sexta-feira, 14 de julho de 2023

Força de um Desejo

Assisti Força de um Desejo (1999) de Gilberto Braga e Alcides Nogueira no Canal Viva. Finalmente consegui ver essa novela que tanto falam. Minhas amigas amam, Malu Mader elogia sempre e que primor. Entrou pra lista das novelas que mais amo como as minhas amigas. Não sabia que era livremente inspirado na Mocidade de Trajano de Visconde de Taunay que quero ler agora. Uma trama muito bem escrita, tendo o amor de Ester e Inácio como eixo central. Ela uma cortesã e ele filho de um rico fazendeiro. Ele é Fábio Assunção.

Mesmo sendo uma novela antiga e falando de pessoas escravizadas, não cometeu os erros comuns de colocar os negros gratos e obedientes. Sim, amavam a casa, a única da região que não praticava maus tratos, mas questionavam o tempo todo a escravidão, lutavam por liberdade. A personagem da Chica Xavier é incrível. Há uma cena final onde os patrões os libertam e vão pagar salários, em vez do autor colocar os negros comemorando, mostram Chica Xavier cantando uma música onde dizia que os patrões os libertaram, mas não os ensinaram a nada. Eles não sabiam o que fazer com a tal liberdade.

Mesmo as relações afetivas eram mais próximas da real. Tudo era escondido, mas tinham traições, filhos fora do casamento. Era uma época que se o casal queria se separar cada um ficava em uma cidade, um na fazenda e outro na cidade, ou até mesmo um na Europa e outro no Brasil, com a desculpa de negócios, ou um parente doente que precisasse de cuidados. Força de um Desejo tem então adultério e filho fora do casamento, que surpreendentemente o marido assume como seu. Mas o autor era complexo e criou personagens complexos. O marido perdoa mas castiga a mulher o tempo todo. Em um aniversário dá grades nas janelas de presente e ainda faz toda a cena intimidatória. O elenco todo é inacreditável! Ele é Reginaldo Faria, ela Sônia Braga.
Depois ele parece realmente arrependido do mal que fez a esposa, que a amava. E resolve reconstruir a vida com Ester, mas de novo o autor mostra que ele era um homem perverso, já que ele mente para segurar a amada a ele.

Higino Ventura era o grande vilão com o incrível Paulo Betti. Denise Del Vecchio tem um dos melhores personagens de novela de sua carreira, não só pelo desfecho final, mas pela riqueza do texto. Ele tinha sido mascate e volta para a vila para se vingar de todos. Sua mulher é dedicada, daquelas que fazem tudo pelo seu marido. Ele enriqueceu e agora eles almejam os títulos e posições que o dinheiro já os concede. São hilárias as cenas dela e suas atrapalhadas de uma mulher barulhenta e inconveniente. Pra piorar os dois mimaram tanto a filha que é outra insuportável, e outro ótimo personagem de Lavínia Wlasak.
Isabel Filardis é outra que tem um grande personagem, a dúbia Luzia, é escrava, mas consegue juntar dinheiro pra comprar sua alforria. E claro,  a forma como consegue é bem questionável. A personagem então entra pro núcleo cômico, começa a aprender como obter favores financeiros para ter uma vida mais confortável.
Jesus, Sérgio Menezes, é um personagem fundamental para os temas abolicionistas e sobre liberdade. Liberto, ele passa a escrever para o jornal. Ele apaixona-se por Zulmira, Ana Carbatti, que tem dois filhos. Louise Cardoso era cortesã. O dono do jornal Daniel Dantas

Selton Mello está maravilhoso como o instável Abelardo, que saudades deu do ator nas telinhas, é um excelente diretor, mas o personagem trouxe saudade. A doce Juliana, Júlia Feldens, era apaixonada por ele que só a tinha como amiga. Proposital ou não, Abelardo é o personagem que mostrava a farsa dos patrões bonzinhos. Zulmira some e ele se contenta com a resposta do capataz, o ótimo Chico Diaz. Depois em um acesso de fúria manda açoitá-la. O personagem do Cristovão, Alexandre Moreno, que tinha Abelardo como melhor amigo, se revolta e percebe que eles são bem tratados na fazenda, mas que a linha é tênue até eles sofrerem maus tratos dos donos como os outros patrões.

Cláudia Abreu é a escrava branca que sofre o diabo na novela. Quando ela vai ser vendida no mercado negro, mostraram todos os horrores que todos passavam, violência, humilhações, crianças sendo vendidas. Cenas impactantes. Inclusive Olívia é estuprada. Ela era apaixonada pelo médico Mariano, Marcelo Serrado.

