada! -

para a caça que precises,

são pepitas de ouro puro...

E está cheio de ouro o papo

das codornas e perdizes...

Caçador que andas na mata,

são bichos que vais caçando,

ou caças o que não dizes?


Caçador que andas na mata...

Fala aos pusilânimes

Escrevestes cartas anônimas,
apontastes vossos amigos,

irmãos, compadres, pais e filhos...

Queimastes papéis, enterrastes

o ouro sonegado, fugistes

para longe, com falsos nomes,

e a vossa glória, nesta vida,

foi só morrerdes escondidos,

podres de pavor e remorsos!



Youtube: Requiem - Padre José Maurício - Introitus (1 de 11)



Beijos,

Pedrita

domingo, 31 de maio de 2009

Homem de Ferro

Assisti Homem de Ferro (2008) de Jon Favreau no Telecine Premium. Eu gosto muito de filmes baseados em HQ e eu e o 007 estávamos curiosos pra saber como é esse filme. Ainda não falei com ele pra saber o que ele achou. Eu gostei muito. Está muito boa a direção e os textos do filme que falam da responsabilidade de cada um na indústria das armas. Tinha receio que ficasse educativo e piegas, mas é inteligente e bem colocado. Depois o filme entra para a tradicional luta entre o mocinho e o vilão.

Robert Downey Jr. interpreta um industrial riquíssimo do segmento de armas. Ele é brilhante, desde pequeno já tinha uma habilidade incrível para a criação, mas como o pai é dono da indústria de armas, ele segue por esse caminho. Até que ele, no Afeganistão, percebe na pele a dimensão que é a venda de armas. Robert Downey Jr. está ótimo no personagem. Inicialmente um homem rico, indiferente, fútil e aos poucos vai se transformando. Gwyneth Paltrow linda como sempre. Outros do elenco são: Jeff Bridges, Terrence Howard e Leslie Bibb.
As cenas tecnológicas são muito bem feitas. Gostei como o protagonista vai construindo o seu Homem de Ferro até chegar ao modelo do final do filme. E imagino que vá aperfeiçoando no caso de continuações. O primeiro é grosseiro, feito muito artesanalmente. Depois ele vai aperfeiçoando. Bem realizada a evolução.




Youtube: IRON MAN THE MOVIE


Beijos,

Pedrita