sábado, 5 de julho de 2008

O Mar Não Está Prá Peixe


Assisti O Mar Não Está Prá Peixe (2006) de Howard E. Baker e John Fox no Telecine Premium. Eu gosto muito de animação e esse é bem bonitinho! Nada demais, bem corriqueiro, mas gostei. No início nosso protagonista vive com os pais em Boston, em um mar sujo. É bem triste quando a rede pega os pais e ele passa a viver com botos que o protegem. Ele segue o conselho de sua mãe e vai viver com sua tia em um recife, onde é seguro para peixes pequenos.

Lá ele conhece uma linda peixinha e se apaixona, só que ela acaba aceitando ser cortejada por um tubarão para proteger o seu amado. Essa animação é muito bem realizada, a minha gata também adorou, ficava fascinada com os movimentos dos peixinhos na tela. Também fala bastante de união, solidariedade e amizade real. Muito bonitinho!
Youtube: Shark Bait (The Reef) Trailer




Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Terra Fria

Assisti Terra Fria (2005) de Niki Caro no HBO Plus. Eu tinha curiosidade de ver esse filme porque gosto muito da Charlize Teron e ela está excelente. Terra Fria é ambientado nos anos 70, inspirado em uma história real sobre a luta de mulheres pelos seus direitos em minas nos Estados Unidos, baseado na obra de Clara Bingham e Laura Leedy que passei a desejar ler. O filme é muito bom, pena que cometa alguns pecados pela exigência do cinema americano em um formato desgastado e forçado. A história já é interessante o suficiente, enfraquece muito a trama os exageros do gênero principalmente nas cenas de tribunais, que já são cansativas de tão repetitivas.

Foi nos anos 70 que as minas começaram a contratar as primeiras mulheres. Por acharem que não era lugar para mulher eles começam a praticar todo o tipo de violência com elas, principalmente abusos sexuais. A união delas em uma ação resultou na lei contra o assédio sexual e as protegeu dos abusos. É assustador como os operários praticam bullying com as mulheres e como parecem se divertir com isso. Como eles são maioria perdem a noção das medidas. Na cidade dessa mina era o melhor lugar para se trabalhar, com as melhores condições financeiras e muitas mulheres buscaram colocação lá.

Há outros bons atores no elenco: Frances McDormand, Sissy Spacek, Richard Jenkins e Woody Harrelson.
Gostei muito das crianças que fazem os filhos da protagonista interpretados por: Elle Peterson e Thomas Curtis.
Muito linda ainda a menina que faz a protagonista na adolescência, interpretada por Amber Heard.

Me impressionei muito com uma frase da personagem da Sissy Spacek: "Ela só teve um filho, não roubou um banco." E pensei o quanto os pais, mais antigamente, chegavam a expulsar uma filha de casa só porque ela teria engravidado. Como se ela fosse alguma criminosa.
Na trilha sonora há muito Bob Dylan.

Música do post (Não achei as que estão na trilha): Bob Dylan - If Not For You


Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Estranha Perfeita

Assisti A Estranha Perfeita (2007) de James Foley na HBO. Era uma noite com poucas opções. Não estava muito animada com esse filme porque a propaganda apresentava um filme machista, com mulheres gostosas. Um grande equívoco! A Estranha Perfeita é um bom filme de suspense. Bem feito, com um ou dois furos não muito grandes, bom roteiro e que surpreende. Apesar do filme mostrar o Bruce Willis como o protagonista, ele praticamente faz uma participação especial. Aparece bem pouco.

Os protagonistas ficam com a linda Halle Berry e Giovanni Ribisi. Halle Berry interpreta uma brilhante jornalista que se irrita com o poder que interfere em suas matérias e se demite. Ela se encontra com uma antiga amiga, logo depois essa amiga aparece morta e ela resolve investigar um poderoso homem casado que se envolveu com sua amiga interpretado pelo Bruce Willis. Quem ajuda-a a entrar como estagiária na empresa é seu amigo interpretado pelo Giovanni Ribisi.
É uma trama intrincada, com muita tecnologia. Giovanni Ribisi é excelente em computação, consegue entrar em sistemas de empresas, investigar virtualmente, levantar emails. Achei bem feita a interferência virtual na trama. Alguns outros do elenco são: Nicki Aycox, Paula Miranda, Gary Dourdan e Florencia Lozano.

Eu gostei da trilha sonora que é do Antonio Pinto. Há uma música do Cat Power - Troubled Waters. Só essa música no youtube, no outro vou colocar outra deles, igualmente bonita.

Música do post: Cat Power - Wonderwall


Youtube: Cat Power - Troubled Waters + Lyrics (Oryginal version)



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 1 de julho de 2008

O Monge e a Filha do Carrasco

Assisti O Monge e a Filha do Carrasco (1995) de Walter Lima Jr. no Canal Brasil, uma co-produção entre Brasil e Estados Unidos. A produção é do Joffre Rodrigues. Sempre quis ver esse filme e nunca conseguia. É muito poético, bonito e complexo. Questiona muito as crenças, religiões e fala muito de intolerância. O Monge e a Filha do Carrasco é baseada na obra The Monk and the Hangman’s Daughter de Ambrose Bierce, ambientada em 1700. A cidade é fictícia e as locações foram realizadas em Ouro Preto.

Infelizmente não achei nenhuma foto com a bela Karina Barum que interpreta a filha do carrasco. O Monge e a Filha do Carrasco é em um período de muita ignorância, obscurantismo e de uma igreja claramente ligada ao poder local. O monge não acredita no que acham que ele deve fazer e tenta proteger a perseguida e discriminada filha do carrasco. O mais estranho é que o carrasco é marginalizado, mas ele só cumpre ordens das decisões jurídicas dos nobres cidadãos. O Monge e a Filha do Carrasco é um filme sobre hipocrisia. O monge fica confuso e nós mesmos ficamos incertos sobre o que é certo e errado. Texto complexo, filme difícil e triste.

O monge é interpretado pelo Murílo Benício. Outros do elenco são: Patrícia Pillar, José Lewgoy, Rubens de Falco, Paul Dillon, Eduardo Conde, Charles Paraventi, Nelson “Sacha” Rodrigues e Maria Gladys.


Música do post: 1 bwv1046, 2 adagio






Beijos, Pedrita