Natália Timberg é outra que teve um dos melhores personagens de sua carreira como a insuportável Idalina, ela fazia o inferno do marido, Cláudio Correia e Castro.
O elenco incrível não para: Antonio Grassi, José Lewgoy, Luiz Magnelli, Delma Silva, Dira Paes, Vinícius Marques, Rosita Tomaz Lopes, André Barros, Cosme dos Santos, Jayme Perriard, Clemente Viscaíno, Helena Fernandes e Nelson Dantas. Até o elenco que aparecia ocasionalmente era incrível Marco Ricca, Abrãao Farc, Victor Fasano, Murilo Rosa, Linneu Dias, Mariana Ximenez e Giovanna Antonelli.


Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Singularidades Interativas - FILE São Paulo 2023

Fui a exposição Singularidades Interativas na FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica no Centro Cultural Fiesp. Se eu não tivesse insistido com o 007 pra irmos ao Sesi ver a exposição Terra Terreno Território, não tínhamos nos divertido tanto nessa mostra. É um programa e tanto pra fazer com as crianças ou para qualquer um. A gente não queria ir embora pra ficar experimentando as tecnologias. Tinha bastante gente mas dava pra ficar alternando pra liberar a outra atração, mas pelo sucesso deve lotar cada vez mais.

São inúmeras possibilidades tecnológicas. São 183 obras interativas de 39 países. Eu fiquei fascinada com essa, amei fazer as flores, o que fiz com os dois tecidos coloridos e as duas cordas geraram aquela flor.

Mas a mesma montagem permitia outras possibilidades, como essas ondas ou fogo. Eu gostei tanto desse que não queria sair dele, acho que ficaria o dia todo se pudesse. Eu e uma moça que estava na mostra também queríamos montar as flores. Eu queria conseguir a combinação que tinha feito antes mas não tirei foto. E como gira em flor, água e fogo, quando conseguia voltar ao balcão estava na água ou no fogo. O 007 foi muito paciente.
Mas eu me senti vingada quando o 007 ficou fascinado com as combinações dessas imagens. Ele fez tanto vídeo no meu celular, um mais lindo que o outro. E eu fui modelo por muito tempo. Depois ele quis só a sombra de nós dois, em vários formatos, de um lado, de outro, de frente, que não aparecesse o celular, foi muito divertido. Eu amei todas as fotos e vídeos!
Desses pássaros eu fiz um vídeo, são lindos demais, e no story do instagram mudei a música, ficou lindo demais. Muito interessante porque tem orientadores, vários. A primeira interação que vimos a pessoa tem que colocar aqueles óculos de realidade virtual e se movimentar em frente a uma tela. Depois vai ver o que acontece. Interessante que o orientador avisa que nesse só podem participar maiores de 14 anos, porque as ações com o rosto da pessoa podem ser brigas, mas eu só vi gente andando. Acabei depois me encantando com outras ações e nem voltei pra ver o que aconteceria mais nessa cena. Agora todo ano vou querer ir ver o FILE.




Beijos,
007
e
Pedrita

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Terra Terreno Território

Fui na exposição Terra Terreno Território de Dani Sandrini no Centro Cultural Fiesp. A curadoria é de Wagner Souza e Silva. Eu queria muito ver essa mostra desde que vi imagens na internet. Eu tenho fascínio por obras em folhas. O 007 foi comigo.

São 14 obras impressas. Algumas nas folhas, vejam que há um rosto impresso na folha, alguns quadros e mais outras táteis. 
Interessante que dá aflição, eu ficava querendo salvar as folhas frágeis. Ficava bem agoniada. Acho fantástico o que cada mostra pode gerar nas pessoas, cada um tem uma percepção, um sentimento, acho sempre fascinante! A mostra Terra Terreno Território fica até 15 de outubro e é gratuita.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Show de lançamento do livro Das Beiradas ao Beiradão

Fui ao show de lançamento do livro Das Beiradas ao Beiradão no Bar-Restaurante Pará-Bahia. No começo falou o autor e o músico Vinícius Camargo. Historiador e músico, Bernardo pesquisou sobre a música da região Norte.

Depois apresentaram-se o grupo de carimbó Paidégua, que delícia! Pena que eu não sei dançar, mas fiquei me mexendo, é meio que impossível não ficar, mas não tive coragem de ir ao meio da roda.

Depois Marcelo Nakamura tocou com sua banda.

Fiquei encantada com o Bar-Restaurante Pará-Bahia, além da decoração linda, o ambiente é muito acolhedor, todos nos recebem muito bem, é muita alegria, todos curtem as músicas, dançam entre o trabalho, muito contagiante.

Fique muito feliz que ao final todos nós ganhamos o livro Das Beiradas ao Beiradão.





 


Beijos,
Pedrita