foto de Gal Oppido
Eu já tinha ouvido algumas obras de Mompou (1893-1987) interpretadas pelo próprio Edelton Gloeden que comentei em três posts aqui, mas conhecia pouco da história desse compositor. Eu não sabia que Mompou compôs mais para piano, o seu instrumento. E que só recentemente passou a ser resgatado por músicos. Gostei de conhecer um pouco de seu temperamento recluso, reservado, sempre tenho fascínio por pessoas que gostam de ficar fechadas em seus mundos e me surpreendo ainda mais quando são pessoas públicas, que precisam do mundo para que o seu trabalho seja conhecido. Mompou era catalão e Luciano falou um pouco do estilo musical e de artistas catalãs. Mompou também gostava muito de ir a Paris e estudou no Liceu onde teve contato com a efervescência cultural da época e Poulenc. Em Paris conheceu muitos artistas. Na busca por Mompou achei outra grafia para o seu nome. Federico.
Depois Edelton Gloeden intepretadou obras de Federico Moreno Torroba (1891-1982) que gosto muito. Foram executadas Nocturno (1926), Serenata Burlesca (1928) e Madroños (1929). Torroba é mais conhecido por suas zarzuelas. Desse compositor já mencionei em outros posts aqui. No repertório ainda tinha Segovia e Castelnuovo-Tedesco. Edelton Gloeden tocou em dois violões, inicialmente com um de David Hirschy e depois com um de Sérgio Abreu. Esse recital maravilhoso foi gratuito, segunda-feira quem vem tem outro diferente.
Programa completo:
Programa completo:
Frederic Mompou – Suite Compostelana (1962/63)                                     
(1893 – 1987)           Preludio / Coral / Cuna / Recitativo / Cancion / Muiñeira
Andrés Segovia – Estudio sin luz (ed. 1954)
(1893 – 1987)
Federico Moreno Torroba – Nocturno (ed. 1926)
(1891 – 1982)                       Serenata burlesca (ed. 1928)
                                             Madroños (1929)                            
Mario Castelnuovo-Tedesco – Sonata Op. 77 (1934)                   
(1895 – 1968)                           (Omaggio a Boccherini)
                                                      I – Allegro con spirito
                                                     II – Andantino, quasi canzone
                                                    III – Tempo di Minuetto
                                                    IV – Vivo ed energico
Beijos,
Pedrita























