sexta-feira, 13 de março de 2020

CD Vozes Mulheres

Ouvi o CD Vozes Mulheres (2019) de Adélia Issa e Rosana Civile. A soprano Adélia faz muita pesquisa de repertório e começou a juntar obras de grandes compositoras brasileiras para gravar esse CD. Não é fácil encontrar as partituras. Algumas compositoras eu já conhecia e gosto demais como Eunice Katunda e Helza Camêu.
Muito linda a capa do CD.
Mas foi uma grande surpresa Dinorá de Carvalho. São as obras que mais gostei do CD. Além de muito complexas tecnicamente, Menino Mandú do folclore emociona demais. Ela compôs mais de 400 obras. As composições dela do CD trazem textos folclóricos e um com poema de Paulo Bonfim. Fico sempre me perguntando porque essas obras caem no ostracismo. Mas eu gosto muito também das obras da Eunice Katunda que já comentei aqui. Duas obras dela do CD trazem poemas de Mário de Andrade. Sim, boa parte dessas canções trazem poemas renomados.

Gostei muito de Helza Camêu também. Os poemas são de Florbela Espanca que amo, Olegário Mariano, Helena Kology e Raimundo Correa. Kilza Setti compôs com obras de Suzanna de Campos e Cassiano Ricardo. Linda demais a obra da Hilda Hilst, entre minhas canções preferidas. Esther Scliar compôs obras com poemas de Laci Osório e Garcia-Llorca.

Adélia Issa convidou a pianista Rosana Civile para gravar as obras com ela. Adélia conta que escolheu essas canções não só porque são escritas por mulheres, mas pelo grau de complexidade e qualidade musical delas. É uma bela edição de CD. As biografias trazem textos de grandes músicos e estudiosos:  Carlos Kater, Luciana Monteiro de Castro, Flávio de Carvalho Aída Machado. O duo apresenta esse repertório no Sesc Vila Mariana dia 28 de março.


Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 11 de março de 2020

A Maldição da Chorona

Assisti A Maldição da Chorona (2019) de Michael Chaves na HBO Go. Eu adoro esse gênero e esse filme é muito bom. Logo já ficamos sabendo os segredos, mas o filme continua muito bem realizado e assustador. O roteiro é de Mikki Daughtry e Tobias Iaconis.

No passado vemos uma linda família. Depois a mulher afoga seus filhos. A Chorona é interpretada por Marisol Ramirez. O filme segue para o presente. Uma mãe de dois filhos ficou viúva faz pouco. Ela cuida do conselho tutelar e vai falar com uma mulher que não levou seus filhos a escola.

Os filhos dessa mulher são afogados. E a Chorona tenta buscar os filhos da outra. São muitas crianças no elenco, todas lindas e talentosas: Oliver Alexander, Aiden Lewandowski, Jaydan Valdivia e Jaynee-Lynne Kinchen. As mães são interpretadas por Linda Cardellini e Patricia Velazquez.

Esse gênero tem feito brincadeiras com os filmes semelhantes. A protagonista procura o padre e diz que tem que pedir a arquidiocese  ajuda pros trabalhos, que vai demorar, então aconselha um curandeiro que foi padre. O padre conta que passou a acreditar em casos sobrenaturais desde que conheceu uma boneca e aparece Annabelle. O padre é interpretado por Tony Amendola. O curandeiro por Raymond Cruz. Um amigo da família por Sean Patrick Thomas.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 9 de março de 2020

São Paulo Companhia de Dança e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

Fui ao espetáculo da São Paulo Companhia de Dança com a Orquestra Jovem do Estado. Amei a coreografia Aparições da Ana Catarina Vieira. Foi com a maravilhosa música de César Guerra-PeixeSuíte Pernambucana e Ponteio. Que figurinos e adereços incríveis de Marco Lima.

Foto de Marcos Alonso

Ao fundo das danças telas de Portinari. Na primeira parte a São Paulo Companhia de Dança interpretou a coreografia Suíte Raymonda.

Fotos de Fernanda Kirmayr




Beijos,
Pedrita