sábado, 21 de junho de 2008

Outono em Nova York

Assisti Outono em Nova York (2000) de Joan Chen no Telecine Emotion. Nunca tinha muita vontade de ver esse filme, o 007 detesta, minha mãe gosta. Mas eu não sabia que era mais uma dessas histórias melodramáticas que alguém tem uma doença terminal. Não tenho muita paciência com roteiros assim. Principalmente por estar no Telecine Emotion não imaginei que fosse um roteiro tão dramático. O responsável pelo roteiro é Allison Burnett. Eu não sei se eles tentaam conduzir o filme de forma mais leve, ou se eu já estou vacinada com essas tramas, mas não me emocionou em nada.

Eu só tinha um pouco vontade de ver porque gosto muito do casal protagonista, o lindíssimo Richard Gere em um papel antipático de garanhão. E a Winona Ryder.
Para ver como o casal emocionou o público eles concorreram ao Framboesa de Ouro, pela Pior Dupla.

Música do post e com outro arranjo da que está no filme: Grant Stewart - Autumn In New York

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quarteto Szymanowski

Fui aos dois concertos do Quarteto Szymanowski no Teatro Alfa. Esses concertos são da série do Mozarteum Brasileiro. Como de costume cada apresentação tem um repertório diferente. No primeiro concerto gostei demais da interpretação do Quarteto de cordas nº 2, o p . 56 (1927) do compositor que dá nome ao quarteto, Karol Maciej Szymanowski. Vocês sabem o quanto gosto de música contemporânea e vergonhasamente não conhecia esse músico. Nesse concerto eles ainda interpretaram: Quarteto de cordas nº 2, em fá maior, op . 77 de Franz Joseph Haydn e o belíssimo Quarteto de cordas nº 14, em ré menor, D 810 “A Morte e a Donzela” de Franz Schubert . Infelizmente não tenho o nome da obra que fizeram bis, belíssima.

Na outra noite o repertório era mais melódico, começou com a obra maravilhosa de Sergei Rachmaninov, Dois movimentos para Quarteto de cordas, foi a obra que gostei mais neste concerto. Depois eles interpretaram Quarteto de cordas em fá maior de Maurice Ravel e Quarteto de cordas nº 1, em ré maior, op. 11 de Piotr Ilyitch Tchaikovsky, foi um movimento dessa última obra que eles deram bis na segunda noite. Eu adoro concerto de cordas e foram dois belíssimos com a sala de 1500 lugares praticamente lotada. Esse fator chamou a atenção dos músicos que elogiaram o grande público que os aplaudiu nas duas noites.

Infelizmente não achei uma obra para ilustrar o post no esnips do Szymanowski para mostrar a vocês, tive que escolher de outro compositor que teve sua obra apresentada no concerto. Achei uma obra de Szymanowski com outros músicos só no youtube.


Música do post: Etude-Tableux op.39 nº8 - Rachmaninov
Youtube: Sempre Quartett - Karol Szymanowski - 1st String Quartet






Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Irma Vap -O Retorno

Assisti Irma Vap -O Retorno (2006) de Carla Camurati no Canal Brasil. Eu queria demais ver o filme porque tinha amado a peça O Mistério de Irma Vap de Charles Ludlam. Apesar das críticas negativas queria relembrar alguns momentos da peça tão inesquecível. A sensação que fiquei é que não funcionou. E fiquei com um pergunta na cabeça: -Quando alguém vai montar esse texto da peça em filme? Ney Latorraca e Marco Nanini arrasam nos inúmeros papéis que representam. Mas nós só vemos são trechos da peça. E talvez quem não tenha visto a peça tenha se perdido na trama do filme e compreendido pouco, já que o texto é bastante específico do meio teatral, não sei se quem não tem costume com o gênero e não conhecia Irma Vap conseguiu entender.

Irma Vap -O Retorno começa com o desejo de um produtor de remontar a peça que fez tanto sucesso com dois atores jovens. A dificuldade está em conseguir os direitos. O diretor que vai dirigir a peça e sua mãe são interpretados por Ney Latorraca. O homem que tem os direitos e sua irmã por Marco Nanini e é essa a grande graça do filme, os dois interpretando esses personagens, mesmo não tendo muita graça a trama, eles são maravilhosos! No final do filme vemos muito corrido alguns trechos da peça que só foi mesmo para deixar mais saudade!

Os dois atores que iriam contracenar a peça são interpretados por Thiago Fragoso e Fernando Caruso. O produtor é interpretado pelo Marcos Caruso.
Irma Vap -O Retorno ganhou o Lente de Cristal de Melhor Filme - Voto Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

A peça O Mistério de Irma Vap ficou 11 anos em cartaz, levou 247.325 espectadores e entrou para o Guinness Book como a peça teatral que permaneceu por mais tempo em cartaz, com o mesmo elenco.

