quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018

Eu resolvi não fazer várias postagens na retrospectiva como uma blogueira sugeriu. Me perdoem. Sempre na foto vou colocar qual a arte que comento, assim vocês podem ler só os temas de maior interesse.
Livros
Eu me surpreendi esse ano com o número de livros que li, 19. Bem mais do que a minha média do ano. Mas foi um ano difícil em outros aspectos, esse deve ser o motivo. Como me concentrei muito em autoras, acabaram em maior número nos livros preferidos. Selecionei 6 como os melhores, foi difícil escolher:
A República dos Sonhos
A História de Aia
Hibisco Roxo
Salmo
Dias Perdidos
Três Mulheres Fortes

No cinema
Foi um ano que fui pouco ao cinema, entre os motivos, o alto preço dos ingressos. Os únicos três que vi estão entre os melhores:

Novelas
E sim, parece surreal, mas amei Apocalipse.


CD
Inesquecíveis os CD
e
Teatro
Foram peças muito marcantes e especiais:

Exposições
Vi poucas mostras esse ano. Destaques:


Filmes
Foram muitos e incríveis, segue uma lista:

Música


Programas de TV
Amei o BBB 18 e a dupla Gleici e Ana Clara
Gostei de Bake Off Brasil: Mão na Massa 2018, do vencedor Ricardo e dos participantes Nayane, Paola, Gislaine e Fatinha.

Séries:
Margaret Atwood esteve presente em duas séries:
E vi ainda a impactante 2ª Temporada de Westworld.


Um ótimo 2018 com muitos eventos culturais!
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Lazzaro Felice

Assisti Lazzaro Felice (2018) de Alice Rohrwacher na Netflix. Eu tinha visto muitos elogios nas redes sociais, mal estreou e já vem com a frase "aclamado pela crítica", então foi o primeiro que pensei em ver na Netflix. E é realmente incrível! Que filme!

Lazzaro Felice é um simplório rapaz que vive com a família e inúmeros outros explorados em uma fazenda de uma marquesa. Entre os mais jovens do grupo é explorado também pelos que são explorados, nem cama tem. Lazzaro Felice é interpretado por Adriano Tardiolo.

É tanta gente amontoada. A marquesa usa aquele sistema onde tudo o que os meeiros compram é pago e eles ficam eternamente devendo. Um casal quer ir embora, mas o capataz diz que só com a autorização da marquesa e eles desistem. Até porque ele ameaça retaliar a fuga nos parentes. A amiga de Lazzaro pequena é interpretada por Agnese Graziani e depois pela irmã da diretora Alba Rochrwacher.

A marquesa é interpretada por Nicoletta Braschi. O capataz por Natalino Balasso. O filho jovem por Luca Chikovani e adulto por Tomaso Ragno. No futuro aparece ainda o ator Sergí Lopez. Em determinada parte do filme, fica bem surreal, o tempo passa, menos para Lazzaro Felice. A exploração acaba, os meeiros são libertados, os exploradores punidos, mas só o banco fica com o dinheiro. Há promessas dos explorados serem indenizados, mas só o banco fica com o dinheiro. Irônico, triste, belo filme!

Beijos,
Pedrita