sábado, 19 de março de 2016

Quarteto Camargo Guarnieri

Fui ao concerto do Quarteto Camargo Guarnieri na Caixa Cultural São Paulo. Que belíssima apresentação. Gosto demais desses músicos que são excelentes. E que repertório. Eles interpretaram Borodin e Dvorak. O quarteto é formado por Elisa Fukuda Ricardo Takahashi nos violinos, Silvio Catto na viola e Joel de Souza, no violoncelo. Borodin era russo e Dvorak tcheco. Joel de Souza falou sobre o programa, disse que os dois compositores eram românticos. Que a obra de Borodin o compositor fez para a esposa que acabou de casar. Muito bonita. Já a de Dvorak ele tinha ido ao Novo Mundo, a América do Norte e tinha ficado impactado com tanta terra, tanta natureza. Que o primeiro movimento refletia o que tinha ouvido dos índios, concordo com ele, parecia filme de western, amei. O segundo movimento era inspirado nos spirituals que ouviu nas plantações. O terceiro refletia o som de um pássaro que viu por lá. E o último o som do trem que viajou. Lindíssima obra. Foi depois dessa que o compositor fez a Sinfonia do Novo Mundo que eu já ouvi e é igualmente belíssima. Adorei o concerto, as explicações e tudo de graça. Maravilha! Vão ter ainda apresentações sábado e domingo.
A bela foto é de Charles Brooks
O vídeo é com obra de outro compositor.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 17 de março de 2016

Um Pouco de Caos

Assisti Um Pouco de Caos (2014) de Alan Rickman no TelecinePlay. Que filme lindo! Nunca tinha ouvido falar. Mas é estranho a protagonista não ter existido, aí desmonta o filme todo. Um Pouco de Caos fala da construção do jardim de Versalhes.


Começa com a escolha de um jardineiro para fazer o jardim, lindas as plantas. Escolhem a mulher que nunca existiu. Mas é muito bonita a história. Adorei a trama dos jardins, o cuidar da terra, é o lado mais mágico e fascinante do filme. Eu prefiro jardins mais anárquicos, gosto das plantas fazendo os caminhos, essa obsessão em formatar tudo não me agrada, mas o filme é bonito de qualquer forma. Kate Winslet mais linda que nunca. Lindo o rapaz que a contrata que é construtor também e jardineiro interpretado pelo belga Matthias Schoenaerts. Alan Rickman faz o Rei Luís XIV.

Apesar da protagonista ser ficcional o filme é bem feminino. A personagem é forte, corajosa. Ainda no elenco: Steven Waddington, Stanley Tucci, Cathy Belton, Jamie Bradley, Jennifer Ehle e Helen McCrory.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 16 de março de 2016

CD João Carlos Assis Brasil - Nazareth Revisitado

Ouvi o CD João Carlos Assis Brasil - Nazareth Revisitado. Gosto demais das obras do grande Ernesto Nazareth. É um belo repertório. Começa com obras instrumentais.

O CD tem a participação de outros grandes intérpretes, Alaíde Costa e Carlos Navas. As letras das músicas são de Catulo da Paixão Cearense, Vinícius de Moraes e Zé Miguel Wisnik. João Carlos Assis Brasil termina o CD com uma composição própria em homenagem a Ernesto Nazareth.

Crédito das fotos: Tadeu Loppara

Faixas:
1 Batuque
2 Site 1: Brejeiro / Faceira / Apanhei-te Cavaquinho
3 Bambino - com Carlos Navas
4 Coração Que Sente
5 Sertaneja - com Alaíde Costa
6 Suite 2: Quebradinha / Ouro s. Azul / Escovado / Até Que Enfim / Atlântico
7 Odeon - com Carlos Navas
8 Para Nazareth


Beijos,
Pedrita

domingo, 13 de março de 2016

O Ciúme

Assisti O Ciúme (2013) de Philippe Garrel no Max. Eu já tinha ouvido falar nesse filme, em matérias sobre mostras competitivas e queria muito ver. Faz pouco tempo que descobri Louis Garrel. Já tinha visto alguns filmes com ele, mas eu não o tinha personificado. Recentemente vi Um Castelo na Itália e comecei a prestar a atenção nesse ator, um pouco depois ele veio ao Brasil e vi várias matérias sobre ele e entrevistas. Eu tinha visto faz tempo Os Sonhadores do Bertolucci, achei ele lindo, mas depois esqueci. Agora está entre meus atores preferidos e quero ver outros filmes com ele.

Philippe Garrel é o pai do Louis. A que faz a irmã de Louis é Esther Garrel também é irmã real do Louis e filha do diretor. Louis Garrel também tem dirigido filmes. O Ciúme começa com a separação de um casal. Eles tem uma filha. A esposa reclama que o marido tem pouco dinheiro. Ele se apaixona por uma linda mulher interpretada por Anna Mouglalis e vão morar juntos em um pequeno apartamento no fim de um prédio. Acanhado o apartamento, mas uma graça.

E a nova companheira também começa a reclamar da falta de dinheiro do casal, do desconforto do apartamento. Tem crises enormes de morar naquele apartamento. Ele é ator, ganha pouco, ela é atriz sem trabalho há anos. Ainda no elenco estão: Rebecca Convenant, Olga Mishtein, Manon Kneusé e Arthur Igual.

Beijos,
Pedrita