Youtube: Irma Vap



Beijos, Pedrita

terça-feira, 17 de junho de 2008

Pecados Íntimos


Assisti Pecados Íntimos (2006) de Todd Field na HBO. Queria demais ver esse filme pelos elogios que recebeu da crítica, é excelente, mas um soco no estômago. É sobre a sociedade doente dos dias de hoje. Há de tudo, ninguém se salva. Há perversões psicológicas, adultos infantis de onde vem o nome original do filme: Little Children, desinformação e muito preconceito. Um outro motivo que eu queria ver é porque está a maravilhosa Kate Winslet e todos elogiavam demais o desempenho dela nessa filme. Todos estão excelente nesse filme indigesto e difícil de fazer. No início um pedófilo sai da cadeia e vai morar com sua mãe em uma cidade pequena. Os moradores se revoltam e não querem o pedófilo morando lá. Há polícia já tinha imposto algumas obrigações de "convívio", mas a cidade parece não achar suficiente. Realmente não deve ser fácil conviver com um pedófilo em uma cidade pequena, mas muitos se acham no direito de hostilizar esse homem perturbado e sua família.


As mulheres fúteis, desinformadas e preconceituosas iam aos parquinhos com seus filhos, onde um homem começa a ir com o seu filho também. Elas enlouquecem por ele, até que a personagem da Kate Winslet se envolve com ele. Os dois são casados. O que mais incomoda é como os dois são infantis. Em nenhum momento da relação ouvimos conversas adultas sobre o que acontece com eles, e eles não parecem efetivamente pensar nas conseqüências. Mas seus cônjuges não são melhores. O marido enlouqueceu por uma mulher em um site pornô e a esposa não quer que o filho de 3 anos saia da cama do casal, para evitar que eles fiquem sozinhos. Como disse, todos os atos são estranhos e ninguém parece querer conversar sobre eles.

Vou falar detalhes do filme: A infantilidade dos dois chega ao limite quando eles resolvem fugir juntos. Mas não há programação alguma, é algo adolescente e impulsivo. À noite eles decidem, ele vai buscar a mala e ela a filha. Eu nunca vi nada tão irresponsável. Ele não trabalha e finge pra mulher que estuda para tentar o registro de advogado que já não conseguiu anteriormente em duas tentativas. Em vez de estudar, todas as noites, ele fica vendo skatistas se divertindo. Ela resolveu cuidar pessoalmente da filha, então não trabalha também. E não cuida bem da filha, já que não tem paciência e autoridade alguma sobre a menina. Fico imaginando o que esses irresponsáveis iriam fazer depois da fuga com uma criança e sem dinheiro algum. É assustador a imaturidade deles. O elenco é muito bom. A maravilhosa Kate Winslet contracena com o belo Patrick Wilson.


Sua esposa é a bela e talentosa Jennifer Connelly e o marido, Gregg Edelman. As crianças muito fofas são interpretadas por: Ty Simpkins e Sadie Goldstein. Está muito bem o corajoso ator que aceitou fazer o papel do pedófilo, Jackie Earle Haley, a mãe super-protetora por Phyllis Somerville. Outro personagem difícil de realizar é interpretado por Noah Emmerich.
Música do post, que tem uma outra versão no filme: Fly Me to the Moon




Beijos,
Pedrita

domingo, 15 de junho de 2008

Cartas de Iwo Jima

Assisti Cartas de Iwo Jima (2006) de Clint Eastwood na HBO. Eu queria muito ver esse filme de tanto que falavam. Excelente! O 007 também gostou muito. Só depois que assisti que fui saber que há outro sobre a mesma história só que do outro lado. Cartas de Iwo Jima é a luta dos japoneses na Segunda Guerra Mundial para manter uma ilha sagrada para o povo japonês em seu poder. O outro, A Conquista da Honra é o filme do lado americano. Nunca tinha ouvido falar nesse segundo, o 007 disse que é bem ruim, mas eu quero ver. Clint Eastwood filmou os dois filmes ao mesmo tempo, com elenco diferente. Ele não conseguiu autorização para fazer o filme na ilha de Iwo Jima. Acabou fazendo em uma ilha na Irlanda que tem o mesmo solo que Iwo Jima de areia negra e solo vulcânico.


Eu sempre acho a guerra uma insanidade, a luta por essa ilha me parecia mais insana ainda. Era uma ilha que tinha água contaminada, com péssimas condições de vida. Os japoneses inclusive ficam abandonados a própria sorte. Pela guerra estar no seu apogeu, junho de 1944, os japoneses dessa ilha não conseguem reforços de navios, aviões ou mesmo militares. Sabem que vão morrer afinal são barcos e mais barcos americanos, inúmeros aviões, milhares de soldados, contra alguns miseráveis de sede e fome, e muitos doentes que morriam antes mesmo do exército americano chegar. É de uma insanidade absurda defender um pedaço de terra praticamente sem utilidade. Como se vidas valessem o que os humanos acharam por determinar ser sagrado.
Cartas de Iwo Jima mostra bastante a incoerência da guerra, onde todos lutam por sua pátria, vendo o outro como o inimigo, quando na verdade são homens matando homens por questões inconcebíveis. Há japoneses e americanos bons e maus, insanos e sadios. Nesse período foram enterradas cartas que não chegaram a ser enviadas as famílias dos soldados e são nessas cartas que o filme é baseado e na obra de Tadamichi Kuribayashi. O elenco é excelente: Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase, Shido Nakamura, Hiroshi Watanabe, entre outros.

Cartas de Iwo Jima ganhou Oscar de Melhor Edição de Som e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.


Música do post: Toru Takemitsu, compositor japonês: A Way a Lone

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos, Pedrita