sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Cristina Ortiz

Fui ao recital da Cristina Ortiz no Theatro Municipal de São Paulo na série Piano Solo. Eu adoro essa pianista, ela é incrível. Pena que venha pouco ao Brasil e esteja sempre em turnê pelo mundo. Ela é brasileira, mas raramente se apresenta por aqui. É sempre uma maravilhosa oportunidade ouví-la.

Gostei muito do repertório. De Sergei Rachmaninov (foto), Cristina Ortiz interpretou Etude-Tableau, Op.39, nº 2; Prelúdio, Op.32, nº 12 e Sonata nº 2, Op.36 e de Maurice Ravel, Sonatina; Jeux d´Eau e Gaspard de la Nuit. Os aplausos foram tantos que a pianista voltou para tocar três bis. Maravilhoso!!! A série Piano Solo traz sempre jovens pianistas abrindo o recital, dessa vez foi Cristian Budu que interpretou:
de Grieg, a Peça lírica, Op.68, nº 3 e de Liszt, a Valsa Mephisto.


Beijos, Pedrita

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

De Janela pro Cinema

Assisti o curta De Janela para o Cinema (1999) de Quiá Rodrigues no Canal Brasil, na série de apresentações do Anima Mundi. É maravilhoso, adorei! Faz várias referências ao cinema, de forma inteligente, com uma música maravilhosa de Ed Motta. Ganhou muitos prêmios. Essa é uma das cenas finais com a homenagem a Marilyn Moonroe e Grande Otelo. Há referências há inúmeros fimes como Janela Indiscreta do Hitckcock, Charlie Chaplin e Nosferatu.

Quiá Rodrigues é um grande construtor de bonecos. As vozes dos personagens do curta são dubladas por Beth Bruno, Sérgio Brito, Pedro e Lina Rosana.


De Janela pro Cinema ganhou os prêmios:

Melhor Filme Brasileiro - Anima Mundi 1999
Melhor Filme (Júri Popular) - Anima Mundi 1999
Melhor Filme de Animação - Festival de Recife 2000
Melhor Direção de Animação - Festival de Recife 2000
Melhor Fotografia de Animação - Festival de Recife 2000
Melhor Trilha Sonora de Animação - Festival de Recife 2000
Prêmio Especial de Animação - Festival de Gramado 1999
Melhor Curta (Júri Popular) - Festival de Cuiabá 1999
Prêmio da Crítica - Festival de Brasília 1999
Melhor Trilha Sonora - Festival de Vitória 1999
Melhor Animação - Festival de Vitória 1999
Melhor Roteiro - Cine Ceará 2000






Beijos, Pedrita

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Estrela Solitária

Assisti Estrela Solitária (2005) de Wim Wenders no Telecine Cult. Eu adoro esse diretor e o Marcelo Janot já havia avisado que o canal iria fazer uma homenagem Wim Wenders passando vários filmes dirigidos por ele. Não deixem de olhar na programação. Marcelo Janot comentou no vídeo inicial que Estrela Solitária reportava muito a Paris Texas, mas me lembrou muito também Asas do Desejo. A solidão dos personagens, seus pensamentos profundos. Quase quis anotar um diálogo, mas na TV a cabo não é possível infelizmente.

O roteiro é bastante surreal, mas reporta muito aos dias de hoje, apesar de passar em cidadezinhas no interior dos Estados Unidos. Nosso protagonista é um famoso ator de westerns, já meio decadente, tem uma crise e desaparece do set. Resolve se refugiar então na casa da mãe que não via há 30 anos. Fiquei imaginando como alguém pode abandonar por tanto tempo alguém querido. Lá ele descobre que possivelmente tem um filho e resolve procurá-lo. Todos em Estrela Solitária são sozinhos, vive despregados do mundo, vivendo suas vidas em abandono.

O roteiro é do mesmo autor de Paris Texas, Sam Sheppard, que também é o protagonista de Estrela Solitária. A fotografia é maravilhosa, o filme parece uma pintura, a direção é de Franz Lustig. Os cartazes de divulgação do filme também são maravilhosos, não deixem de ver as várias opções.

O restante do elenco tambem é incrível, a maravilhosa Jessica Lange, o excelente Tim Roth. Gostei muito de dois atores que fizeram os adolescentes Sarah Polley e Gabriel Mann. Adorei também a atriz que faz a mãe de nosso protagonista interpretada por Eva Marie Saint.
Vou querer rever trechos de Estrela Solitária inúmeras vezes, é uma obra de arte.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Jogo de Espiões

Assisti Jogo de Espiões (2001) de Tony Scott em DVD na casa da minha irmã, minha mãe também estava junto. Uma co-produção entre Estados Unidos e Reino Unido. Gostamos muito do filme e no elenco estão os belos e talentosos Robert Redford e Brad Pitt. O roteiro intrincado é de Michael Frost Breckner.


Jogo de Espiões começa na China. Brad Pitt é Tom Bishop e está em uma prisão para salvar uma mulher. Ele vai disfarçado como um profissional da área da saúde. Ele é preso lá. Volta então aos Estados Unidos, na sede da CIA onde o personagem do Robert Redford está prestes a se aposentar. Ele descobre então um interesse na CIA de descartar Tom Bishop. Ele começa a tentar salvá-lo. Ele é interrogado na CIA porque Tom Bishop era um de seus agentes e assim conhecemos a história desses dois espiões. Uma trama complexa, cheia de adrenalina e muito bem desenvolvida. Claro, tem uns furos e algumas forçadas, mas o filme é tão consistente que perdoamos sumariamente os pequenos exageros.


Como Jogo de Espiões mostra vários momentos de nossos protagonistas. Desde a Guerra do Vietnã até 1991, há muitos atores no elenco. Infelizmente não achei nenhuma foto do filme com a bela Catherine McCormack. Alguns outros do elenco são: Stephan Dillane, Marianne Jean-Baptiste e Larry Bryggman. A direção de fotografia de Daniel Mindel é excelente, bem como a ágil edição de Geraint Huw Reynolds e Christian Wagner. Minha irmã pediu para ressaltar a excelente trilha sonora, achei inclusive a venda no Amazon.com, boa parte são compostas por Harry Gregson-Williams.



Beijos,

Pedrita