sábado, 4 de agosto de 2007

Eterno Amor

Assisti ao filme francês Eterno Amor (2004) de Jean-Pierre Jeneut no Cinemax. Esse título não tem muito a ver, mas não consegui um significado para o título original: Long Sunday of Engagement. Fui ver mesmo porque está no elenco a ótima Audrey Tautou e ela arrasa em Eterno Amor e é do mesmo diretor de Amélie Poulain. Quase que o Cinemax me demoveu de ver esse filme, eles são péssimos em sinopses, dão sempre um ar auto-ajuda medíocre. A sinopse era tão ruim, naquela voz empostada medíocre que quando começou o filme, achei que tinham errado e colocado outro.


Eterno Amor começa na Primeira Guerra Mundial. Cinco militares franceses são condenados à morte pelos franceses porque mutilaram uma de suas mãos acidentalmente ou propositadamente. Eterno Amor começa com eles nas trincheiras, sendo levados a outra trincheira para serem executados. É doloroso quando o mais jovem diz que é noivo e que foi bom que ele foi para a execução, já que ao final da execução ele poderá voltar mais cedo para seu lar para se casar.

Antes deles serem executados, cada um seleciona um presente a alguém querido. Naquela confusão da guerra os franceses querem se livrar de matar esses franceses. Então eles, de forma cruel, tiram esses homens das trincheiras, entre os franceses e o exército alemão, para que morram mortos pelos alemães ou de fome, deixando-os à própria sorte. É de uma crueldade medonha.

Então, essa caixa, com os cinco presentes chegam a noiva do mais jovem, interpretada maravilhosamente por Audrey Tautou. A personagem teve poliomelite na infância, conseguiu sair da cadeira de rodas, mas manca. Como ela trabalhou bem. Ela então, em meio a dor do presente do seu noivo, fica incumbida de localizar cada uma daquelas pessoas e entregar os objetos.

Ela tem uma dificuldade enorme de localizar essas pessoas. Uma porque é a guerra e outra porque algumas eram amantes, prostitutas, amigos, que com a guerra desapareciam, morriam e ela não conseguia informações. Com essa busca ela tenta entender o que aconteceu, ela quer saber se algum daqueles soldados sobreviveram e se o noivo dela está vivo.

Eterno Amor é um filme lindo, com aquela linguagem característica do diretor Jean-Pierre Jeneut. O elenco também é maravilhoso: Gaspar Ulliel, Jean-Pierre Becker, Dominique Bettenfeld, Clovis Cornillac, Marion Cotillard, Jean-Pierre Darroussin, Julie Depardieu, Jean-Claude Dreyfus, André Dussollier, Tchéky Karyo, Jérôme Kircher, Denis Lavant, Chantal Neuwirth, Dominique Pinon e Ticky Holgado. Jodie Foster faz uma participação. É uma das pessoas que Audrey Tautou tem que encontrar.

Eterno Amor ganhou merecidamente 5 César de Melhor Atriz Coadjuvante (Marion Cotillard), Melhor Revelação Masculina (Gaspard Ulliel), Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção e Melhor Figurino. Realmente a fotografia é maravilhosa, assinada por Bruno Delbonnel. Também gostei muito da trilha sonora, é linda.











Bejios,











Pedrita

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Ladrão de Diamantes


Assisti Ladrão de Diamantes (2004) de Bret Ratner no HBO. É similar a Thomas Crown, inclusive o protagonista é o mesmo, o belo Pierce Brosnan, só a parceira que é outra. Em Ladrão de Diamantes é a bela Salma Hayek.

Pierce Brosnan é um ladrão de diamantes, ele rouba no início do filme um caríssimo diamente e promete a sua parceira que fará um juramento de não mais roubar e que eles vão viver em aposentadoria, já que está muito ricos e são muito felizes. Eles vão viver então em uma ilha paradisíaca. Só que claro, ele sofre a tentação de roubar de novo. É bem fraquinho, não tem metade do encatamento de Thomas Crown, nem a maravilhosa Rene Russo, mas é divertidinho, no diminutivo mesmo. Bem sessão da tarde. Gostozinho de assistir.

Acho que é o primeiro filme que vejo com a bela Salma Hayek, ela é realmente linda, mas Ladrão de Diamantes não exige muito de seus protagonistas.

Outros do elenco são: Woody Harrelson, Don Chadle e a bela Naomie Harris. Na trilha sonora tem uma bela canção brasileira, Agora só falta você de Rita Lee, interpretada pela Maria Rita.









Beijos,










Pedrita

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Nina

Assisti Nina (2004) de Heitor Dhalia no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, ainda mais quando esteve em cartaz nos cinemas. É interessante. Gostei muito da diferença de linguagens em toda a trama. Nina é uma moça perturbada, que tem muitos pesadelos difíceis, dificuldade de afeto e sobrevivência financeira. Ela mantém uma relação doentia com a senhora que aluga o quarto para ela. As duas sempre estão se agredindo de alguma forma, já que Nina vive com dificuldade para pagar o aluguel. Mas a senhora também não é fácil e é sádica em magoar sua inquilina. O roteiro é do diretor com Marçal Aquino.


Guta Stresser arrasa como Nina. Eu achava que o filme trazia somente as duas atrizes: Guta Stresser e a ótima Myriam Muniz. Mas Nina traz uma gama de grandes atores em vários personagens, alguns só de passagem. Estão no elenco: Sabrina Greve, Luiza Marani, Milhem Cortaz, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Mateus Nachtergaele, Guilherme Weber, Selton Mello, Renata Sorrah, Abrahão Farc, entre outros.

Os lindos desenhos de Nina no filme são feitos por Lourenço Mutarelli. Gostei da estrutura de linguagem de Nina. O filme é colorido, mas está sempre em tons escuros de cinza, preto, branco, verde e azul escuro. Raramente há outras cores. Os pesadelos de Nina são sempre em preto e branco. E quando ela imagina cenas são de animação com os seus desenhos. Incrível! Nina ganhou Prêmio da Crítica no Festival de Moscou, Prêmio de Direção em Nova York, Prêmio de Fotografia em Lima e Prêmio Revelação em Portugal.










Beijos,











Pedrita

Mudei

Faz tempo que uma amiga insiste que eu mude para o Blogspot. Muitos amigos não têm conseguido comentar no meu blog da Uol Blog. Os administradores falam que o erro não é deles e não sabem arrumar.

Anda dando erro direto em postagem.

No Blogspot eu tenho 1 Giga de espaço sem pagar nada, enquanto pago uma fortuna para oUol.

Há meses tentam consertar o Uol Afiliados, mas nunca conseguem.

Gostei daqui ter enquetes.

Então, fica aqui já pronto o próximo para quando eu criar coragem definitivamente para mudar.

Beijos,












Pedrita