sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Marcos Valle

Assisti a apresentação do Marcos Valle na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. Essa apresentação é parte da série Piano Solo 2008 que traz um grande compositor instrumentista e na abertura um jovem pianistas. Nesse show se apresentou o Duo Gisbranco, duas lindas jovens, Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, filha do Egberto Gismonti. Eu sou fã dele e claro né? Ele foi prestigiar a apresentação da filha. Não foi só ele, a platéia era muito ilustre, Jacques Morelenbaum tava por lá, Roberto Menescal, o ator Luiz Nicolau, a família do Marcos Valle. Adorei as músicas interpretadas pelo Marcos Valle, todas dele mesmo, Jet-Samba, Samba de Verão, Charlie Bravo, Catedral, entre outras.

Além de lindas, as meninas são muito talentosas. Elas modificaram somente a ordem das músicas, mas escolheram um repertório emocionante: Brejeiro de Ernesto Nazareth, Curumin de Cesar Camargo Marino, Por Toda a Minha Vida do Tom Jobim com o Vinícius de Moraes, Naná de Moacir Santos, Fala da Paixão de Egberto Gismonti e Aquelas Coisas Todas de Toninho Horta. Foi uma noite mágica na Cidade Maravilhosa. Foi muito bom retornar aquela linda cidade, com seus cheiros, muitos amigos, muita música e muita luz.
Música do post: Por toda a minha vida - Nana Caymmi


Youtube: GisBranco Lançamento do CD

Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Cela


Assisti A Cela (2000) de Tarsem Singh no HBO Plus. Eu sempre tive fascínio em ver esse filme. Muitos falavam que era mais ou menos, mas eu queria muito, até tentei ir ver no cinema. E gostei bastante! É um filme um pouco irregular, no começo patina um pouco, mas depois engrena e fica muito interessante. O roteiro de Mark Protosevich é bastante inteligente. Uns psicólogos estudam entrar na mente das pessoas em coma. Até que uns policiais pedem que a médica que faz isso entre na mente de um serial killer. São belíssimas as cenas dentro da mente das pessoas em comum. São como sonhos ou pesadelos, mas esteticamente belíssimas! Não é original mais um filme que tenta desvendar mistérios de serial killer, mas os efeitos dos sonhos, as várias cenas, são muito bonitas!
Nossa protagonista é a bela Jennifer Lopez. Outros do elenco são: Vincent D'Onofrio, Vince Vaughn, Marianne Jean-Baptiste,
Peter Sarsgaard, Jake Thomas
e Colton James.
Gostei muito também da trilha sonora do Howard Shore.

Youtube: The Cell - Catherine's Mask



Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Donzela Guerreira

Assisti ao espetáculo Donzela Guerreira com o Grupo Anima no Espaço Cachuera!. Era um ensaio aberto desse novo espetáculo. Sempre eles unem estilos parecidos de composições muito diversas. Então os músicos agregados ao Grupo Anima eram também de correntes diversas. As cantoras tinham formações bem diferenciadas como a soprano Marília Vargas e a Malui Miranda. A instrumentista Valéria Bittar disse que as composições foram sugeridas individualmentre pelo grupo, e eles de forma coletiva iam criando os arranjos para o espetáculo.


Gostei muito das músicas falarem de mulheres guerreiras, sejam índias ou da antigüidade. No repertório Cantigas D´Amigo, uma de Portugal do Cancioneiro Musical D´Evas, obras do Bingen, algumas das Caixeiras do Divino Espírito Santo do Maranhão. Eu vi há uns anos no Centro Cultural Banco do Brasil uma apresentação com elas e tinha ficado fascinada. Canções de tribos indígenas: Yanomami de Roraima, Kaxinawá do Acre e Suyá do Parque do Xingú no Mato Grosso. Paulo Dias que está nessa formação do Grupo Anima é o diretor da Associação Cultural Cachuera! que eu não conhecia o espaço e gostei muito. Outros músicos que compõe o Grupo Anima são: Luiz Fiaminghi, um de seus fundadores, Gisela Nogueira e Silvia Ricardino. A diversificação de instrumentos e sons é muito grande e muito interessante. Gostei muito também dos figurinos. As mulheres vinham com corpetes coloridos de fitas e misturados com fitas do Senhor do Bonfim, muito bonito. Adorei a apresentação.
Música do post: Quant ces flouretes
Gautier de Coinci




Beijos,

Pedrita

domingo, 23 de novembro de 2008

Feliz Natal

Assisti no cinema Feliz Natal (2008) de Selton Mello. Na verdade eu e minha mãe saímos para assistir Romance, só que o Shopping Jardim Sul estava sem luz e não havia um único segurança pra dizer que o shopping estava sendo fechado. Foram pessoas que saíam sozinhas com crianças na escuridão que nos informaram. Infelizmente Romance está em pouquíssimas salas. Fomos então ao Shopping Market Place e lá começamos a escolher qual filme veríamos. Minha mãe adora o Selton Mello e aceitou arriscar. Acho que já comentei por aqui que minha mãe não gosta muito de ver filmes tristes demais e pesados. Realmente Feliz Natal é tudo isso, mas é maravilhoso! Ela mesma disse que gostou demais e ficou igualmente espantada com o brilhantismo do Selton Mello.

Eu tinha um certo receio que a trama fosse muito amalucada e meio sem pé nem cabeça. Mas me surpreendi! É de uma profundidade assustadora! O filme vai nos levando gradativamente a conclusões e sustos inacreditáveis! É dia de Natal e um filho, depois de anos, resolve ir cumprimentar a família. Todos estão decrépitos, decadentes, mas todos condenam esse filho que tem um ferro velho, não de desmanche, um ferro velho, como se ele fosse o decadente. O filme aos poucos nos mostra que ele é o vencedor, ele superou aquela miséria humana toda. Pode até viver de forma simples, mas conseguiu viver com uma mulher que o ama, ter um emprego digno. Não sei se sabem o quanto eu amo o Leonardo Medeiros, ele é um dos atores atuais que mais gosto. E seu desempenho é contundente em Feliz Natal que tem um elenco incrível!

Outras duas atrizes maravilhosas que igualmente arrasam são Darlene Glória e Graziela Moretto. Ainda estão excelentes Paulo Guarnieri, Lúcio Mauro e Emiliano Queiroz. O menininho é lindo demais interpretado por Fabrício Reis. Alguns outros do elenco são: Nathalia Dill, Daniel Torres, Hossen Minussi e Thelmo Fernandes.

A trilha sonora de Plínio Profeta é maravilhosa!

Feliz Natal ganhou 3 prêmios no Festival de Paulínia, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Darlene Glória e Graziella Moretto) e Menção Especial (Fabrício Reis). 5 prêmios no Festival do Paraná, Melhor Filme - Júri Popular, Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz Coadjuvante (Darlene Glória), Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. 9 prêmios no FestCine Goiânia, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Darlene Glória), Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Edição.


Youtube: Trailer de FELIZ NATAL






Beijos,

Pedrita