sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Tatuagem

Assisti Tatuagem (2013) de Hilton Lacerda no Telecine Cult. Eu quis muito ver esse filme quando esteve nos cinemas. Gostei muito! Irandhir Santos simplesmente arrasa. Jesuíta Barbosa também está ótimo. Gostei muito também do trabalho de Rodrigo Garcia. Ainda estão no elenco: Silvio Restiffe, Sylvia Prado e Ariclenes Barroso.

Irandhir interpreta o líder de um grupo irreverente e anárquico de teatro no período da ditadura em Recife. Jesuíta interpreta um militar. Ele acaba conhecendo a trupe de teatro. Jesuíta é um jovem rapaz com todos os hormônios em ação. Ele se apaixona perdidamente pelo personagem do Irandhir, mas continua com seus amores vários, homens ou mulheres. Tatuagem aborda então a liberdade, o amor, a democracia. Tatuagem ganhou vários prêmios como de Melhor Filme nos festivais de Gramado, Cuiabá e do Rio.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Delicadeza

Assisti Delicadeza (2011) de David Stéphane Foenkinos no Telecine Cult. Tinham dois filmes que queria ver, esse não em animava muito pela sinopse. Não gosto muito com filmes que tem tragédias no meio, que possam seguir para algo piegas e de melodrama barato, mas adoro a Audrey Tautou, resolvi arriscar. E tive uma grata surpresa, é um filme lindo, delicado e engraçado depois de um certo momento.

Começa com nossa protagonista conhecendo o seu primeiro amor. Ele é interpretado por Pio Marmaï. É bonitinha a forma como conta o romance, ágil, especial. Um amor comum, os dois jovens e belos, um casamento feliz e tranquilo. Até que ele é atropelado e morre. Ela se enfia no trabalho e por três anos vive exaustivamente para trabalhar. Linda e talentosa, é alvo de todos na empresa, mas nem percebe tão focada no seu mundo. Ela ouve uma colega de trabalho elogiar a dedicação que depois da tragédia só quer saber de trabalhar, e resolve por fim a sua solidão.

Ela faz algumas tentativas meio frustradas de conhecer outras pessoas, até que beija repentinamente um colega sueco de trabalho. Um rapaz desajeitado, um pouco careca. É muito engraçado quando a notícia se espalha. Nem os colegas de trabalho dele, da sala do lado da dele sabiam quem ele é, já que ele é daquelas pessoas que ninguém presta atenção. Começa então uma peregrinação na sala dele, com perguntas estapafúrdias de trabalho, só pra saberem quem é o sortudo. Ele é interpretado por François Damien. Alguns outros do elenco são: Bruno Todeschini, Mélanie Bernier e Joséphine de Meaux. Delicadeza é um filme muito bonitinho.
Beijos,
Pedrita