Eu a minha mãe tínhamos amado Feliz Natal, o outro filme desse diretor e eu disse a ela que esse era mais pra cima, mais alegre, mas nós descobrimos assistindo que é igualmente melancólico. A tristeza profunda desse rapaz sempre nos surpreende, daonde vem esse olhar triste e desesperançoso sobre a humanidade. Um circo há uns anos atrás viajava por cidadezinhas em Minas Gerais. É um circo bem pobre. O filho e o pai são os palhaços e o filho é que tenta resolver e administrar os problemas desse grupo. Ele está desesperançoso com a falta crônica de dinheiro e a pouca habilidade que tem em resolver os problemas do grupo. Um sutiã grande que quebrou a alça e a senhora precisa urgente de outro, um mal cheiro de suor de outro, uma botina que furou.
Como o circo passa por algumas cidades, há vários personagens que vão e vem com um elenco primoroso. Fiquei muito feliz de ver a talentosa Martha Meola nele, como a esposa do prefeito de uma cidade. Moacyr Franco também aparece como um delegado com um monólogo maravilhoso, muito bem escrito, o personagem deu o prêmio a ele de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Paulínia. Selton Mello ganhou como Melhor Diretor. Começam então a aparecer atores incríveis: como Maria Manoella, Michelle Martins, Tonico Pereira, Fabiana Karla, Jackson Antunes, Chico Lorota, Emilio Orciollo Neto, Danton Mello e Ferrugem.
A trupe do circo é incrível: Teuda Bara, Larissa Manoela, Giselle Motta, Bruna Chiaradia, Thogum Teixeira, Erom Cordeiro, Renato Macedo, Maíra Chasseraux, Cadú Fávero e Tony Tonelada. A fotografia de Adrian Tejido é maravilhosa! A direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é primorosa. Impecável a edição de Marília Moraes. E belíssimos os figurinos de Kika Lopes. Eu a minha mãe vimos no Shopping Vila Olímpia. Vocês se lembram que nós tínhamos nos assustado no Shopping Market Place com o custo do ingresso de cinema, como eu sou cliente Itaú e pago meia-entrada no Vila Olímpia resolvemos experimentar, paguei somente R$ 11,00, também não sei se o preço mais acessível foi pelo horário, fomos, como de costume, na primeira sessão, logo após o almoço. No Vila Olímpia também tem uma sala muito cara, além dos filmes 3D, vamos ficar de olho pra não irmos naquela sala porque inclusive a definição que dizem ser melhor eu não concordei. A imagem de O Palhaço estava belíssima na sala "normal", não há necessidade de pagar mais, até porque esticam muito o filme na tela e perde qualidade da imagem na sala mais cara. Como eu e minha mãe vamos na primeira sessão, tinha algumas pessoas, mas não estava muito cheia a sala. O Palhaço vai estar em cartaz na promoção do Cinemark na segunda, dia 7, por R$ 2,00. Eu e minha mãe ficamos radiantes que O Palhaço está em segundo lugar nas bilheterias brasileiras nessa semana, espero que continue assim ou melhore, o filme é majestoso e pelo ótimo boca a boca deve continuar, assim espero.
Beijos,
Pedrita